PROPOSTA DE TRABALHO A proposta pedagógica do Jardim A1, no turno da manhã, está baseada nos preceitos da Secretaria Municipal de Educação: Cuidar e Educar e no Projeto Político Pedagógico da Escola que tem como principal fundamento a vivência da infância. Nesse panorama desenvolvemos um currículo abrangendo: nutrição, afeto, socialização, conhecimento social, construção cognitiva, função simbólica e leitura de mundo, através de atividades lúdicas, motoras, sociais, cognitivas, sensoriais e afetivas. Temos, como pano de fundo, histórias infantis, muito especialmente os contos de fadas, e desenvolvemos estudos nas várias áreas do conhecimento: a matemática, as linguagens oral, escrita, artística e corporal, a música, a natureza e a sociedade, construindo conhecimentos sobre nossos corpos, nossas famílias, nossa comunidade e o meio ambiente. A partir dessas premissas, o dia-a-dia com as crianças vai abastecendo a proposta com falas, idéias, notícias, fatos, passeios, livros, visitas, filmes, casos, etc., e vamos compondo a história da turma e registrando-a num painel ou num diário de bordo. Então, produzimos trabalhos utilizando técnicas de desenho, recorte e colagem, montagens, pintura, modelagem e teatro, propondo variações de atividades sobre o nome (próprio e dos colegas) contagem e identificação das letras; alfabeto (identificar e relacionar as letras); número (contar e quantificar de 1 a 10); calendário (situar-se no tempo e no espaço); vocabulário (atribuir e expressar qualidades dos objetos), abordando os seguintes temas: Identidade: Construção de regras de convivência Páscoa Brasil (história) Índios Esquema Corporal Sexualidade Alimentos Passeio pela Cidade de Porto Alegre História de Hércules Olimpíade de Pequim Vampiros Família Jardinagem Profissões Pátria Gaúcho Primavera/Árvore Criança Projeto Adote um Escritor Bruxas Projeto Educação Física Animais - Zôo - Natal - Rito de Passagem - JB1 Educação Física A Escola foi procurada pela estudante de Educação Física da ULBRA, a Sheila, para desenvolver seu estágio aqui. Por considerar de extrema importância a Educação Física no desenvolvimento das crianças, de pronto aceitamos. Em setembro a Sheila iniciou seu estágio, conduzindo com competência e criatividade a hora semanal em que atuava com as crianças que vibravam quando a mesma chegava. Aprenderam a fazer alongamento antes e depois das atividades físicas e construíram brinquedos muito divertidos, além de praticarem conscientemente movimentos importantes para a motricidade ampla. Computação Durante o ano tivemos algumas aulas de computação, nas quais as crianças aprenderam noções básicas do uso do computador, e o manuseio de sites para brincar e jogar. Para o ano vindouro, teremos uma sala específica de atividades multimeios, com bancada construída para as crianças, bem como cinco computadores, como ferramenta de auxílio na construção das linguagens, matemática, jogos .... PERFIL DA TURMA Atualmente a turma é composta por sete crianças, sendo três meninas e quatro meninos: Natália, Nicole, Raquel, Guilherme, Lucca, João Vítor e José Henrique. Durante o ano houve sete transferências para o turno da tarde, por necessidade das famílias. Porém, em nenhum momento passaram de dez crianças. Algumas, permaneceram por mais tempo; outras, por menos tempo, mas ainda são lembradas. Costumam brincar sempre em grupo. Um interfere na vida do outro, posicionando-se sobre tudo o que acontece na sala. São crianças participativas, criativas, curiosas e afetivas. Adoram ouvir histórias e recontá-las. Passaram muitos dias dramatizando a história "Branca de Neve e os Sete Anões". Os papéis variavam, conforme o elenco presente. Outras brincadeiras constantes são os jogos de memória, quebra-cabeças e jogos de montar. Na produção dos trabalhos, a pintura é a técnica predileta, com têmpera ou com cola colorida. São organizados para trabalhar e passam longo tempo experimentando cores e formas. Quando em brinquedos livres, gostam de representar cenas do cotidiano, como a casa, o consultório, o salão de beleza, o posto de gasolina, o mercado, a farmácia, a lancheria, etc. Conversam muito entre si, oportunidade em que ensinam, aprendem, repreendem e questionam-se. Adoram trabalhar ouvindo música. Gostam de aprender sobre novos assuntos. Possuem boa memória e estabelecem relações entre seus aprendizados. Vibram com as atividades propostas e gostam muito das aulas de educação física e computação. No pátio gostam de brincar de esconde-esconde, de pega-pega e jogos com bola. Alimentam-se bem e são muito receptivos e educados com outras pessoas. A brincadeira diariamente feita é, após o lanche, voltarem para a sala, pedindo à professora que fique no refeitório, para que possam se esconder na sala de aula, a fim de que a professora os ache. É diversão pura. Ajudam a organizar a sala e são cuidadosos com os materiais coletivos. Participaram da construção das regras de convivência e normalmente aceitam os limites propostos. Nos passeios são bem orientados e solidários. TEMAS GERADORES DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS 1. IDENTIDADE Durante o período de adaptação, começamos a trabalhar com a identidade de cada um, respondendo as seguintes questões: - Quem sou? Do que gosto? Do que não gosto? Minha idade? Como é minha família? Como é minha casa? Qual o meu tipo físico? etc... Esse estudo nos ajudou a conhecermo-nos melhor e a confiarmos uns nos outros, estabelecendo relações de respeito e afeto uns com os outros. 2. REGRAS Logo já tínhamos condições de conversarmos e construirmos regras positivas de convivência como: sermos gentis uns com os outros; conversarmos sobre o que não gostamos que aconteça, ajudarmos e cuidarmos uns dos outros. 3. PÁSCOA Na semana da Páscoa, conversamos sobre seus símbolos, a história do coelho solidário que originou a distribuição dos ovos, e sobre os valores relativos a esse evento. 4. ÍNDIO/HISTÓRIA DO BRASIL Pela passagem do Dia do Índio e Descobrimento do Brasil, conversamos sobre os primeiros habitantes do Brasil, sobre as expedições portuguesas; observamos o globo e a travessia do Oceano Atlântico, e sobre a atual situação dos índios brasileiros. Trouxemos alguns artefatos feitos pelos índios para as crianças apreciarem. Conversamos sobre os índios que vendem artesanato no Brique da Redenção. Em maio, em decorrência de chuva intensa na cidade, os índios Guaranis perderam todos seus pertences. Em resposta à campanha desencadeada na Escola, as famílias mobililizaram-se e nossas crianças tiveram oportunidade de entregar ao cientista social Luiz Fagundes da Secretaria dos Direitos Humanos e Segurança Urbana inúmeras sacolas contendo: roupas, cobertores, louças, talheres e alimentos. Foi um exemplo de solidariedade, tendo as crianças assumido a causa contagiando suas famílias. 5. ESQUEMA CORPORAL Partindo dos índios e seus costumes, as crianças interessaram-se pelo corpo e passamos a estudar as partes do corpo, para localizá-las e nomeá-las. Cantamos e dançamos músicas sobre as partes do corpo. As crianças desenhavam figuras humanas. O desenho de figuras humanas ajudou a educadora a avaliar o grafismo de suas crianças e, no decorrer do ano, conseguindo perceber o quanto houve desenvolvimento, a partir da comparação entre os primeiros e os desenhos mais atuais. 6. SEXUALIDADE O esquema corporal despertou interesse pelo corpo e as diferenças entre meninos e meninas. Estudamos "Mini LAROUSSE do Corpo Humano" (Larousse Júnior). Conversamos sobre as dúvidas e curiosidades. Limitei-me a responder as perguntas. . Desenhamos contornos do corpo, utilizando um menino e uma menina como modelos. Completamos as partes do corpo e escrevemos os nomes delas. Conversamos, também, sobre o que os adultos fazem e o que as crianças fazem. Como: dirigir, mexer em fogão, atravessar a rua, mexer em facas... Observei que esse estudo os tranqüilizou em relação ao assunto. 7. ALIMENTOS A SMED enviou correspondência às escolas, recomendando o livro "Príncipe Kincas e a Grande Pirâmide dos Alimentos" de Myrian Moreira Milano. As educadoras entenderam importante a recomendação, e assim a Escola comprou exemplares e coletivamente as turmas realizaram estudos sobre o livro. As crianças do Jardim, turno manhã, concluíram: Os alimentos são importantes para crescer, desenvolver, ficar bem disposto, brincar, praticar esportes, para saúde da pele, unhas e cabelos e para estudar. Que comer faz bem para o coração. Estudamos os alimentos e suas funções: a importância de cada um e as quantidades necessárias para manter o equilíbrio da saúde. A escritora visitou a Escola e conversou com as famílias. O estudo culminou com uma oficina culinária com cada turma. 8. PROFISSÕES Em um dia de abril, durante a roda, perguntei: - Alguém quer contar alguma coisa? A Natália disparou: - Sabe o que eu quero ser quando crescer? - Diz o quê? - Veterinária. - E vocês? questionei. - Eu vou trabalhar na oficina, Guilherme. - Polícia, é, João Vítor. Essa roda desencadeou interesses por alguns tipos de profissões. Começamos analisando os trabalhadores dentro da Escola; depois o que faziam os pais; depois os que víamos da Escola; e por fim os que eram importantes para nós. Recebemos visita de algumas mães, como a do Guilherme e a do João Vítor, que vieram conversar conosco sobre suas profissões, o que faziam e para que servia. Terminamos esse estudo brincando de padeiro. Fizemos pão de minuto e servimos para todos. Estudamos a receita, fizemos a higiene das mãos e da mesa e preparamos os pãezinhos, 9. PASSEIO TURÍSTICO POR PORTO ALEGRE Graças a uma parceria da Escola com a Carris, andamos no ônibus turístico na manhã do dia 16 de julho. Temperatura amena, dia ensolarado. Fomos no andar de cima, muito emocionante. No dia seguinte ao passeio, reunimos as duas turmas da manhã, para discutirmos o passeio As crianças descreveram o ônibus e refizeram mentalmente o passeio enumerando os pontos turísticos conhecidos, pelos quais passamos. Chamou muito a atenção das crianças as esculturas e estátuas pela Cidade. Ao passarmos na rua Siqueira Campos, o Guilherme gritou: - "Olha o Atlas" - referindo-se à estátua do frontispício do prédio da antiga Alfândega. O interessante é que quando contei a história dos Doze trabalhos de Hércules, resumi de um livro de mitologia grega, sem figuras. O Atlas aparece no 11º trabalho de Hércules e o Guilherme deve tê-lo imaginado bem como ele é, para reconhecê-lo. Antes e depois do passeio observamos e consultamos mapas da Cidade. Pesquisamos sobre Porto Alegre antiga em um atlas ilustrado de Porto Alegre, editado pela RBS. Igualmente nos valemos da Internet, para pesquisas. 10. HÉRCULES Certo dia, Guilherme chegou empolgado: - "Prô, eu vi o Hércules." Como gosto de mitologia, perguntei se as crianças gostariam de estudar sobre o Hércules. Diante da concordância, fiquei de trazer material. Enquanto procurava e selecionava as histórias, era constantemente cobrada. - " E o livro do Hércules, prô"? A Escola fez sua parte, pesquisando e comprando o DVD do Hércules. Trouxe o livro e combinei que contaria a história sobre os "12 Trabalhos de Hércules e a Morte de Hércules", resumidos do livro "As cem melhores histórias da mitologia grega". Os livros não têm figuras, mesmo assim, o Guilherme o folheava, constantemente. Ouviram as histórias, várias vezes. Assistimos ao DVD com desenho sobre os "12 Trabalhos de Hércules". 11. FESTAS JUNINAS Em meados de junho trabalhamos o tema Festas Juninas. Os santos do mês; os tipos de fogueiras; as músicas; as danças; os trajes; as comidas; as simpatias e as brincadeiras típicas. Esclarecemos que o caipira é de São Paulo e Minas Gerais e que o gaúcho é do Rio Grande do Sul, ainda, que a festa é diferente nas diferentes regiões do País. Olhamos os estados no mapa. Nossa festa interna, aconteceu no início de julho, nos turnos das crianças. A maioria das crianças veio caracterizada. No decorrer do mês de julho aconteceram as Olimpíades de Pequim. Conversamos sobre os diferentes esportes, o horário da Olimpíada na China. Olhamos o globo e imaginamos a terra girando em relação ao sol parado, para termos uma idéia do dia e da noite. Assistimos pela TV à abertura das Olimpíadas, enquanto comemos pipocas. 12. VAMPIRO Em seus momentos de brinquedo livre, as crianças têm brincado de vampiros. Correm e sugam sangue do pescoço dos distaídos. Oferecem copo de sangue uns para os outros. Talvez influenciados por alguma novela. Perguntei se gostariam de estudar sobre vampiros e assuntos assustadores. Concordaram na hora, A partir do livro: "Quem tem medo de quê?", selecionamos os seguintes medos: - escuro - bichos - trovão - doenças Retiramos da biblioteca uma pilha de livros que abordavam esses assuntos, além de vampiros, bruxas, monstros, etc. Ouvimos várias músicas sobre os temas. 13. FAMÍLIA Perto do dia das mães, resolvemos estudar as famílias. Perguntei: - O que é família? e obtive as seguintes respostas: - "É pessoas grandes e pessoas pequenas." (Natália) - "É quando as pessoas se amam." (João Vítor) - "É quando as pessoas moram juntas." (Guilherme) Uma resposta completava a outra. Cada um, na roda, descreveu sua família, sua casa e sua mãe. E responderam: O que a mãe faz que eu gosto e que eu não gosto? O que mãe e filhos fazem juntos? A culminância desse estudo foi quando a escola reunião as famílias para celebrá-las, com apresentação de música cantada pelas crianças. 14. JARDINAGEM Tivemos dois momentos de jardinagem. Um quando replantamos mudas de vaso para o canteiro da frente da Escola. Todos ajudaram e as plantas estão crescidas e saudáveis. Outro, quando plantamos beterrabas, nos fundos da Escola. Estamos acompanhando seu crescimento. Concluímos que não deixamos um bom espaço entre um pé e outro. Essas atividades foram feitas em parceria com a SMAM, que fez os canteiros, doou algumas mudas para o jardim e explicou como se planta e como se cuida. 15. PÁTRIA Conversamos sobre a Semana da Pátria, a História do Brasil, sua Bandeira, cores e significados, sobre o nome do Presidente e ouvimos o Hino. 16. FESTA FARROPUPILHA Ouvimos histórias gauchescas. Contei a história dos Farrapos Provamos pratos da culinária campeira, como carreteiro. Fizemos rodas de chimarrão. Conhecemos os trajes típicos do gaúcho e da prenda. Ouvimos o Hino do Rio Grande do Sul; desenhamos e aprendemos sobre as cores da Bandeira Riograndense; estudamos os símbolos do Rio Grande do Sul; e tudo culminou com uma visita ao acampamento Farroupilha, depois de um churrasco na Escola, compartilhado com as crianças e suas famílias. 17. PRIMAVERA/ÁRVORE Conversamos sobre as várias estações do ano e suas características. As mudanças do inverno para a primavera, as cores, os cheiros, as flores e os insetos. A importância do vento. Conversamos sobre as árvores que conhecemos. As árvores da praça. A utilidade das árvores, suas funções. Conversamos sobre o papel, a importância de poupá-lo e os cuidados com a natureza. 18. CRIANÇAS Em torno do dia da criança organizamos um calendário com duas semanas de atividades especiais. Foram atividades bastante divertidas. Culminando com entrega de lembrança e balas para cada criança. Dentre as atividades, citamos o "momento beleza", quando meninos e meninas receberam tratamento especial da cabeleireira e manicura Márcia, que gratuitamente veio à Escola, a convite da diretora. A Escola comprou gel colorido e adesivos para unhas, utilizando-se da verba oriunda das rifas. 19. ANIVERSÁRIO DA ESCOLA O dia do aniversário da Escola também foi momento especial. A Escola, em parceria com a SME, conseguiu gratuitamente: piscina de bolinhas, gangorras, cama elástica, pernas de pau, casa de bonecas e bambolês, que ficaram à disposição das crianças durante o dia todo. No final da tarde, abrilhantaram a festa: o grupo de dança da EMEF Ildo Meneghetti e a Banda Marcial da Brigada Militar. Foi um momento mágico, em que todos os presentes: crianças, suas famílias educadoras e funcionárias se divertiram muito. 20. PROJETO ADOTE UM ESCRITOR A Escola inscreveu-se no Projeto Adote um Escritor da Secretaria Municipal de Educação e recebeu verba para aquisição de livros de literatura infantil, alguns adquiridos por sugestão das crianças em nossa visita à Feira do Livro, quando, à exemplo de outros passeios, contou com a presença de alguns pais e mães. Por fazer parte do Projeto, foi contemplada com a visita da escritora e ilustradora de livros infantils Monika Papescu. Antes de sua visita, entramos em contato com suas obras. Realizamos leitura e apreciamos suas ilustrações. Nossa turma escolheu o livro: "À Procura da Máscara", texto de Marcelo Finger. Inspirados nos livros, produzimos máscaras, a partir de um balão e papelagem. Fizemos dez máscaras. As crianças participaram da papelagem e da pintura com guache. Presenteamos a Monika com uma de nossas máscaras. Para que as famílias participassem do encontro com a escritora e ilustradora, disponibilizamos alguns exemplares das obras de Monika, tendo como meta maior incentivar o hábito de leitura em família. No dia 15 de outubro, recebemos sua visita, quando ela nos contou como produziu seus livros sobre animais. Deixou, ainda por uma semana, os quadros originais da ilustração dos livros "123 da Bicharada" e "ABC da Bicharada". Graças a esses livros e quadros conhecemos muitos animais da fauna brasileira. Ainda, por ocasião da visita, brindou a Escola com um belíssimo painel que pode ser apreciado no armário aéreo da sala de Multimeios, demonstrando a todos os presentes sua técnica para o desenvolvimento de suas ilustrações. 21. BRUXAS Na última semana de outubro retomamos as histórias sobre bruxas e conversamos sobre o Halloween, festa muito importante nos Estados Unidos. 22. ANIMAIS/ZÔO Em 20 de novembro fomos passar o dia no Zollógico. O dia estava nublado, ótimo para o passeio. Fomos acompanhados da avó da Natália e da mae do João Vítor. Percorremos grande distância e pudemos ver vários animais que tínhamos estudado na enciclopédia de animais ou nosa oivros da Monika Papescu. As crianças mantiveram espírito de equipe e seguiram as nossas combinações. 23. NATAL Pretendemos estudar os símbolos do Natal e vamos conversar sobre o espírito natalino e os costumes das pessoas nesta época. Vamos pesquisar a história do Papai Noel e a importâcia de sermos solidários. 24. RITO DE PASSAGEM Levar os alunos do JA1 à sala do JB2, apresentar a professora e os materiais e pedir que os alunos mais velhos falem com foi seu ano. BIBLIOGRAFIA UTILIZADA NO DECORRER DO ANO CONTOS DE FADA Chapeuzinho Vermelho Branca de Neve e os Sete Anões A Bela e a Fera Os Três porquinhos Rapunzel Os Quatro Amigos A Galinha Ruiva A Cigarra e a Formiga Cinderela A Bela Adormecida Pinóquio - Collodi A Pequena Sereia O Gato de Botas O Patinho Feio Soldadinho de Chumbo O Sapo e a Princesa João e o Pé de Feijão João e Maria LITERATURA INFANTIL A Festa no Céu (folclore) - Angela Lago Histórias de Hércules - Junito de Souza Brandão - Mitologia Grega - Vol. 1 e 2 - Ed. Vozes Odisséia - Homero - idem Bruxa Onilda - vários - E. Larreula e R. Capdevila Saci (folclore) Negrinho do Pastoreio (folclore) A Lenda da Erva Mate (folclore) Bruxa Merreca - Léia Cassol e Cláudia Sanches Pequeno Manual de Monstros Caseiros - Stanislav Marigaravia Quem Tem Medo de.... (vários) - Fanny Joly Jean - Nel Rochut Minha Primeira Enciclopédia de Animais - Ed. Girassol O Banho - Mariana Massorani Príncipe Kincas e a Grande Pirâmide dos Alimentos - Myrian Moreira Milano - Ed. Razão O Rei Bigodeiro e sua Banheira - Andrey Wood - Don Wood A Casa Sonolenta - idem A Bruxa Salomé - idem O Meio Ambiente para Crianças - Philippe Paraire - Marie Martha Collun Ana e Ana - Cecília Godoy Dez Sacizinhos - Tatiana Belinki Os Três Lobinhos e o Porco Mau - Eugene Trivizas e Helen Oxemburg A Verdadeira História dos Três Porquinhos - Jan Scieszka A Cultura Gaúcha - Mpusica e histporias - DVD - Nova Era Kirikú e a Feiticeira - DVD - Paulinas Quem Canta seus Males Espanta - Vol. 1 e 2 - músicas e parlendas - Ed. Caramelo Vários DVDs músicas para crianças Vários Mapas de Porto Alegre As Cem Melhores Histórias da Mitologia Grega Atlas Ilustrado de Porto Alegre - RBS O Livro do Conhecimento - Ed. Girassol Quem Tem Medo do quê? - Ruth Rocha Projeto Adote um Escritor À Procura da Máscara - Monika Papescu - Marcelo Finger A Velhinha que Mudou o Tempo - Juciara Rodrigues ABC da Bicharada - Monika Papescu 1 2 3 da Bicharada - Monika Papescu A Menina que Descobriu a Noite - Pamela Duncan - Monika Papescu Monika Papescu - escritora e ilustradora - veio à escola conversar com as crianças, educadoras, funcionárias e famílias.
|