JA2    

Projeto Herois


            Este projeto surgiu a partir da observação das brincadeiras do grupo nos momentos de brinquedo livre e no pátio, em parte por ser uma turma predominantemente de meninos. Além disso, havia sempre uma discussão entre as crianças envolvidas na brincadeira sobre quais seriam os personagens “do bem” e “do mal”, embora todos “lutassem” sempre um contra o outro. Foi pensando em problematizar as brincadeiras de lutinha que esse projeto foi delineado.

Na primeira parte desse projeto, a professora Aline fez um levantamento dos heróis preferidos pelas crianças, como Ben 10, Homem Aranha, Batman, Super Homem, etc. A partir desses e de outros personagens heróicos, exploramos o que precisa para ser um herói, quais suas características, explorando a questão do bem e do mal e o diálogo como uma forma de solucionar os problemas e estreitar os laços de amizade (ao invés da luta).

Dessa forma, o grupo fez o levantamento dos heróis das crianças do Jardim A e das professoras da escola e montaram um cartaz com imagens e nomes dos heróis citados. Também montaram um quebra-cabeça com a imagem das Meninas Superpoderosas e viram o filme do Hércules (herói da mitologia grega, que procurou realizar suastarefas” de forma não violenta). Os pais também foram convocados a participar do Projeto enviando relatos sobre os heróis da sua infância. Estes relatos foram lidos na roda e incorporados ao nosso painel do projeto. Em seguida, fomos nos computadores da escola pesquisar sobre os heróis comentados pelos pais: Chapolin, She-Ra, Ursinhos Carinhosos, Power Rangers, etc. Sobre os Ursinhos Carinhosos, cada criança pintou o seu ursinho e criou um poder para ele.

Na segunda parte do projeto, a professora Cláudia solicitou que o grupo contasse sobre o que haviam feito do projeto e que cada criança desenhasse o seu super herói preferido. Em seguida, foi proposto que a turma inventasse o seu herói. A escolha foi um herói (Homem Diamante) e uma heroína (She-Ra), que iríamos construir do tamanho deles de tecido e jornal. O escolhido de modelo para o tamanho foi M., que deitou sobre um papel pardo para fazermos o molde. A partir disso, o TNT foi recortado (nas cores escolhidas) e colado. Nos dias seguintes, preenchemos o corpo com jornal amassado. Na reunião de pais e mães ficou combinado que as famílias nos ajudariam com a roupa, o cabelo e o rosto dos nossos heróis.

No dia 09 de julho, fizemos o baile dos heróis e todos vestiram as roupas do Batman, Super Homem, Homem Aranha, Power Rangers, Ben 10 e de Princesas (sim! as princesas salvaram Shrek no terceiro filme).

Na semana seguinte, fizemos um levantamento dos heróis preferidos e das características principais para a confecção do bingo, memória e quebra-cabeças dos heróis. O primeiro foi o Bingo dos Heróis (com dez personagens), o qual jogamos em duplas. Foi super divertido! Depois jogamos memória em grupo e quebra-cabeça individualmente.

Além do projeto, nos meses de junho e julho, acompanhamos o crescimento de uma miniatura de borracha de sapo na água e conversamos sobre a festa julina, pintamos bandeirinhas, realizamos o jogo matemático das bandeiras e conhecemos os quadros de Alfredo Volpi, que gostava de pintar bandeirinhas.

Em meados de julho, devido à troca de sala (pela reforma do telhado) e da redução do número de crianças (por motivos variados, como, por exemplo, férias da família, resfriados, etc), resolvemos dar uma pausa no nosso projeto, que foi retomado no início de agosto.

Na primeira semana de agosto, definimos como seria a cor dos olhos, cabelos, roupa e sapato do Homem Diamante e da She-Ra. Para que as famílias pudessem saber como eram os nossos heróis, fizemos esboços (desenhos) que acompanharam os bonecos. O. (mãe do M.) fez os olhos e os cabelos verdes, F. (mãe A.) fez a camiseta preta, D.(mãe N.) fez as calças, V.(vó V.) doou as luvas e D. (mãe P. A.) fez os sapatos e os “brilhos” do Homem Diamante. C.(madrinha de M.) fez o rosto, cabelo, vestido e botas da She-Ra e C. e A. (vó e mãe da E.) complementou essa com luvas e acessórios, como brincos, pulseiras e colar.

Também conhecemos o menino herói da história Kiriku e a Feiticeira, que salva sua aldeia da feiticeira Karabá e, para isso, se utiliza da inteligência e da perspicácia para conseguir enganá-la e, ao mesmo tempo, salvá-la de um espinho que a tornava má. Após assistirmos o filme em capítulos, fizemos uma roda no pátio para conversarmos sobre a história e, em grupos, as crianças pintaram painéis com tinta têmpera na parede da escola.

Ademais, N. trouxe para escola o filme das Meninas Superpoderosas, que ao brincarem de pega-pega destroem a cidade e, depois, precisam salvá-la do Macaco Louco.

Também lemos duas histórias da Marvel sobre os super heróis da atualidade e, por fim, criamos uma história coletiva sobre a She-Ra e o Homem Diamante e cada criança ilustrou uma parte dessa história que acompanhou nossos heróis na visita à casa de cada criança da nossa turma, juntamente com o livro de registros de cada família sobre a visita dos heróis. No retorno para escola, na roda líamos todos os dias o que cada família escreveu sobre a visita.

Concomitante ao projeto, assistimos o filme Castelo Rá-Tim-Bum e a apresentação do Quinteto Leão do Norte, que utilizou flauta, violino, clarinete e violoncelo, ambos no SESC.

Além disso, o grupo participou da oficina culinária para produção de docinhos para a Festa da Família, na qual apresentou músicas ensaiadas nas aulas de música do professor Tiago.