24

GALINHAS

Leitura do conto Uma galinha, de Clarice Lispector. Foi apresentado material relativo à
exposição sobre a vida e a obra dessa escritora no Museu da Luz, em São Paulo,
visitada por mim em agosto de 2007. O tema das galinhas era muito caro à escritora.
 

 


Uma galinha chamada Esmeralda
Elenara Santos, C12


        Eu conheci uma galinha chamada Esmeralda, ele era muio brigona, fazia qualquer coisa para arrumar confusão. quando as outras galinhas viam que ela queria arrunmar briga, saíam até de perto dela.

        Até que as outras se juntaram e falaram: " A Esmeralda está muito brigona que tal a gente desviar dela as outras galinhas?" Perguntaram:"como assim?" quando ela entrar em algum lugar que a gente está, a gente sai.

        Então Esmeralda percebeu que estava só. ficou com um único amigo, o ratinho que se chamava Ricardo e ele disse para ela: "Se você parar de ser um pouco brigona..."

        Esmeralda foi falar com as outras galinhas, mas elas não queriam falar com ela. A Esmeralda insistiu até que conseguiu falar com eleas. Depois pediu desculpas e ficaram todas de bem novamente. foram muito felizes depois dessa última confusão.


(sem título)
Maurício Florinda, BP

        ela se chamava Clarice Lispector e escreveu "A hora da estrela". Ela conta a história de uma menina vivendo uma fase muito triste. queriam matar uma galinha e uma menina disse: "Não, por favor, não está vendoque ela está botando um ovo para comermos?. ela gosta da gente". No final, mataram a galinha mesmo assim.

P 134

Emeralda
Jacinara fonseca Ribeiro, C31

        Era uma vez uma galinha muito esperta, ela se chamava Esmeralda. Na Vila Esmeralda, ela era muitoconhecida por todos. esmeralda viviaaprontando das suas, como por exemplo, brigando com as colegas porque falam muitomal dela, só porque ela não conseguia colocar ovos.

        A sua família não entendia porque ela não conseguia botar ovos. Todas as galinhas põem ovos, só Esmeralda que não.Esmeralda não agüentava as cobranças do pai. ela não sabia oque fazer para chocar os ovos. Numca tinha ovos no galinheiro da Esmeralda. As outras galinhas ficavam rindo. sua família ficou desvalorizada.

        Seu pai pensou, pensou, tomou uma iniciativa:vender Esmeralda. A mãe foi contra o marido, não podia fazer nada, o marido já tinha dado uma ordem. Esmeralda chorou muito. Pensou, penspu e tomou uma dexisão: fugir, ser livre sem se preocupar em ter que ficar chocando ovo. Despediu-se da mãe, sem ela desconfiar dre nada e foi embora pro mundo.

P. 135

A galinha Julieta
Guilherme Araújo

        Era uma vez uma galinha que se chamava Julieta. ela só tinha uma pata e era cega de um olho. Mesmo assim a galinha sabia voar muito bem. Ela bagunçava todo o galinheiro e bicava o galo.

        Uma vez tentaram matá-la, mas não conseguiram. Ela saiu voando e só voltou um dia depois.

        Certo dia, Julieta entrou na casa do vizinho e destruiu tudo: prato, derrubou comida no chão. ela fez a mior zona. Na manhã de domingo organizaram uma caçada para matar Julieta. ela ouvou um deles comentando da caçada para matá-la.

        Julieta saiu voando e os homens atirando nela, perseguiram-na por horas, mas não conseguiram pegá-la. Julieta voou e nunca mais voltou.

A galinha
Prescila Maiara, C22

        Um dia de sol, era aniversáriodeMaria. Sua fampilia nãotinha muito dinheiro, então resolveram dar um presente simples, resolveram dar-lhe uma galinha amarelada. a menina não gostou muito, mas sabia que era de bom coraçãoi, então resolveu aceitar.

        Sua mãe percebeu que a filha não gostou muito do presente e resolveu matar a galinha para o almoço de domingo e falou com a filha. a menina não aceitou, achou que não era necessário. então começou a brincar com a galinha, até que ela botou seu primeiro ovo. era um ovo de ouro.

        A família a partir daquele dia não passou mais necessidade e a menina pode ganhar uma linda boneca.

P. 136

A galinha Joaquina
Ana Angelita, C23


        Eu conheci Joaquina quandoela saiu da casca do ovo, ela era minúscula. eu a adoro, conheço a mãe dela. Olhei para ela e o meu coração bateu tão forte que eu disse em pensamento: "ela tem que ir embora comigo, senão eu não sio hoje daqui". Mas pobre dela, morreu tão jovem. depois que teve Joaquina a mãe dela morreu atropelada. Pobre dela, pelo menos, deixou uma lembrança para nós, a nossa mascote Joaquina.

        Essa galinha é muito especial para mim porque é a lembrança do meu primeirp bicho de estimação. O bom de Joaquina é que ela não incomoda, ela é bem quieta. De vez em quando dá uma loucura nela e eu tenho que gritar com ela, parece que ela me entende porque eu grito com ela e quando eu vou ver ela está no cantinho dela.

        Mês passado, Joaquina completou um ano e colocou o seu primeiro ovo. A gente deixou Joaquina livre, aquele foi o primeiro ovo da minha galinha. Eu já pensei em dar um pintinho de presente para a minha sobrinha. Ela é como a tia, adora animais. Eu encho ela de bichos no aniversário, Natal ou outras datas.

        Essa foi a história da minha galinha Joaquina, ela é como um presente especial para mim e toda a minha família.

P 137.


A galinha apaixonada
Samantha Silveira de Mello, A31


        Num dia ensolarado uma galinha chamada Galha estavase sentindo só. Então naquele mesmo momento ela viu um lindo galo num pátio vizinho.

        Já que estava só, foi amor a primeira vista. Alguns minutos passados e ... Surpresa! O gato estava com outra galinha do mesmo pátio e Galha ficou muito triste por perder seu grande amor para outra galinha qualquer. então resolveu encontrar outro galo.

        Nodia seguinte, ela viu um outro galo sozinho, como ela. /como eles estavam com o mesmo problema, ela teve uma déia, foi lá edisse:

        - Olá, eu estou sozinha e não sei que dia é hoje, você sabe?

        - Sim, sei, sim, mas qual é o seu nome?
 
        - Meu nome pé Galha e o seu?

        - O meu é Galho, você quer ser minha namorada?

        - Sim, claro,eu estava esperando por isso.

        E eles viveram felizes para sempre.

P 138