19 - O QUE É SER PIRATA?

 

Após assistirmos ao filme Piratas do Caribe 2, refletimos sobre o

comportamento dos piratas em geral. Consideramos que

há piratas por todos os lados, não só em alto mar.

 

O mentiroso

Fabiane Souza, C22

 

        Numa cidade do interior onde as pessoas eram bem amigas e ingênuas, um menino que havia chegado lá resolveu tirar proveito dos bonzinhos.Ele se chamava Danilo, na sala de aula abusava da paciência de seus colegas, tirava sarro dos outros e botava apelido em todo o mundo, também mentia a toda hora.

        Certa vez, enganou deu próprio pai, pegou o dinheiro que era para pagar a luz e mentiu que havia sido assaltado. Na escola, ninguém mais acreditava nele nem ligavam para ele. Botaram o apelido dele de Pinóquio porque era mentiroso e tinha um narigão.

        Ninguém mais falava com Danilo que foi deixado de lado porque ninguém sabia quando estava mentindo, ou falando a verdade. O seu único amigo era seu cachorro que parecia uma bola de tão gordo e se chamava de Mamute.

        Danilo tinha um comportamento parecido com os dos piratas, mentia muito!

 

p. 108

 

Pirata enganado

Denis Jaques, C32

 

        André era uma pessoa muito conhecida no seu bairro por enganar a todos os moradores do local. Ao mesmo tempo, era temido por inventar mentiras e envolver pessoas em seus problemas; fazia os vizinhos brigarem.

        André sempre estragava as festas do bairro arrumando confusões por nada. Ele sempre achava um motivo. A fama de 'pirata', todos conheciam. Sempre enganava as donas de bolo para comprar fiado e depois falava que já tinha pago, que não estava devendo.

        Uma vez seus vizinhos pregaram uma peça nele. Era véspera de Ano-Novo foi tomar banho. De repente, a porta do banheiro trancou, a água acabou e a luz foi cortada. Ele ficou todo ensaboado, sem conseguir sair de dentro do banheiro. Gritou, berrou, esperneou e até chorou, mas ninguém conseguia ouvir por causa da alta música.

        André passou o Ano-Novo trancado no banheiro e pela manhã um primo seu abriu a porta e o rapaz estava desesperado e muito irritado com tudo aquilo. Havia um bilhete em cima da cama que dizia:"Nós também podemos ser piratas, mas você passou da conta".

        André refletiu sobre tudo aquilo e viu que também poderia ser 'pirateado'.

 

p. 112