2. FALCÃO - MENINOS DO TRÁFICO

Discussão e pesquisa na internet a respeito da matéria

divulgada no programa Fantástico, da Rede Globo.

 

A grande culpada é a sociedade

Stefani Baun Lacerda, C21

 

    Achei o documentário Falcão - meninos do tráfico muito interessante, pois fala da realidade, mostra o mundo em que estamos. Os garotos da favela vivem no mundo do tráfico, isso os torna as próprias vítimas, pois não vivem por muito tempo.

    A grande culpada é a sociedade porque ela trata certas pessoas de um modo diferente, desiguais, não dá oportunidade para as pessoas  mais pobres e isso faz com que os moradores da favela  se tornem revoltados. É por isso que muitos deles  entram no mundo do tráfico, garotas se prostituem e assim o mundo nunca vai para a frente.

    Eu acho que isso só vai melhorar quando os pobres tiverem oportunidade  para participar de oficinas, projetos educativos, assim eles acabariam não arrumando tempo para ir para a rua, ser alvo dos traficantes.

p. 12

 

Falcão - meninos do tráfico

Dionathan Bock, C32

     Acho esse universo um pouco estranho, mas achei legal a coragem e o interesse dos produtores em trazer a verdadeira imagem desse mundo. Isso não acontece só no Brasil, e sim, no mundo inteiro. Pode não ser com crianças, pode não ser em morros, mas é a dura realidade em que nós vivemos.

     A parte das drogas, de como interferem na nossa vida, se uma pessoa se droga ela tem menos chance de 'ser alguém na vida', ou até nenhuma. Isso é bem retratado na reportagem, fazendo com que alguns jovens reflitam e pensem melhor no assunto.

p. 12

 

Jovens no tráfico

Jéssica Elias, C23

     Há muitos casos de jovens no tráfico, quem será o culpado por isso? O culpado é o governo por não dar o mesmo direito ao negro e ao branco, mas também um pouco são seus pais. Então, vamos dizer que é já uma reação em cadeia, por exemplo:os pais não podem dar uma vida boa pro filho porque o governo não dá para esses pais o que eles precisam.

     A vítima disso tudo são aqueles jovens que entram para o tráfico com 10 ou 11  anos e morrem aos 16. ´e o caso dos 16 adolescentes que morreram, quer dizer , 15 que morreram, um está preso em uma cadeira de rodas.

     Adoraria que tudo isso acabasse, ou melhor que nem tivesse acontecido, pois muitas famílias perderam um, dois filhos ou até mais nessa história. Mas, infelizmente tudo isso é verdade. Imagine se isso acabasse, o Brasil estaria bem melhor.

     Gostaria que depois da reportagem que passou no Fantástico muitas pessoas mudassem, pois um pouco disso a sociedade é culpada por discriminar o negro aou a negra, o pobre, etc.

p. 13