INTRODUÇÃO
Tendo em vista a
situação gerada pela queda recente de uma árvore e de outra que está em risco eminente
de
cair, na EMEF Gabriel Obino,
na área da Educação Infantil , procuramos os
órgãos competentes para a retirada das mesmas e fomos
informados de que a
retirada das árvores
somente seriam autorizadas mediante uma série de
exigências: plantio de 12 árvores nativas da
região(lista fornecida pela SMAM),
de 1,5m de altura,
indicadas pela SMAM,
o compromisso formalmente assinado a respeito do cumprimento da
determinação
sob pena de uma sanção e a
possibilidade de acontecer palestras referentes à
preservação ambiental, ministradas por
órgãos competentes. Diante desse fato,
percebemos a real
importância e a riqueza em aproveitar
toda essa vivência/dinâmica que
acontecerá no espaço da
escola. A partir disso, sugerimos que a nossa ação
educativa se mobilize no
sentido de trabalhar com questões voltadas à
preservação do meio ambiente, que
consequentemente, resultará na
preservação da própria vida.
JUSTIFICATIVA:
O
crescente desrespeito aos animais, às árvores, às
nascentes e às mata
ciliares; a falta de cuidados com a água tratada e seu
desperdício, o uso
indiscriminado de venenos, a derrubada de árvores, as
alterações no meio
ambiente e a indiferença às denúncias da ONU sobre
mudanças climáticas,
tudo
isso não nos permite ficar indiferentes e omissos diante de uma
realidade que
se nos apresenta tão devastadora. Afinal,
foi a nossa geração, a
de nossos pais, avós e bisavós que
alteraram o clima do planeta.
OBJETIVOS GERAIS
- Proporcionar
estratégias de aprendizagens, visando a formação
de cidadãos autônomos, críticos e atuantes na
sociedade em que vivem e propiciar situações para
aprimorar e desenvolver nos educandos uma consciência
ecológica.
- Envolver toda a
comunidade escolar no projeto.
- Oportunizar
situações para desenvolver a oralidade e a escrita
através de ações, idéias, opiniões,
juízos e experiências.
- Incentivar o educando
a demonstrar carinho e respeito pelos animais.
- Modificar
hábitos e atitudes visando minimizar o efeito estufa.
- Levar à
praticidade os conhecimentos adquiridos durante o desenvolvimento deste
projeto.
- Conscientizar a
comunidade escolar sobre os efeitos danosos do aquecimento global no
que se refere à flora, à fauna, às nascentes de
- água e
seus mananciais e à agricultura,
promovendo ações para a proteção do
ecossistema, como: evitando as queimadas, a derrubada de
árvores, a poluição das águas,a
emissão de gases na atmosfera e a contaminação dos
riachos.
O PROBLEMA DE PESQUISA
a)
Por que temos que plantar 12
árvores no lugar de 2?
b)
Por que a árvore caiu?
c)
Por que caiu um raio na árvore?
d)
A retirada da árvore implica
em perigos?
e)
O que é efeito estufa? Como
ocorre e por quê?
f)
A Floresta Amazônica pode virar
cerrado?
g)
O que é aquecimento global e
quais as causas que o
provocam?
h)
Existe diferença entre efeito
estufa e aquecimento
global?
i)
Quais as conseqüências do
aquecimento global? Por que
ele acontece?
j)
Como proteger a água presente
em muitos momentos da
nossa vida?
k)
Como proteger os cursos
d´água?
l)
O que é mata ciliar, qual sua
importância e como
protegê-la?
m)
O que causa a poluição?
n)
Quais as doenças provocadas
pela falta de água tratada?
HIPÓTESES
- O
Poder Público tem condições e poder para
contribuir na formação de uma consciência
ecológica em ossos educandos e comunidade.
- A
família pode auxiliar no processo ensino-aprendizagem.
- O
plantio de árvores, a coleta e separação do lixo,
os cuidados em preservar a água podem contribuir,
consideravelmente, para minimizar os
- efeitos
do aquecimento global.
OPERACIONALIZAÇÃO
- Março:
levantamentos gerais para a realização e montagem do
projeto. Formação de professores: reunião geral
com “Lançamentos de idéias”.
- Articulação
e planejamentos entre os docentes da escola: ações
pedagógicas inicias para desencadear o projeto (
formações, currículo, contatos, agendamentos,
levantamentos gerais) .
- Março
a novembro: implementação e desenvolvimento do projeto.
Adequação dos trabalhos a serem desenvolvidos e
exposição dos mesmos em murais.
- Março
e abril: levantamento de recursos a serem utilizados no projeto como:
passeios, teatro, museus(ingressos e ônibus). Compra de materiais
pedagógicos como: livros, jornais, revistas, dvd's,
Cds, mapas geográficos, filmes; materiais para
a construção de uma horta na escola (sementes, cerca,
carrinho de mão, pá, enxada, mudas diversas, terra
preta); materiais para projeto paisagismo (mudas de árvores,
flores e arbustos/folhagens), compra de lixeiras seletivas.
- Abril
a agosto: ensinar como fazer mudas de árvores,flores e
folhagens; separação do lixo, normas de
convivência, cuidado com o ambiente da escola, conhecer e
registrar o entorno da comunidade.
- De
junho em diante: plantio de árvores, flores, folhagens, lixo seco, exposição dos
trabalhos e produções, palestras e cursos para a
comunidade, elaboração e distribuição de
folders para a comunidade da escola, passeios, teatros.
- Novembro
e Dezembro: exposição dos trabalhos e
produções para a apreciação de toda a
comunidade escolar.
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DESENVOLV IMENTO
- Pesquisa
com os alunos em livros, jornais, revistas e internet.
- Trabalhos
com palavras cruzadas e acrósticos.
- Montagem
e recortes com exposição dos trabalhos realizados.
- Pesquisa
de palavras desconhecidas.
- Redigir
estudos gramaticais através dos textos e tema em estudo.
- Compor
poemas, dissertações, folders, descrições e
relatórios.
- Redigir
ofícios a entidades municipais como EMATER, Secretarias de
Educação, da Agricultura e Meio Ambiente, empresas.
- Conversas
informais sobre o tema em estudo.
- Apresentação
de slides, dvds e cds sobre conservação da água e
mata ciliar, meio ambiente, animais em extinção,
sobrevivência do planeta, aquecimento global.
- Formação
de grupos de estudos para levar às comunidades o trabalho
realizado que vem sendo realizado pelos alunos.
- Plantio
de árvores no ambiente e nas proximidades da escola.
- Distribuir
uma muda de árvore para cada família.
- Responsabilizar
cada família pelas árvores plantadas.
- Fixar tabuletas, cartazes, murais na escola e na comunidade escolar alertando sobre a
separação do lixo conservação das
árvores, preservação da vida no planeta.
- Distribuição
de folders.
- Apresentação
do filme: “Uma verdade inconveniente”.
- Organizar
uma sessão artística sobre “Aquecimento global”.
- Construção
de uma composteira na escola.
- Confecção
de camisetas.
- Criação
de um viveiro de muda nas escola..
- Organização
de uma gincana ecológica.
- Visita a bibliotecas.
- Leitura
e interpretação de textos de diferente natureza: poemas,
contos, letras de música, jornais, revistas, internet,
notícias, manchetes.
- Confecção
de livros e cartazes sobre o ecossistema.
- Reutilização
de pilhas e azeite.
- Exposição
do projeto.
- Passeios:
Planetário, Museu da PUC, Cinema e teatro;City Tur Rural e City Tur da Cidade; Lami(trilha
ecológica); Quinta da Estância; Fazenda Pedacinho do
Céu; Cinema e Teatro e Passeio de barco; Projeto Martim
Pescador; Estação de Tratamento de Esgoto (Lami);
- Oficinas:
conscientização comunidade, lixo seco, reaproveitamento
alimentar, artesanato.
- Palestras:
conscientização de cuidar da vida do planeta, lixo seco,
meio ambiente,
RECURSOS
a)
Humanos: Comunidade Escolar:
Direção, professores,
alunos, bibliotecárias, funcionários da escola,
Secretarias da Saúde, Educação,
Meio Ambiente, Agricultura, Posto de Saúde, Posto de
Saúde, SMAM, Corpo de
Bombeiros, Brigada Militar.
b)
Materiais: biblioteca, slides,
livros, cds, revistas,
filmes, jornais, placas, Folhas de ofício, quadro-verde,
computador, dvds, cds,
sementes e mudas de árvores, folhagens flores, data show.
AVALIAÇÃO
Os
resultados serão considerados satisfatórios se
conseguirmos despertar
na comunidade uma consciência ecológica:
·
economizando água
potável e protegendo a água
das nascentes;
·
realizando o plantio de mudas de
árvores;
<>·
construindo cisternas e/ou outros
meios de
captação de água pluvial.
<>
<>
PROJETO
REFEITÓRIO/2008
JUSTIFICATIVA:
Entendemos que o setor de nutrição deve estar plenamente
integrado ao todo,
devido a isto implementaremos novas ações de acordo com o
projeto de
escola-2008/ MEIO AMBIENTE.
OBJETIVO
GERAL: Humanizar o ambiente através de
ações educativas.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
●
Desenvolver uma postura
adequada em relação ao
ambiente, ao alimento e as pessoas;
●
Incentivar o uso dos dados
técnicos em sala de
aula( custos, restos, nº de refeições....);
●
Oportunizar visitas de
observações á nutrição.
METODOLOGIA:
●
Utilização de
cartazes com dados informativos,
fotos, dicas, etc... no refeitório, em mesas; Som Ambiental;
●
Divulgação
periódica de dados como restos,
custos, números de refeições;
●
Acompanhamento efetivo das
turmas por seus
professores (sem professor a turma não entrará no
refeitório)
●
Manter objetivos do projeto
RESTO ZERO e do
projeto AÇUCAR REFINADO: O VILÃO
●
Palestras de
Educação Nutricional para a
comunidade escolar
●
Orientação na
construção de pequenas hortas,
utilizando-se cascas e talos como adubo;
●
Proposição de
ações junto ao setor de nutrição
para instrumentalizar os professores em ações educativas
quanto ao alimento e
quanto a postura;
●
Oficinas de culinária
para a comunidade escolar;
●
Uso do crachá pelos
funcionários de forma que todos
sejam identificados pelo nome;
PERÍODO:
2008
AVALIAÇÃO:
Trimestral em conselhos de classe a partir da percepção
dos envolvidos.
MATERIAL:
. Humano: Comunidade Escolar
. Materiais: Cartazes,
Oficinas, Visitas
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