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Projeto Produzindo Sons


           

As propostas relacionadas à música surgiram a partir do interesse do grupo pelas músicas apresentadas a eles durante a hora do lanche e do brinquedo.

A primeira delas, A noite no castelo, encantou as crianças, que passaram dias querendo ouvi-la antes de ir para o lanche. Além de conhecê-la, as crianças também foram instigadas a pensar que outras criaturas e coisas poderiam habitar aquele castelo.

Em seguida, o grupo apaixonou-se pela Sopa. Essa música também do grupo Palavra Cantada, contagiou o grupo que ria toda vez que se dizia que havia chulé e piolho na sopa. Com os “ingredientes” da sopa, montamos um jogo de bingo que adoramos jogar. Aprendemos algo sobre todas as coisas que existiam na sopa do neném da música e pensamos numa sopa maluca da turma, que cada um desenhou do seu jeito. Assistimos o DVD da Palavra Cantada e escolhemos a música Rato e Criança não trabalha para cantarmos também.

Nas rodas iniciais, Victor Escobar propôs que nós também cantássemos as músicas que conhecíamos, tais como: Borboletinha, Atirei o pau no gato, Barata, Dona Aranha, Coelhinho e Sapo não lava . Além disso, conhecemos as cantigas de roda em outros ritmos, como, por exemplo, pagode, samba, rock, rumba, flamenco, funk, orquestra, dentre outros, através do CD Músicas daqui – ritmos do mundo.

Ademais, semanalmente, experienciamos os instrumentos musicais da escola (tambor, pandeiro, baquetas, platinelas, caxixi, afuxê, gaita, agogô, reco-reco, maracá, triângulo, chocalhos, castanhola, flauta, coco, pratos, sino, guizos, ganzá e black black), formando o que Pedro Stamato chamou de banda. Também construímos um bilhete coletivo contando aos pais sobre o nosso projeto, convidando-os a tocarem conosco e a enviarem materiais para o projeto. Várias crianças trouxeram instrumentos de brinquedo para salaflauta doce, teclado, guitarra e violão - para compartilhar com os colegas. Pesquisamos na web sobre os instrumentos da sala e descobrimos que muitos dos nomes eram diferentes dos demais que conhecíamos, principalmente caxixi, afuxê, agogô, ganzá, que se originaram de outras línguas provenientes dos povos indígenas e dos povos que vieram da África e também descobrimos em quais ritmos se utilizam esses instrumentos hoje.

Fomos ao teatro do SESC no dia 23/04 para assistirmos ao teatro de sombras Era uma vez... uma fábula assombrosa, do grupo Oigalé, durante o qual também foi utilizado os instrumentos acordeão, tambor, xilofone e flauta.

Jogamos a memória dos sons que também trabalha a atenção e a percepção auditiva. Exploramos os sons do nosso corpo (ronco, pum, arroto, risada, batida de mãos, pés, coração, dentes, estalar de dedos, tosse, etc), os sons da escola e da praça onde se localiza nossa escola..

Em outro momento, enfeitamos a escola com desenhos dos instrumentos preferidos da turma, para que todos da nossa escola soubessem que estamos pesquisando sobre música.

No dia 19/05, o Palco Giratório esteve na nossa escola e conhecemos a peça Histórias de uma mala , que além de divertidas histórias, cantava músicas com um violão no palco.

Por fim, concluimos nosso projeto com a visita do avô de Gustavo, que veio até a nossa escola com o seu violão para cantar e contar histórias.