LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM |
PROJETO DE TRABALHO 1.TÍTULO:Laboratório Espaço Artesanal
Jacimara Ribeiro
Tarde: Ana Regina
Momback
Roseana F. da Silva Levando
em conta que o Laboratório de Aprendizagem é um espaço de pesquisa,
reflexões e resignificações, detêm um ritmo e um tempo diferenciado
da sala de aula,respeitando o ritmo e o tempo do(a) aluno (a) para
aprender. Dinamizando
e auxiliando na proposta de trabalho do professor em sala de aula,
possibilitando a multiplicidade de trocas na busca de encontrar saídas
para o aprender, investigando as defasagens do (a) aluno(a) a ser
atendido. Considerando
as interferências que estão dificultando a aprendizagem de certos
alunos(as), para que se possam construir hipóteses junto a eles
favorecendo e ampliando seu conhecimento contribuindo para a igualdade
de oportunidades e de sucesso educativo para todos os envolvidos
integrando-os ao seu grupo de origem. 5. OBJETIVO GERAL: Proporcionar
ao aluno(a)um espaço de escuta, trocas, auto-conhecimento e superação. 6.OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Investigar
o processo de construção do conhecimento, conquistando sua
auto-estima; Apresentar
aos alunos (as) diferentes vivências com o comprometimento de
resignificar a aprendizagem e criar alternativas para o ato de aprender,
presente não apenas em práticas escolares “cristalizadas”,mas em
busca de out5ras fontes em sua própria comunidade social/escolar; Possibilitar
a intervenção nos diferentes níveis de aprendizagem, atendendo as
diferenças e respeitando o ritmo e condições de aprendizagem de cada
um; Interagir
com os professores favorecendo a construção do conhecimento dos (as)
alunos (as)nas oportunidades de desenvolver-se com as ferramentas que
possui oferecendo-lhes alternativas para o sucesso da aprendizagem; Buscar
recursos diferenciados, qualificando o espaço do Laboratório de
Aprendizagem,tornando-o prazeroso e “aconchegante”, onde o (a)
aluno(a) possa se colocar expondo-se sem restrições; 7.METODOLOGIA 7.1.
Tipo de Atendimento: Pequenos grupos. Eventualmente individual. 7.2.
Número de Alunos (as) Atendidos: 100 alunos (as). 7.3.Forma
de Encaminhamento: Ficha de Encaminhamento preenchida pelo coletivo de
professores e serviço de orientação pedagógica. 7.4.
Quanto ao processo de acompanhamento dos (as) alunos (as):
7.5
Quanto ao material ou recursos utilizados:
8. META Acreditamos
que enquando estivermos acolhendo e desvelando as dificuldades de
aprendizagem de nossos (as) alunos (as) estaremos gestando um novo
procedimento, ampliando seus horizontes estaremos na direção do
entendimento mais amplo da subjetividade abrindo espaço para as diferenças
e não para a padronização.
|