APRESENTAÇÃO
 
Porque o mais surpreendente é que, mesmo depois de saber de tudo,
o mistério   continuou   intacto.  Embora eu  saiba  que de  uma planta
brota  uma flor, continuo  surpreendida  com os  caminhos  secretos  da
natureza.

Clarice Lispector

       É com alegria que apresento o sétimo caderno da Oficina de Leitura e Produção  Textual, nome comprido demais para uma oficina, como diz  a minha amiga, professora de Ciências e da Oficina de Matemática, Rosely. Porém esse nome pretende dar uma idéia do que desenvolvemos em nossos encontros: leitura, discussão, reflexão, pesquisa, entretenimento e produção textual.

      Neste Caderno, encontraremos o resultado das diversas ações desenvolvidas ao longo do ano. Fizemos vários passeios, graças à simpatia despertada por nossa oficina na professora Magda Bruzzo, Coordenadora Cultural da escola. Sempre que havia passeios, ela indagava-me se havia interesse. As professoras Maria Amélia e Rosmery, também fizeram doações significativas de livros e revistas. Em nome dos alunos, muito obrigada, professoras. Como todos poderão ver, foram muito proveitosos esses momentos, renderam boas reflexões e textos.

    Aliás, nossa oficina já tem uma bela história construída nesta escola; não é simples nem fácil conconcretizarmos todos estas produções. Certamente não teríamos chegado aonde chegamos não fosse o apoioa da SMED e das direções, desde a primeira, da professora Gorethi e Rosmery, passando por Anelise e Ana Maciel e Denise Rommler, Anelise e Marisa todas sempre nos apoiando. É importante também destacar a parceria com a biblioteca, na figura de Roselaine e equipe, sempre prontas a nos atender.

        Ao longo do Caderno, será possível perceber a variedade de atividades vivenciadas pelos alunos: vídeos, textos, visitas às exposições de Di Cavalcanti, na UFRGS e Os Ciclos da vida, organizada pelas professoras Denise Roemmler eTita, passeios ao teatro, cinema, planetário, debate com Celso Sisto, pelo projeto Adote um escritor. audição de músicas. Procurei apresentar o contexto em que as produções textuais foram desenvolvidas a fim de situar alunos e professores no caminho percorrido.

        Em 2007 fomos desafiadas a incluir na oficina a turma BP, na qual nem todos os alunos eram alfabetizados. Por exixtir um projeto de trabalho coordenado pelas professoras Claudia Martins e Lisane, com a supervisão da professora Ana Maciel, e Valéria Leonço pela Smed, resolvi abraçar junto esta experiência.

            Todo o ano impõem-se fazer diferente. Por isso o epígrafe de Clarice Lispector, mesmo partindo de situações simples, sou sistematicamente surpreendida pelas excelentes reflexões e gratificante diálogo com meus alunos. Este é um presente que recebo em cada encontro. Recebo deles, às vezes, histórias que são fruto  de sua experiência, muitas vezes, dolorosas e pouco festivas; Acolho com respeito e afeto, mesmo deixando claro que o que me interessa aqui não é a veracidade das histórias, mas  o jeito de contá-las. Nossa tarefa tem sido a de registrar as histórias impregnadas do jeito de pensar, falar e viver o mundo desta Comunidade  Escolar.

Catia Castilho Simon
Porto Alegre, junho de 2008