Este
projeto surgiu a
partir da
observação das
brincadeiras do
grupo
nos
momentos de
brinquedo
livre e no
pátio,
em
parte
por
ser uma
turma predominantemente de
meninos.
Além disso, havia
sempre uma
discussão
entre as
crianças envolvidas na
brincadeira
sobre
quais seriam os
personagens “do
bem” e “do
mal”,
embora
todos “lutassem”
sempre
um
contra o
outro. Foi pensando
em
problematizar as
brincadeiras de lutinha
que
esse
projeto foi delineado.
Na
primeira
parte desse
projeto, a professora Aline fez
um
levantamento dos
heróis preferidos pelas
crianças,
como Ben 10,
Homem
Aranha, Batman, Super
Homem, etc. A
partir desses e de
outros
personagens
heróicos, exploramos o
que
precisa
para
ser
um
herói,
quais
suas
características, explorando a
questão do
bem e do
mal e o
diálogo
como uma
forma de
solucionar os
problemas e
estreitar os
laços de
amizade (ao
invés da
luta).
Dessa
forma, o
grupo fez o
levantamento dos
heróis das
crianças do
Jardim A e das professoras da
escola e montaram
um
cartaz
com
imagens e
nomes dos
heróis citados.
Também montaram
um
quebra-cabeça
com a
imagem das Meninas Superpoderosas e viram
o
filme do
Hércules (herói
da
mitologia
grega,
que procurou
realizar
suas “tarefas”
de
forma
não
violenta). Os
pais
também foram convocados a
participar do
Projeto enviando relatos
sobre os
heróis da
sua
infância.
Estes relatos foram lidos na
roda e incorporados ao
nosso
painel do
projeto.
Em
seguida, fomos
nos
computadores da
escola
pesquisar
sobre os
heróis comentados
pelos
pais: Chapolin, She-Ra, Ursinhos
Carinhosos, Power
Rangers, etc.
Sobre os Ursinhos
Carinhosos,
cada
criança pintou o
seu ursinho e criou
um
poder
para ele.
Na
segunda
parte do
projeto, a professora Cláudia solicitou
que o
grupo contasse
sobre o
que
já haviam
feito do
projeto e
que
cada
criança desenhasse o
seu super
herói preferido.
Em
seguida, foi proposto
que a
turma inventasse o
seu
herói. A
escolha foi
um
herói (Homem
Diamante) e uma
heroína (She-Ra),
que iríamos
construir do
tamanho deles de
tecido e
jornal. O escolhido de
modelo
para o
tamanho foi M.,
que deitou
sobre
um
papel
pardo
para fazermos o
molde. A
partir disso, o TNT foi recortado (nas
cores escolhidas) e colado.
Nos
dias
seguintes, preenchemos o
corpo
com
jornal amassado. Na
reunião de
pais e
mães ficou combinado
que as
famílias
nos ajudariam
com a
roupa, o
cabelo e o
rosto dos
nossos
heróis.
No
dia 09 de
julho, fizemos o
baile dos
heróis e
todos vestiram as
roupas do Batman, Super
Homem,
Homem
Aranha, Power
Rangers, Ben 10 e de
Princesas (sim! as princesas salvaram
Shrek no
terceiro
filme).
Na
semana
seguinte, fizemos
um
levantamento dos
heróis preferidos e das
características
principais
para a
confecção do
bingo,
memória e
quebra-cabeças dos
heróis. O
primeiro foi o
Bingo dos
Heróis (com
dez
personagens), o
qual jogamos
em
duplas. Foi super
divertido!
Depois jogamos
memória
em
grupo e
quebra-cabeça
individualmente.
Além do
projeto,
nos meses de
junho e
julho, acompanhamos o
crescimento de uma
miniatura de
borracha de
sapo na
água e conversamos
sobre a
festa julina, pintamos
bandeirinhas, realizamos o
jogo matemático das
bandeiras e conhecemos os
quadros de Alfredo Volpi,
que gostava de
pintar
bandeirinhas.
Em
meados de
julho,
devido à
troca de
sala (pela
reforma do
telhado) e da redução do
número de
crianças (por
motivos variados,
como,
por
exemplo,
férias da
família,
resfriados, etc), resolvemos
dar uma
pausa no
nosso
projeto,
que foi retomado no
início de
agosto.
Na
primeira
semana de
agosto, definimos
como seria a
cor dos
olhos,
cabelos,
roupa e
sapato do
Homem
Diamante e da She-Ra.
Para
que as
famílias pudessem
saber
como eram os
nossos
heróis, fizemos
esboços (desenhos)
que acompanharam os
bonecos. O. (mãe
do M.) fez os
olhos e os
cabelos
verdes, F. (mãe
A.) fez a
camiseta
preta, D.(mãe
N.) fez as
calças,
V.(vó V.) doou as
luvas e D. (mãe
P.
A.) fez os
sapatos e os “brilhos”
do
Homem
Diamante.
Já C.(madrinha
de M.) fez o
rosto,
cabelo,
vestido e
botas da She-Ra e C. e A. (vó e
mãe da E.) complementou essa
com
luvas e
acessórios,
como
brincos,
pulseiras e
colar.
Também conhecemos o
menino
herói da
história Kiriku e a
Feiticeira,
que
salva
sua
aldeia da
feiticeira Karabá e,
para
isso, se utiliza da
inteligência e da
perspicácia
para
conseguir enganá-la e, ao
mesmo
tempo, salvá-la de
um
espinho
que a tornava má.
Após assistirmos o
filme
em
capítulos, fizemos uma
roda no
pátio
para conversarmos
sobre a
história e,
em
grupos, as
crianças pintaram painéis
com
tinta
têmpera na
parede da
escola.
Ademais, N. trouxe
para
escola o
filme das Meninas Superpoderosas,
que ao brincarem de
pega-pega destroem a
cidade e,
depois, precisam salvá-la do
Macaco
Louco.
Também lemos duas
histórias da Marvel
sobre os super
heróis da
atualidade e,
por
fim, criamos uma
história
coletiva
sobre a She-Ra e o
Homem
Diamante e
cada
criança ilustrou uma
parte dessa
história
que acompanhou
nossos
heróis na
visita à
casa de
cada
criança da
nossa
turma,
juntamente
com o
livro de
registros de
cada
família
sobre a
visita dos
heróis. No
retorno
para
escola, na
roda líamos
todos os
dias o
que
cada
família escreveu
sobre a
visita.
Concomitante ao
projeto, assistimos o
filme
Castelo Rá-Tim-Bum e a
apresentação do
Quinteto
Leão do
Norte,
que utilizou
flauta,
violino, clarinete e
violoncelo,
ambos no SESC.
Além disso, o
grupo participou da
oficina
culinária
para
produção de docinhos
para a
Festa da
Família, na
qual apresentou
músicas ensaiadas nas
aulas de
música do
professor Tiago.
