PROJETO: COMO NOS CONSTITUÍMOS UM GRUPO

Iniciado o ano letivo, um novo grupo se forma, quer de crianças oriundas da própria Escola, turma do JA, quer de outras que se agregam, vindas de outros espaços escolares, ou de casa, sendo, portanto, a primeira experiência escolar. Assim, a promoção de maior socialização entre criança x criança, criança x professora, criança x espaço educativo, se tornou determinante para a constituição do grupo.

Nosso objetivo inicial era que cada criança se identificasse como elemento do grupo: respeitando regras e limites, situando-se nos diversos momentos da rotina, a começar com a identificação e escrita do próprio nome, socializando-se com letras e números, por meio de relatos vivenciados e a construção gráfica; sendo estimulada a desenvolver espírito crítico e autonomia concedendo-lhe espaço para expressar seus desejos e necessidades.

Concretizando o projeto, montamos um painel com a história do nome de cada criança, quer pela fala dos pais e/ou responsáveis, quer pelo conhecimento que cada criança tinha sobre a história da escolha de seu nome.

Trabalhamos com bingos, produções gráficas, pesquisa/recorte/colagem das letras do nome, quantidade numérica, inicialmente das letras que compunham os nomes das crianças, desenho do auto-retrato com a fala das características individuais, representação física da família.

Elencamos diversos critérios para a realização da chamadinha, modelamos com massinha, fizemos dobradura da casa, conversamos sobre as diferentes composições de famílias.

Descobrimos que não somos todos iguais e que as diferenças não impedem que sejamos amigos. Compreendemos que devemos respeitar as pessoas como elas são, independente da cor da pele ou da condição social. Descobrimos também que todos temos um papel muito importante na composição do grupo.