14

 

PAN 2007

 

Acompanhamos algumas notícias do PAN que aconteceu no Rio de Janeiro, em 2007.

 

Pan-Americano 2007

Bruno Medeiros, C23 

Eu acho que, de certa forma, o Pan foi uma falta de respeito com o povo brasileiro, por exemplo, o dinheiro poderia ter sido gasto em outras coisas como a educação, a segurança e a desigualdade social. Mas, por outro lado, incentivou também o turismo e a prática de esportes.

O esporte que mais gostei foi o taekwondo que rendeu ao Brasil a primeira medalha de ouro. O Brasil ficou em 3º lugar, ficando abaixo dos Estados Unidos e Cuba. 

 

(sem título)

Francielen Araújo, C13

 

Eu não olhei i Pan porque estava na casa de uma tia e lá a tevê não pegava; Adoro o Popó, do boxe, porque ele era pobre e ficou rico e não parou de ajudar os seus amigos. Agora ele se apresentou e criou uma comunidade para crianças carentes. Ele é um grande homem com filhos, mulher e uma família bem grande.

Eu tenho orgulho do Popó, se eu pudesse seria uma lutadora de boxe. Gostaria de ser uma lutadora porque é um esporte radical.

P. 78 

 

Pan 2007

Leonardo Bastos de Abreu, C31

 

Eu achei que o Pan foi bom  porque juntou atletas do ranking mundial e também, porque deu chance para outros atletas, como Jade Barbosa que  se destacou no Pan em muitos pódios.

Mas quem abriu a contagem de medalhas de ouro foi  Diogo Silva, o primeiro brasileiro a ganhar ouro para o Brasil neste Pan. Com isso os atletas brasileiros terão mais respeito e credibilidade em 2008 no Mundial em Pequim.

 

Pan-Americano 2007

Franciele Pereira Bastos, C33

 

O que eu tenho a falar do Pan 2007 é que o Brasil ficou muito bem colocado na tabela de classificação. Ele ficou em 3º lugar. Em 1º lugar ficou EUA, em 2º lugar, Cuba.

Eu assisti a natação e gostei muito, pois o Thiago Pereira com 21 anos conseguiu oito medalhas, sendo seis de ouro, uma de prata e uma de bronze. Eu acho que a natação é um esporte muito legal, apesar de ser uma prova difícil e também por ter vários outros atletas bons.

Além do Thiago Pereira outros atletas já haviam se destacado nesta modalidade, como por exemplo Gustavo Borges e o Xuxa, Fernando Scherer.

P. 79 

 

Pan, Rio – 2007

Caio Cavalheiro, C32

 

No dia 13 de juho de 2007 foi a abertura do Pan. No primeiro dia, o Brasil, foi muito mal, não ganhou nenhum ouro, Mas, depois osatletas se soltaram no Pan. A maioria ganhou bronze ou prata.

     A ginástica olímpica foi a que mais ganhou ouro, Mas, também teve gente que chorou de tristeza, não só de alegria.

Marta é a melhor jogadora de futebol do mundo. Mas ela é simples e não se acha. Esta jogadora fez muitos gols e participou bem nos jogos.

Valeu a pena ver o Pan porque o Brasil jogou bem em quase todas as competições e modalidades. Dia 28 de julho de 2007 foi o último dia do Pan. O Brasil superou o ranking passado.

 

Sobre o Pan

Fabiana Fortes, B33

 

     Eu não pude acompanhar o pan-americano porque eu dormia toda a manhã, mas soube que Brasil ficou em terceiro lugar, Cuba ficou em segundo lugar e em primeiro lugar ficou os Estados Unidos que ganhou mais medalhas de ouro.

Eu também acho que as escolas podem incentivar as crianças e ensiná-las sobre os esportes. Assim poderão participar mais de competições fora do Brasil.

P. 80

 

 

Sobre o Pan

Gabriel Silveira Pereira, C33

 

Esse Pan foi um dos que o Brasil mais ganhou medalhas de prata e bronze.

Nosso país ficou em terceiro lugar na classificação geral dos países que ganharam mais medalhas.

O primeiro que ganhou a medalha de ouro foi Diogo Silva do taekwondo que deu esperança, raça e vontade para os outros atletas do Brasil ganharem mais medalhas de ouro.

 

 

Pan-Americano

Edgar Santos, C31

 

Os jogos pan-americanos deram uma boa impressão do Brasil no exterior. Mas para mim, o Pan foi desnecessário porque com muitas pessoas passando fome nas ruas, o governo deveria se importar com elas, colocando-as em algum lugar que possam ajudá-las. Depois que o país resolvesse todos os seus problemas econômicos e políticos, aí poderiam pensar em sediar um evento esportivo. Também tem o problema da violência, mas graças a Deus, não houve nenhum problema sério com isso durante as competições.

A competição que me interessou foi o futebol feminino, porque com todas as dificuldades que elas enfrentam, conseguiram ser campeãs. Aqui no Brasil, mulheres jogando futebol é uma coisa rara, o governo devia implantar o futebol feminino nas escolas, porque é da escola que saem os futuros campões.

 

P. 81 

 

A história de Daiane dos Santos

Elenara Santos, C12 

 

Quando Daiane dos Santos era criança ela estudava na escola Gabriel Obino, onde eu estudo hoje. A mãe dela era cozinheira dessa escola e seu tio era guarda, mas agora ele não é mais  porque a sua sobrinha é muito rica. Agora o tio da Daiane que se chama Carlinhos é amigo do pai de minha amiga. O irmão da minha amiga passou o Ano Novo na casa de Daiane dos Santos.

Eu estava na casa desta minha amiga que se chama Tamires e a gente estava vendo a Daiane competir, torcendo um monte. Quando a gente viu, ela torceu o pé e não pôde competir..Nós ficamos muito tristes, mas entendemos. Foi melhor assim, porque podia ter acontecido coisa pior, ainda bem que não aconteceu nada pior.

     Eu adoraria conhecer a Daiane porque ela dá uns saltos muito legais e bonitos, não só os saltos como também os mortais, a ginástica no cavalo. A ginástica olímpica foi muito legal apesar da Daiane não ter podido participar. A Danielle e a Jade ganharam para nós.

  

Solo

Willian Robert, C33

 

     Diego Hipólito venceu no solo e nos saltos e foi o único a conseguir nota acima de 16. Quem chegou mais próximo foi o chileno Henrique Gonzalez com 15, 937. Diego saiu com três medalhas e já é prata pela equipe. Pode se falar que o Diego foi o melhor entre os anos de 1991 e 2007.

     O turismo também aumentou com o Pan no Rio de Janeiro. Mas as pessoas deveriam praticar mais essas modalidades sem ser só nas épocas do Pan

 

P. 82