17 MUNDO FRIO, AQUI BRASIL (DA GUEDES)
A partir da música Mundo frio, aqui Brasil, Da Guedes. Como está o nosso país?
|
Mundo corrupto, aqui Brasil Clarita Pires, C31
O Brasil é assim: tem pessoas que têm demais e não ajudam as pessoas pobres, mas tem pessoas que mesmo com pouco mais, ajudam os necessitados, é assim que o Brasil é. Tem pessoas que se importam com os mais pobres, ainda bem. O Brasil é um país capitalista que só se importa com o dinheiro que as grandes empresas ganham. Os políticos, que deveriam fazer alguma coisa pelo Brasil, não fazem nada, só pensam no salário (cada vez maior) e no quanto vão roubar do país. Penso que se os governantes começassem a não roubar mais, o Brasil teria mais dinheiro para causas sociais, educação, policiamento e estradas. Só vou me sentir feliz por completo quando os políticos fizerem um pouco do que prometeram e pararem de ser gananciosos com o nosso dinheiro.
Mundo injusto, aqui Brasil Maria Carolina, C11
Mundo cheio de mentiras é este mundo em que eu vivo, pois até a morte já presenciei. Eu queria mais justiça, mais amor, mais paz. Eu queria que este Brasil não tivesse fome, nem poluição, drogas e mortes. Não quero um mundo em que não possamos sair para as ruas sem ter medo de ser atingido por uma bala perdida. Eu queria que não desmatassem as florestas para que tivéssemos mais ares puros, pois para mim quem fez o mundo teve muito talento. Eu sei que sou só mais um ser humano que pensa isto deste Brasil. Este mundo está cheio de injustiça e fome. Há pessoas que não estão nem aí porque para eles nada falta, mas para as pessoas que moram na rua tudo falta.
P. 96
Mundo louco, aqui Brasil Bruno Medeiros, C23
Esse Brasil é uma “viagem”, o ser humano vê a vida de outro se acabar, sabe que pode ajudar, mas não faz nada, só diz “coitado”. No fundo, o ser humano pensa “antes ele, do que eu”. Eu acho que todo o mundo já pensou assim, é duro falar isso, mas é a verdade. No mundo de hoje ninguém se importa com ninguém, é claro que sempre tem uma exceção. Eu acho que o Brasil e o mundo ainda só não se acabaram porque ainda existem pessoas que acreditam em ajudar o próximo. Se todo o mundo fizesse a sua parte, o mundo poderia ser um pouco melhor. A injustiça tomou conta do mundo. O jovem vai procurar emprego e falam que ele não tem experiência, se ele não tem chance como ele vai ter experiência para trabalhar? Outra coisa que pode ajudar é o voto, se o povo votasse melhor, o mundo seria melhor porque esse voto influencia na nossa vida diretamente.
Mundo poluído, aqui Brasil Guiulhan Oliveira, C32
A poluição do Brasil está estragando várias florestas e os animais também. Os humanos sempre arranjam um jeito de estragar o Brasil, por exemplo, queimando florestas, lixos, etc. Com essas queimadas, as fumaças estragam o nosso Brasil e a nós mesmos. Eu gostaria que mudasse o Brasil Pra melhor, para não acontecer mais desmatamento, as mortes de golfinhos e, principalmente, o crime de pessoas. Eu estou pedindo para que diminua o crime de pessoas porque segunda-feira aconteceu um assalto na farmácia e o ladrão roubou um isqueiro e mais 10 reais. Um policial que estava fazendo uma ronda e viu o assalto, começou a atirar no ladrão e o matou. P. 97 Mundo esperança, aqui Brasil Edgar Santos, C31
Nosso país não vive o seu melhor momento, todos os dias quando ligamos o rádio ou a tevê, são as mesmas notícias: de morte, assalto, desemprego e pobreza. Sem falar na crise aérea e na corrupção que são problemas que ainda vão demorar muito para serem resolvidos. Para esses problemas serem resolvidos, o governo tem que fazer uma série de ajustes: 1º, gerenciar empregos para SS pessoas que querem trabalhar, mas não conseguem por falta de oportunidade. 2º, fazer parcerias com as escolas para que elas implantem cursos técnicos para prepararem melhor o jovem para o mercado de trabalho. 3º, tirar as milhares de pessoas que vivem na rua e colocá-las em lugares que elas terão os cuidados especiais. 4º, criar leis mais rígidas contra os políticos que se metem em algum escândalo, porque o povo está cansado de vê-los soltos depois do que aprontam. Estas são algumas coisas que devem ser feitas com urgência. As pessoas têm que ser mais solidárias, também. Muitas vezes, elas olham uma pessoa precisando, elas sabem que podem ajudar, mas não dão bola. Eu acredito que um dia isto ainda vai mudar, com o restante das pessoas solidárias que existem no Brasil e no mundo, nós conseguiremos sobreviver a todas essas coisas que acontecem.
P. 98
|