APRESENTAÇÃO Porque o mais surpreendente é que,
mesmo depois de saber de tudo,
o mistério continuou intacto. Embora eu saiba que de uma planta brota uma flor, continuo surpreendida com os caminhos secretos da natureza. Clarice Lispector |
É com alegria que apresento o sétimo caderno da Oficina
de Leitura e Produção Textual, nome comprido demais
para uma oficina, como diz a minha amiga, professora de
Ciências e da Oficina de Matemática, Rosely. Porém
esse nome pretende dar uma idéia do que desenvolvemos em nossos
encontros: leitura, discussão, reflexão, pesquisa,
entretenimento e produção textual. Neste Caderno, encontraremos o resultado das diversas ações desenvolvidas ao longo do ano. Fizemos vários passeios, graças à simpatia despertada por nossa oficina na professora Magda Bruzzo, Coordenadora Cultural da escola. Sempre que havia passeios, ela indagava-me se havia interesse. As professoras Maria Amélia e Rosmery, também fizeram doações significativas de livros e revistas. Em nome dos alunos, muito obrigada, professoras. Como todos poderão ver, foram muito proveitosos esses momentos, renderam boas reflexões e textos. Aliás, nossa oficina já tem uma bela história construída nesta escola; não é simples nem fácil conconcretizarmos todos estas produções. Certamente não teríamos chegado aonde chegamos não fosse o apoioa da SMED e das direções, desde a primeira, da professora Gorethi e Rosmery, passando por Anelise e Ana Maciel e Denise Rommler, Anelise e Marisa todas sempre nos apoiando. É importante também destacar a parceria com a biblioteca, na figura de Roselaine e equipe, sempre prontas a nos atender. Ao longo do Caderno, será possível perceber a variedade de atividades vivenciadas pelos alunos: vídeos, textos, visitas às exposições de Di Cavalcanti, na UFRGS e Os Ciclos da vida, organizada pelas professoras Denise Roemmler eTita, passeios ao teatro, cinema, planetário, debate com Celso Sisto, pelo projeto Adote um escritor. audição de músicas. Procurei apresentar o contexto em que as produções textuais foram desenvolvidas a fim de situar alunos e professores no caminho percorrido. Em 2007 fomos desafiadas a incluir na oficina a turma BP, na qual nem todos os alunos eram alfabetizados. Por exixtir um projeto de trabalho coordenado pelas professoras Claudia Martins e Lisane, com a supervisão da professora Ana Maciel, e Valéria Leonço pela Smed, resolvi abraçar junto esta experiência. Todo o ano impõem-se fazer diferente. Por isso o epígrafe de Clarice Lispector, mesmo partindo de situações simples, sou sistematicamente surpreendida pelas excelentes reflexões e gratificante diálogo com meus alunos. Este é um presente que recebo em cada encontro. Recebo deles, às vezes, histórias que são fruto de sua experiência, muitas vezes, dolorosas e pouco festivas; Acolho com respeito e afeto, mesmo deixando claro que o que me interessa aqui não é a veracidade das histórias, mas o jeito de contá-las. Nossa tarefa tem sido a de registrar as histórias impregnadas do jeito de pensar, falar e viver o mundo desta Comunidade Escolar. |