PROJETO ALIMENTAÇÃO
 

Algumas crianças da turma, ou não se alimentavam na hora do lanche da Escola ou não aceitavam determinados alimentos, como por exemplo, frutas.

Preocupados em promover nas crianças o hábito de uma alimentação saudável, utilizamo-nos de uma série de estratégias como: rodas de conversa com as crianças, leitura de histórias e pesquisas em revistas e livros.

O projeto teve início com uma conversa na roda, após o lanche, sobre o que cada um gostava de comer e, em seguida, procedemos o levantamento de idéias do que seriam alimentos saudáveis. Após esse primeiro levantamento com o grupo, foi possível uma série de questionamentos, dentre eles, os alimentos que não são saudáveis e que devemos comer com moderação (doces, guloseimas e frituras.

Apoiando o projeto, estava o livro Príncipe Kincas e a Grande Pirâmide de Alimentos da nutricionista e geneticista Myriam Moreira Milano, que no dia 26 de agosto veio à escola conversar com as famílias e educadoras acerca da importância de uma alimentação saudável.

O livro Príncipe Kincas e a Grande Pirâmide de Alimentos propiciou-nos conhecer os diferentes grupos de alimentos: grãos, vegetais, frutas, derivados do leite, carnes e ovos e óleos. À medida que conhecíamos os grupos alimentares, construíamos a pirâmide dos alimentos da nossa turma, a partir de imagens recortadas de revistas.

Fizemos receitas, pé-de-moleque, por exemplo. Acompanhamos a preparação de um suco de laranja e depois registramos passo a passo como fazê-lo. Aprendemos de onde vêm alguns alimentos (como: pão, leite, ovos, açúcar e sal), valendo-nos da série "De onde veio?", apresentado pela personagem Kika e veiculada na TVE.

Como culminância, com a parceria da SMAN, fizemos nossa horta, plantando: tomate - gaúcho e cereja - alface, pimentão vermelho, beterraba e moranguinhos, cujo desenvolvimento vimos acompanhando. Percebemos que o tomate cereja já está florindo.