Os 3.954 professores da rede de ensino da Capital participaram hoje, 27, de um dia inteiro de conversações na aula inaugural Águas de Março 2008, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) no Clube Farrapos. O encontro, promovido com o objetivo de ser um espaço de conversação e provocação do pensamento em relação às ações e políticas desenvolvidas nas escolas municipais, dá continuidade às Conversações Pedagógicas iniciadas em março de 2005 para aprofundar e qualificar a prática cotidiana nas escolas.
Secretária
Marilú debateu com professores o cotidiano escolar
Na abertura do evento, a secretária Municipal de Educação,
Marilú Fontoura de Medeiros, deu as boas-vindas aos professores
que lotaram o evento, afirmando que a intenção da aula inaugural
é problematizar com os educadores questões pontuais do dia-a-dia
escolar. Além disso, colocar em prática conceitos, que ajudarão
a produzir experimentações para contribuir no aprendizado dos
alunos. “O ano letivo inicia com um espaço novo de conversação
sobre o que é feito diariamente nas escolas. Este espaço de
formação tem a intenção de trabalhar esta idéia da
cotidianidade, como algo que nos move, como um dos muitos modos
de trabalhar”, explica.
Palestras
Manhã - Os trabalhos iniciaram com a palestra ‘Escola Mundo: da repetição à invenção’, da professora e psicóloga Marisa Faermann Eizirik, Coordenadora do Comitê de Pesquisa da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul, Mestre e Doutora em Educação pela Ufrgs. Marisa apresentou o conceito de Escola Mundo como uma nova proposta para compreender o papel histórico, político, social e humano da escola em um mundo caracterizado pela velocidade e repetição, pela fragilização dos vínculos e diluição das certezas. Para ela, é preciso romper com o já sabido e reinventar a escola, transformando-a num espaço de experimentação e vivências de alegria, com práticas renovadas.
À tarde, a partir das 13h30, o professor e psicólogo
Alexandre de Oliveira Henz abordou, dentro do tema ‘Existo, logo
penso. Biologia, corpo e pensamento em educação’ as relações
entre a Biologia e a Filosofia nas concepções do ser humano como
indivíduo, como corpo, como pensamento e suas implicações no
campo da Educação. Henz é psicólogo, filósofo, Mestre em
Educação pela Ufrgs, Doutor em Psicologia Clínica pela PUCSP e
professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O
professor deu continuidade com a palestra da noite com o tema
‘Deixar de ser para tornar-se imperceptível: Uma potência das
práticas educativas?’, onde fez uma análise do comportamento
humano, ressaltando os contrastes entre o anonimato, a vida
reclusa, a impessoalidade e o desejo de exibição característicos
do homem (cf. texto da smed).