16 Á PROCURADA FELICIDADE
À partir do filme À procura da felicidade, com Will Smith, discutiu-se o conceito de felicidade, considerando o contexto do adolescente, ainda dialogando com a exposição da escola Os ciclos da vida.
|
À procura da felicidade Bruno Medeiros, C23
A procura da felicidade para o jovem é conseguir todos os sonhos, como ode encontrar o verdadeiro amor, seguir a carreira que deseja, construir uma família feliz, se realizar. Mas, muitos desistem no meio do caminho e é aí que muitos erram. O importante é nunca desistir e acreditar que tudo é possível, mesmo que a sorte não esteja do seu lado; e nunca se importar com o que os outros falam. Mas isso não é fácil porque o jovem se importa com o que os outros pensam e falam. Sei lá, você está falando sobre o futuro e fala que quer construir uma família e seu amigo dá risada. Mesmo assim, não se deve desistir.
Meu jeito de ser feliz! Franciele Araújo, C13
Meu jeito de ser feliz é fazer coisas que eu gosto e que me deixam com vontade de sorrir. Cada vez que penso que vou pisar na passarela de novo, dá um frio na barriga. Eu nunca pensei que conseguiria realizar este meu sonho. Agora que estou conseguindo mesmo vou seguir em frente, pois esta é a minha felicidade e o meu sonho. Ah, o que também me deixa feliz é estar do lado de quem eu amo e me ama. Meus amigos adolescentes são como eu, só que pensam diferente. Quando perdem um amor se jogam nas drogas, como um amigo que está nas drogas há quatro anos. Isso eu jamais faria porque meu sonho já está se realizando. Ser um modelo está cada dia mais próximo daminha realidade.
P. 88
À procura da felicidade Elenara Santos, C12
Eu só procuro agora a alegria, pois eu tenho tudo o que eu queria: a minha família, que eu amo. A única coisa que eu quero, mas eu não posso conseguir é que a minha avó melhore, pois ela teve derrame e paralisou todo um lado do braço, e um pedaço da boca. Como eu não posso conseguir isto, só me resta ajudá-la. Eu dou comida e troco a fralda dela. Mas, mudando de assunto, eu só quero estudar, me formar e ter um bom trabalho. Como eu sou adolescente, eu me cuido para não entrar no mundo das drogas por causa das más companhias e também eu não quero isto para ninguém, muito menos pro meu próprio irmão. Se eu me drogar, eu estou servindo de exemplo para ele. Os adolescentes se drogam, engravidam e pegam doenças porque tem muitas adolescentes grávidas e com doenças como AIDS. Eu mesma tenho uma colega que está grávida. Eu penso assim “o dia que eufor transar, eu vou me prevenir para não ficar grávida e nem pegar doenças”. Os postos de saúde dão camisinha e anticoncepcionais. Agora, mesmo, eu estou namorando e o dia que eu transar eu vou me prevenir. Também tem adolescentes que vão para festas, bebem e se drogam. Quando vou para festas eu bebo, mas sei o ponto de parar. Eu também achei muito legal a exposição da professora Denise porque eu achei uns trabalhos educativos. Tinha lá, que a gente não pode usar drogas e tem que usar camisinha para se prevenir e não remediar.
P. 89
Buscando a minha felicidade Bianca Abati da Silva, C31
Para que eu possa buscar a minha felicidade é presiso não ser tímida como eu sou, nos dias de hoje. No futuro, é necessário um grande objetivo como não ter medo e vergonha nas horas que eu for fazer as coisas. Agora quero deixar de ser tímida com tudo o que eu faço. Eu quero que na minha adolescência eu perca toda essa timidez que me atinge. Tenho vontade de fazer as coisas, mas, ao mesmo tempo, o que me impede é essa maldita timidez e vergonha. Eu queria ser uma pessoa que não sentisse isso que eu sinto. Eu tenho que aproveitar agora na minha adolescência para perder todo esse medo porque no futuro não vou ter essa oportunidade. Vai ficar uma coisa super estranha se no futuro eu for tímida, isso nçao pode acontecer.
Em busca da felicidade Leonardo Abreu, C31
A felicidade para os adolescentes é poder ter tudo o que eles querem: namoradas, roupas de marca, etc. Tem adolescentes que não podem ter, mas têm sonhos iguais aos outros adolescentes, sempre acreditando que um dia eles vão alcançar a meta que eles buscaram. A minha meta é encontrar um amor para mim, construir uma família e conseguir um emprego de veterinário porque eu gosto de animais.
P. 90
Em busca da felicidade Renan Correa, C22
Para você conseguir algo,precisa muito para ser alguém na vida. Para você ser feliz não basta só dinheiro, basta ter saúde, amor, família, ET. Algumas pessoas acham que para ser feliz só basta ter dinheiro. Claro, precisa de dinheiro para sustentar a família. Todas as pessoas quando já estão ficando adultas vão em busca da felicidade que é ter uma vida melhor e uma família. Uma pessoa que está na vida das drogas, não quer nada com nada, não está em busca da vida. Isso, quer dizer, não pensa no futuro.eu conheço muitas pessoas que são assim. Eu moro numa vila, por isso conheço essas pessoas. Lá, tem tráfico de drogas, às vezes, tem troca de tiros. Às vezes tem pessoas menores de idade indo comprar drogas. Eu penso que para ter um futuro basta estudar porque estudando você aprende muitas coisas que vale para a vida toda. Sem ir em busca da felicidade, você não tem futuro.
P. 91
À procura da felicidade Jéssica Elias, C33
Nunca tive nada na vida. Muitas necessidades passei, podia-se dizer que eu era uma pobre coitada. A minha mãe passou muitas necessidades na vida, nunca tive um pai para me dar apoio, mas não é porque ele estava morto, mas sim porque nunca se interessou por mim nem por meus irmãos. Quando eu era criança pensava que nunca ia ter nada na vida, que não teria sonhos. Mas nunca desisti de estudar. Hoje, eu penso diferente, não tenho o pai que eu sempre quis ter do meu lado, mas tenho minha mãe, que hoje eu apóio muito e admiro, porque ela merece. Também tenho uma pessoa que me ama muito, e me dá todo o apoio que eu preciso para vencer na vida. A história dele é igual à minha. Não tem problema nenhum, pois não me acho melhor nem pior que os outros. Sou digna, respeito a todos e admiro quem lutou na vida e conseguiu porque quem não conseguiu, não lutou. A minha felicidade eujá encontrei aolado do Márcio, da minha mãe e dos meus irmãos. As coisas ruins eu deixo de lado, porque delas eu não preciso.
P. 92
Em busca da felicidade Edgar Santos, C31
A felicidade para um adolescente é curtir tudo o que é bom na vida, mas, claro, com muita responsabilidade. Felicidade é conseguir tudo aquilo que você deseja, nunca deixe ninguém dizer que você é incapaz de realizar seus sonhos porque você é capaz de tudo. Eu, como adolescente, quero para o meu futuro encontrar o verdadeiro amor que me queira como eu sou e que me queira pelo que eu tenho. É com essa pessoa que desejo construir uma família alegre e companheira. Eu pretendo ter um bom emprego para poder crescer na vida, mas sempre me lembrando que um dia ei também passei preconceito. O preconceito que eu enfrentei foi das pessoas que esnobam porque tem mais do que os outros. Às vezes, eu penso, “se alguns jovens só querem roupa de marca, tênis e internet, o que será que vai acontecer com o futuro deles?” Os jovens são o futuro do Brasil, e se alguns jovens só pensam em esnobar, o Brasil só viverá no preconceito.
P. 93
Minha felicidade Clarita Pires, C31
Eu sou feliz quando estou com minha mãe, mas me sinto horrível quando meus familiares me chamam degorda só porque eu como bastante. Me sinto muito feliz quando estou com minhas amigas e com o garoto que gosto, mas acho horrível o jeito que meus colegas (que se acham superiores) ficam se “arriando” nos outros e se acham os machos. Odeio meu irmão quando diz que não vou ser ninguém só porque assisto tevê. Mas ele está enganado, vou me formar em alguma faculdade um dia, eles vão ver. Odeio os guris quando me chamam de feia só porque não estou nos padrões de beleza deles, acho horrível o jeito que os garotos tratam as pessoas que gostam deles. Minha auto-estima sobe muito quando me dizem que sou bonita e que sou inteligente. (É, eu sou mesmo).
À procura da felicidade Greciele Gomes de Oliveira, C31
Acho que eu já organizei quase toda a minha vida: que escola quero estudar, que faculdade quero ir, a profissão que eu quero ter. Eu sei que eu deveria estar pensando no presente, me divertindo, saindo com as amigas, mas é que sempre estou pensando no que vai acontecer depois que eu for para o 2º grau. Eu nem sei se vou passar é muita pressão para uma pessoa só! Eu acho que a felicidade para mim neste momento seria diminuir a pressão que estão botando em mim por causa da formatura, Tem muita gente que espera muita coisa de mim e tenho medo de decepcioná-las, fazendo algo errado. A minha felicidade também é fazer o que eu quero na hora que eu quiser, sem ninguém dizendo o que fazer.
P. 94
|