9

A CASA DO BISPO

Leitura da crônica a casa do Bispo, de Letícia Wierchowski, publicado na Zero Hora, em

2007. A crônica comenta a ação de um homem que construiu uma casa a partir do lixo

recolhido na Lagoa Rodrigo de Freitas. A idéia era pensarmos em outras ações que

poderiam ser feitas para ajudar a preservar o meio ambiente.

 

Conseqüências

Dionathan Bock, ex-aluno

 

        Sobre a casa do Bispo, achei uma idéia bem legal da parte dele. Fazendo a sua casa com os materiais recicláveis, ele saiu ganhando  e a natureza também. Ele reaproveitou todo um material que ficaria na baía, levaria anos para se decompor. Não usou só garrafas, usou também toras de eucalipto que foi uma idéia bem legal.

        Achei legal o fato de ele usar as garrafas porque assim ele "limpou" a área, tirando os riscos de algumas doenças, porque aonde há  muita poluição, lixos, há também ratos que causam a leptospirose, bactérias, fungos, etc.

        Já sobre a opinião de Millôr Fernandes, eu discordo em parte. Existem sim pessoas que não ligam para o planeta e desperdiçam água e outros produtos naturais em excesso. Mas existem também pessoas que divulgam os problemas ambientais e tentam alertar a população sobre as conseqüências que virão, ou melhor, que já chegaram, como o aquecimento global, resultado das queimadas e do uso excessivo do petróleo.

        Não podemos também esquecer que a água está acabando e se nós não cuidarmos, nossas próximas gerações sofrerão com uma grave seca.

        Luiz Fernando Barreto de Queiroz, o "Bispo", teve uma participação especial no Programa do Jô. Lá contou como surgiu a idéia de fazer sua casa, até a construção. O Bispo não tem o 1º grau completo e também não é físico, mas possui uma enorme criatividade que hoje em dia faz muita falta para as pessoas.

 

p. 52

 

O início do fim

Maria Carolina, C11

 

        Para início de conversa, eu acho que nós seres humanos devemos reciclar as coisas para preservar a natureza. No lugar onde moramos não devemos jogar lixo nas ruas, nos rios, lagos, lagoas, porque parte do que a gente joga fora pode ser reciclado. Devemos cuidar para não entupir bueiros.

        Eu acho que o Millôr Fernandes tem razão em dizer que o homem é o câncer do mundo. Por quê? Porque parte das pessoas desmata a floresta.

        A casa que o Bispo fez é um jeito de mostrar que com pequenas coisas podemos fazer grandes coisas. Vou falar para vocês, se todo o  mundo continuar a colocar lixo nas ruas, mais doenças vão aparecer. Vamos reciclar, vamos mudar, começando por nós mesmos.

        A Terra tem que mudar. Paremos de cortar árvores, temos que cuidar da natureza. As pessoas deveriam andar mais de ônibus e evitar os carros para não poluírem o ar. E vamos gastar menos água, pois a água que usamos é preciosa.

 

p. 53