21

A REALIDADE DE UM VELHO

 

A partir da leitura do conto O grande Passeio, de Clarice Lispector,

É a história de Mocinha, uma senhora abandonada e sem família.

Refletimos sobre a situação do velho na nossa sociedade

 Jorge - a luz do Glória
Maria Carolina, C11

        
Eu conheço um senhor que se chama Jorge.ele é idoso e legal. Vive sorrindo, contagiando as pessoas com a alegria de viver. é sensato, honesto e carinhoso. adora cachorros.

        Um dia essa alegria sumiu, sua esposa havia falecido, tinha acabado de completar 68 anos. ela era outra idosa sensacional; ele ficou triste, ninguém conseguia fazê-lo sorrir. que pena! a luz do glória havia se apagado quando Jorge parou de sorrir.

        Agora Jorge passa as tardes trancado em casa, não se ouve nem mais uma risada naquela casa que parecia abandonada. 

(sem título)    
Bruno Medeiros, C23


       
O dia de umidoso não deve ser nada fácil. enfrentar filas como num banco para pagar uma conta, ou então andar em um ônibus cheio. Em alguns casos até enfrentar o preconceito das pessoas, mais, especificamente, dos jovens.

        Eu não entendo o porquê  das pessoas falarem que a terceira idade é a melhor, se tudo  fica mais difícil, como: se locomover, por exemplo.

        Apesar de tudo, ainda existem as filas para idosos, os assentos especiais no ônibus. Isso os ajuda bastante. Eu acho que essa ajuda dada aos idosos com filas e assentos é uma forma da sociedade se redimir com os idosos

P. 118

Os velhos e seuas capacidades de serem felizes
Jacinara
Fonseca Ribeiro, C31


        A vida é assim: nascemos, crescemos, envelhecemos. qual a fase mais difícil? Nascer é a mais fácil, crescer com pai e mãe ajudando dando de tudo, não é difícil. envelhecer não tendo quem ajudar, é muito difícil. é triste não poder fazer o que se faz quando era mais novo, precisar de alguém para tirar roupa, arrumar a casa, fazer comida, busdcar remédio.

        Nesta idade também tem velho que não se ajuda, acha que porque está velho não precisa sair, conhecer outras pessoas, a vida acabou. Isto está errado, elessão como nós. Não muda só porque estão acima dos quarenta.

        A idade chegou e fica tudo mais difícil, mas omundo não acaba. eles podem ir ao cinema, correr, namorar, estudar, nada os impede seserem felizes.


Terceira idade
Leonardo Bastos de Abreu, C31


        A vida de um idoso deve ser muito difícil, porque tem que enfrentar a velhice e o preconceito de algumas pessoas que maltratam os idosos, às vezes até batendo.

        Mas, o que mais acontece com os idosos é a exploração. Tem pessoas que se aproveitam do dinheiro da aposentadoria dos idosos. Infelizmente são explorados por pessoas ruins.

P. 119

Idosos
Priscila Maiara, C22


        Minha avó se chama Lorecy, ela tem 67anos, quatro filhos, 17 netos e bisnetos, quatro cadelas e todos gostam muito dela. Ela faz muitas coisas interessantes: bonecas, roupas, etc. Eu gosto muito dela e nós a tratamos bem, ela é muito feliz.

        Ela acorda bem cedinho, limpa sua casa, dá comida para as cadelas, costura e faz café para ela e seu marido. ela é muito feliz e vai continuar sendo.

        Eu aprendi muitas coisas com ela, tipo: fazer crochê, bonecas, fazer comida e muitas outras coisas. Ela é meu chão, eu a amo muito.


A casa do João e Maria
Rudy Marlon Correia, C33


        No lado de minha casa tem uma idosa de 64 anos. ela tem um filho que não faz nada para ajudá-la. às vezes, a mãe dele vai no mercado e vem cheia de sacolas.
        
        Eu sempre estou na rua e a vejo vindo com sacolas. Ajudo-a até a casa. O filho dela sempre está jogando video-game. a mãe dele discute para ele fazer alguma coisa, mas ele não faz.

        Enfim, só a mãe dele faz as coisas na casa dela. Lava as roupas dele, faz a comida, leva café para ele na cama, já colocou na escolinha do Grêmio e do Inter, mas ele não ficou. ela lava a casa e o filho não faz nada.

P. 120

A vida de um idoso
Franciele Bastos, C33


        A vida de um idoso deve ser mais ou menos. Deve ser bom porque eles tem alguns privilégios, como: bancos n ônibus reservados para eles, filas em banco, et. e deve ser ruim porque eles vivem cheios de dores.

        Tem muita gente que tem preconceito com idoso. falam que eles incomodam demais,. eu pensoque as pessoas têm que aprender  a respeitar os idosos porque eles são pessoas.só um pouco mais velhos.

        A vida dos idosos seria mais fácil se eles fossem mais respeitados. quando eu for velha acho que as coisas vão estar pior, porque quase tudo neste mundo só piora!


Teceira idade
Edgar Santos, C31


        A vida de um idoso não está nada fácil, o desrespeito que eles estão sofrendo é muito grande. O idoso sente mais preconceito dos jovens. Os jovens não os respeitam, não oferecem nenhum tipode ajuda. Existem algumas exceções, tem njovens que gostam de ajudar idosos.

No centro de Porto Alegre, nós vemos váriascenas desse tipo, os idosos tentando atravessar a rua até chegar uma pessoa para ajudar.. Por eles andarem lentamente, é mais fpacil de serem assaltados.

P. 121