ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL GABRIEL OBINO

Av. Ludolfo Bohel, 1402 – Bairro Glória – Tel: 3315-5928 – Porto Alegre

 

 

PROJETO: Cuidar da vida


                                        TEMA: Na preservação do meio ambiente preservamos a vida


 










INTRODUÇÃO

            Tendo em vista a situação gerada pela queda recente de uma árvore  e de outra que está em risco eminente de cair, na EMEF Gabriel Obino,
na área da Educação Infantil , procuramos os órgãos competentes para a retirada das mesmas e fomos informados de que a retirada das árvores
somente seriam autorizadas mediante uma série de exigências: plantio de 12 árvores nativas da região(lista fornecida pela SMAM), de 1,5m de altura,
 
indicadas pela SMAM, o compromisso formalmente assinado a respeito do cumprimento da determinação sob pena de uma sanção e a
 possibilidade de acontecer palestras referentes à preservação ambiental, ministradas por órgãos competentes. Diante desse fato, percebemos a real
importância e a riqueza em  aproveitar toda essa vivência/dinâmica que acontecerá no espaço da escola. A partir disso, sugerimos que a nossa ação
educativa se mobilize no sentido de trabalhar com questões voltadas à preservação do meio ambiente, que consequentemente, resultará na
 preservação da própria vida.

 

JUSTIFICATIVA:

O crescente desrespeito aos animais, às árvores, às nascentes e às mata ciliares; a falta de cuidados com a água tratada e seu desperdício, o uso
 indiscriminado de venenos, a derrubada de árvores, as alterações no meio ambiente e a indiferença às denúncias da ONU sobre mudanças climáticas,
 tudo isso não nos permite ficar indiferentes e omissos diante de uma realidade que se nos apresenta tão devastadora.  Afinal, foi a nossa geração, a
de nossos pais, avós e bisavós que alteraram o clima do planeta.

 

 

OBJETIVOS GERAIS

  1. Proporcionar estratégias de aprendizagens, visando a formação de cidadãos autônomos, críticos e atuantes na sociedade em que vivem e propiciar situações para aprimorar e desenvolver nos educandos uma consciência ecológica.
  2. Envolver toda a comunidade escolar no projeto.
  3. Oportunizar situações para desenvolver a oralidade e a escrita através de ações, idéias, opiniões, juízos e experiências.
  4. Incentivar o educando a demonstrar carinho e respeito pelos animais.
  5. Modificar hábitos e atitudes visando minimizar o efeito estufa.
  6. Levar à praticidade os conhecimentos adquiridos durante o desenvolvimento deste projeto.
  7. Conscientizar a comunidade escolar sobre os efeitos danosos do aquecimento global no que se refere à flora, à fauna, às nascentes de
  8.  água e seus mananciais e  à agricultura, promovendo ações para a proteção do ecossistema, como: evitando as queimadas, a derrubada de árvores, a poluição das águas,a emissão de gases na atmosfera e a contaminação dos riachos.

 

O PROBLEMA DE PESQUISA

a)      Por que temos que plantar 12 árvores no lugar de 2?

b)      Por que a árvore caiu?

c)      Por que caiu um raio na árvore?

d)      A retirada da árvore implica em perigos?

e)      O que é efeito estufa? Como ocorre e por quê?

f)        A Floresta Amazônica pode virar cerrado?

g)      O que é aquecimento global e quais as causas que o provocam?

h)      Existe diferença entre efeito estufa e aquecimento global?

i)        Quais as conseqüências do aquecimento global? Por que ele acontece?

j)        Como proteger a água presente em muitos momentos da nossa vida?

k)      Como proteger os cursos d´água?

l)        O que é mata ciliar, qual sua importância e como protegê-la?

m)    O que causa a poluição?

n)      Quais as doenças provocadas pela falta de água tratada?

HIPÓTESES

  1. O Poder Público tem condições e poder para contribuir na formação de uma consciência ecológica em ossos educandos e comunidade.
  2. A família pode auxiliar no processo ensino-aprendizagem.
  3. O plantio de árvores, a coleta e separação do lixo, os cuidados em preservar a água podem contribuir, consideravelmente, para minimizar os
  4. efeitos do aquecimento global.

 

OPERACIONALIZAÇÃO

  1. Março: levantamentos gerais para a realização e montagem do projeto. Formação de professores: reunião geral com “Lançamentos de idéias”.
  2. Articulação e planejamentos entre os docentes da escola: ações pedagógicas inicias para desencadear o projeto ( formações, currículo, contatos, agendamentos, levantamentos gerais) .
  3. Março a novembro: implementação e desenvolvimento do projeto. Adequação dos trabalhos a serem desenvolvidos e exposição dos mesmos em murais.
  4. Março e abril: levantamento de recursos a serem utilizados no projeto como: passeios, teatro, museus(ingressos e ônibus). Compra de materiais pedagógicos como: livros, jornais, revistas, dvd's,  Cds, mapas geográficos, filmes; materiais para a construção de uma horta na escola (sementes, cerca, carrinho de mão, pá, enxada, mudas diversas, terra preta); materiais para projeto paisagismo (mudas de árvores, flores e arbustos/folhagens), compra de lixeiras seletivas.
  5. Abril a agosto: ensinar como fazer mudas de árvores,flores e folhagens; separação do lixo, normas de convivência, cuidado com o ambiente da escola, conhecer e registrar o entorno da comunidade.
  6. De junho em diante: plantio de árvores, flores, folhagens,  lixo seco, exposição dos trabalhos e produções, palestras e cursos para a comunidade, elaboração e distribuição de folders para a comunidade da escola, passeios, teatros.
  7. Novembro e Dezembro: exposição dos trabalhos e produções para a apreciação de toda a comunidade escolar.
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DESENVOLV IMENTO

    • Pesquisa com os alunos em livros, jornais, revistas e internet.
    • Trabalhos com palavras cruzadas e acrósticos.
    • Montagem e recortes com exposição dos trabalhos realizados.
    • Pesquisa de palavras desconhecidas.
    • Redigir estudos gramaticais através dos textos e tema em estudo.
    • Compor poemas, dissertações, folders, descrições e relatórios.
    • Redigir ofícios a entidades municipais como EMATER, Secretarias de Educação, da Agricultura e Meio Ambiente, empresas.
    • Conversas informais sobre o tema em estudo.
    • Apresentação de slides, dvds e cds sobre conservação da água e mata ciliar, meio ambiente, animais em extinção, sobrevivência do planeta, aquecimento global.
    • Formação de grupos de estudos para levar às comunidades o trabalho realizado que vem sendo realizado pelos alunos.
    • Plantio de árvores no ambiente e nas proximidades da escola.
    • Distribuir uma muda de árvore para cada família.
    • Responsabilizar cada família pelas árvores plantadas.
    •  Fixar tabuletas, cartazes, murais na escola e  na comunidade escolar alertando sobre a separação do lixo conservação das árvores, preservação da vida no planeta.
    • Distribuição de folders.
    • Apresentação do filme: “Uma verdade inconveniente”.
    • Organizar uma sessão artística sobre “Aquecimento global”.
    • Construção de uma composteira na escola.
    • Confecção de camisetas.
    • Criação de um viveiro de muda nas escola..
    • Organização de uma gincana ecológica.
    •  Visita a bibliotecas.
    • Leitura e interpretação de textos de diferente natureza: poemas, contos, letras de música, jornais, revistas, internet, notícias, manchetes.
    • Confecção de livros e cartazes sobre o ecossistema.
    • Reutilização de pilhas e azeite.
    • Exposição do projeto.
    • Passeios: Planetário, Museu da PUC, Cinema e teatro;City Tur Rural  e City Tur da Cidade; Lami(trilha ecológica); Quinta da Estância; Fazenda Pedacinho do Céu; Cinema e Teatro e Passeio de barco; Projeto Martim Pescador; Estação de Tratamento de Esgoto (Lami);
    • Oficinas: conscientização comunidade, lixo seco, reaproveitamento alimentar, artesanato.
    • Palestras: conscientização de cuidar da vida do planeta, lixo seco, meio ambiente,  

 

RECURSOS

a)      Humanos: Comunidade Escolar: Direção, professores, alunos, bibliotecárias, funcionários da escola, Secretarias da Saúde, Educação, Meio Ambiente, Agricultura, Posto de Saúde, Posto de Saúde, SMAM, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar.

b)      Materiais: biblioteca, slides, livros, cds, revistas, filmes, jornais, placas, Folhas de ofício, quadro-verde, computador, dvds, cds, sementes e mudas de árvores, folhagens flores, data show.

 

AVALIAÇÃO

Os resultados serão considerados satisfatórios se conseguirmos despertar na comunidade uma consciência ecológica:

·        economizando água potável e protegendo a água das nascentes;

·        realizando o plantio de mudas de árvores;

<>·        construindo cisternas e/ou outros meios de captação de água pluvial.
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PROJETO REFEITÓRIO/2008

 

JUSTIFICATIVA: Entendemos que o setor de nutrição deve estar plenamente integrado ao todo, devido a isto implementaremos novas ações de acordo com o projeto de escola-2008/ MEIO AMBIENTE.

 

OBJETIVO GERAL: Humanizar o ambiente através de ações educativas.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

         Desenvolver uma postura adequada em relação ao ambiente, ao alimento e as pessoas;

         Incentivar o uso dos dados técnicos em sala de aula( custos, restos, nº de refeições....);

         Oportunizar visitas de observações á nutrição.

 

METODOLOGIA:

         Utilização de cartazes com dados informativos, fotos, dicas, etc... no refeitório, em mesas; Som Ambiental;

         Divulgação periódica de dados como restos, custos, números de refeições;

         Acompanhamento efetivo das turmas por seus professores (sem professor a turma não entrará no refeitório)

         Manter objetivos do projeto RESTO ZERO e do projeto AÇUCAR REFINADO: O VILÃO

         Palestras de Educação Nutricional para a comunidade escolar

         Orientação na construção de pequenas hortas, utilizando-se cascas e talos como adubo;

         Proposição de ações junto ao setor de nutrição para instrumentalizar os professores em ações educativas quanto ao alimento e quanto a postura;

         Oficinas de culinária para a comunidade escolar;

         Uso do crachá pelos funcionários de forma que todos sejam identificados pelo nome;

 

PERÍODO: 2008

 

AVALIAÇÃO: Trimestral em conselhos de classe a partir da percepção dos envolvidos.

 

MATERIAL:

    . Humano: Comunidade Escolar

    . Materiais: Cartazes, Oficinas, Visitas


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