PROJETO: PLANTAS O estudo sobre plantas surgiu na rodinha, quando as crianças demonstraram curiosidade e interesse em saber como as plantas se alimentavam, se podiam sair do chão e como as sementinhas cresciam. Iniciamos com um passeio pela praça onde fica nossa Escola, observando as plantas existentes e fizemos uma coleta de materiais (folhas, galhinhos, sementes, flores) encontrados pelo chão. Encontramos também muito lixo e pudemos conversar sobre a importância o aproveitamento adequado do lixo, sua reciclagem e o descarte adequado: lixo seco e orgânico, e o respeito que devemos ter com a Natureza. Em sala separamos e fizemos uma montagem em folha com os elementos coletados da natureza. Conversamos sobre as plantas que tínhamos em casa e as que víamos pela rua. Descobrimos a existência de diversas espécies, tamanhos. Buscamos conhecer como nasciam, onde podiam viver. Em parceria com a SMAN, fizemos o canteiro de flores da Escola, oportunidade em que tivemos orientações sobre as melhores espécies a plantar no local, como plantar as mudinhas e como delas cuidar. Ao descobrirmos minhocas, soubemos de sua importância na adubação da terra. Estudamos as partes da planta. As plantas nocivas e as úteis aos seres humanos. Manuseamos vários tipos de folhas de chás como o guaco, macela, endro, chá verde e boldo, explorando, além da utilidade, o aspecto, a cor, o cheiro. Fizemos a experiência da germinação do feijão no algodão, e como a mesma ocorre sob o efeito da luz e do escuro, analisando o fenômeno da clorofila - fotossíntese. Conversamos sobre composteira e como os animais participam e auxiliam nesse processo de desenvolvimento das plantas. Registramos diariamente a evolução da germinação, quer por desenhos, quer por fotografias, até a transposição para a terra, já preparada para a implantação de horta na Escola. Realizamos produções com grãos, canetinhas, massinha de modelar, dobradura resultando uma tulipa. Foi um trabalho envolvente, repleto de descobertas, das quais destacamos a relação dos seres vivos com o meio ambiente, a importância da preservação, da reciclagem do lixo e o cuidado que devemos ter com a poluição. Como culminância fizemos o passeio ao Zoológico. Mais uma vez a participação e o envolvimento das famílias, enviando materiais (folhas de chás) e escritos sobre o assunto, enriqueceram e abrilhantaram nosso projeto. A Literatura Infantil utilizada: - O Ipê Amarelo e o Flamboyant - A Árvore - Gallimard Jeunesse, Pascale de Bourgoing - Ed. Melhoramentos - Foi a Gotinha D'Água - No Jardim de Linéia - Christina Björk, Lena Anderson - Ed. Salamandra - João e o Pé de Feijão - Mary Hoffmann, Julle Downing - Ed. Cia. das Letrinhas - Príncipe Kincas e a grande Pirâmide dos Alimentos - MYriam Moreira Milano - Ed. Razão - Viver e Aprender - Elisabete C. Trigo, Eurico Moraes Trigo. Ed. Saraiva - É Hora de Aprender - Maria Eugênia, Luís Cavalcante - Ed. Scipione - Comer - Comer ! O Que é Melhor Para Crescer? - O Que Será? - Bonsai - Fotossíntese - Orvalho - Biodivers. - Ana I.Reviejo - Ed.Girassol - O Livro do Conhecimento - Anne Civardi, Ruth Thomson - Ed. Girassol - O Porquê das Coisas - Carlos Reviejo - Ed. Girassol
|