·        O que é a Gripe H1N1?

É uma doença respiratória aguda causada pelo vírus influenza A (H1N1). O vírus foi detectado pela primeira vez no México e nos Estados Unidos, em abril de 2009, e pode ser transmitido de pessoa para pessoa, provavelmente com a mesma capacidade de transmissão que a gripe comum tem.

 

·        Sintomas da Gripe H1N1

Os sintomas da gripe A são similares aos da gripe comum, porém, mais agudos. Segundo o Ministério da Saúde, é comum o paciente apresentar uma febre repentina acima de 38 graus, acompanhada de problemas como tosse, dor de cabeça, dor nos músculos e nas articulações e dificuldade na respiração. Os sintomas podem ter início no período de três a sete dias após contato com o influenza A (H1N1)..

 

·        Quem Causa

O vírus da nova gripe é o influenza A (H1N1), novo subtipo do vírus da influenza, o causador da gripe. Anteriormente a gripe era chamada de "suína" porque um teste de laboratório mostrou que muitos dos genes do novo vírus eram semelhantes ao vírus influenza que normalmente é encontrado nos porcos da América do Norte. Porém, um estudo mais recente mostrou que o novo vírus é bem diferente daquele que normalmente circula entre os porcos norte-americanos. O vírus da nova gripe contém material genético dos vírus humanos, de aves e suínos.

 

·        Como é o Tratamento

O Único tratamento eficaz contra a gripe suína atualmente é realizado com Relenza, que possui o composto zanamivir, e o tamiflu que contem o composto oseltamivir, que são componentes que apresentam resultados positivos para combater outras variantes do vírus Influenza a  H1N1 que ajuda a combater no vírus , mas não há um tratamento eficaz que consiga eliminar o vírus por completo do corpo humano se não for a própria imunidade da pessoa onde apesar desse tratamento com o remédio , não há certeza de cura.

 

  • Como Evitar

 1) Evite contato com pessoas que estiveram viajando em cidades do México ou de outros países com foco de contaminação nos últimos 10 dias. Se a pessoa não apresenta os sintomas da gripe não existe problema.

2) Evite contato com pessoas que estejam espirrando, tossindo, com febre, com escorrimento no nariz.

3) Evite ambientes fechados onde não existe ventilação ou que exista arcondicionado como é o caso de supermercados, lojas em shopping, metrô, restaurantes fechados, salas de aula, cinemas, etc. Uma pessoa com gripe que esteja espirrando em uma ambiente fechado pode contaminar centenas de outras pessoas em pouco tempo de contato com o ar.

 

 

 

 

E.M.E.F Gabriel Obino

Professora:Maritza Martins

Alunos: Vinicius Bugança e Cláudio José

 

Gripe A e seus cuidados

 

 

Cuide-se!