O que é a Gripe Suína?

Trata-se de um Vírus de gripe que atinge porcos, mas que como todo vírus de gripe, evolui a cada geração. Até então a ciência acredita que alguma mutação aconteceu dentro dos porcos e de alguma forma, se espalhou para os humanos.

Como se pega?

Normalmente no contato de humanos com porcos infectados e depois de humanos para humanos principalmente através de partículas de saliva na fala ou espirro.

É importante ressaltar que a carne suína não causa a doença, pois o calor do cozimento ou a fritura eliminam totalmente o vírus.

 

Quais os sintomas?

Os sintomas são: febre alta, sonolência, falta de apetite, tosse, sintomas parecidos com o da gripe humana também, garganta seca, náusea, vômito e às vezes diarréia.

Os sintomas às vezes são confundidos também com os da Dengue, por isso, muitas vezes é avaliado os lugares por onde o paciente passou nos últimos dias.

 

Qual o tratamento?

O único tratamento eficaz contra a Gripe Suína atualmente é realizado com Relenza, que possui o composto zanamivir, e o Tamiflu, que contem o composto oseltamivir, que são componentes que apresentaram resultados positivos para combater outras variantes do vírus Influenza A H1N1, que ajuda no combate ao vírus, mas não há um tratamento eficaz que consiga eliminar o vírus por completo do corpo humano se não for à própria imunidade da pessoa, onde apesar do tratamento com esses remédios, não há a certeza de cura.

Os medicamentos mencionados acima, Relenza e Tamiflu, só podem ser usados com prescrição médica e sob os cuidados de um médico especialista,

 

que é o único que poderá indicar a dosagem em que o medicamento poderá ser usado.

Como evitar?

*Tente cobrir o nariz e a boca quando tossir ou espirrar. Jogar no lixo lenços após o uso.

*Lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool gel, principalmente depois de uma tosse ou espirro.

*Evite contato das mãos com os olhos, nariz, boca e rosto em geral.

*Evite contato com pessoas gripadas.

*Se ficar doente, fique em casa e evite contato com outras pessoas.

Apesar de haver vacinas para porcos para este vírus, não há ainda uma para o caso dos humanos, mas há alguns medicamentos que já demonstraram resultados positivos no tratamento e prevenção da doença.

 

E.M.E.F GABRIEL OBINO

 Profª MARITZA MARTINS 

ALUNAS:

ARIANE DOS ANJOS

GLAUCIANE  P. DA SILVA. 

TURMA: C21

 

LAVE AS MÃOS COM

FREQUÊNCIA

 

 

 

 

VÍRUS  DA GRIPE SUÍNA