OFICINA
                         de Leitura e Produção Textual

                             E.M.E.F. Gabriel Obino 5º caderno - 2005


18 - "O Natal de Chico"

A partir da leitura do primeiro conto publicado de Erico Veríssimo.


O Natal mais feliz de Chico

Kathrein, C12


    No dia do Natal, Chico quando voltava para casa com a roupa toda suja e rasgada, uma mulher passou por ele e perguntou-lhe se estava com fome. Ele respondeu que sim. Então, ela levou Chico até um restaurante e eles tomaram café.
    Para Chico tudo aquilo era um banquete porque ele nunca tinha comido nada daquilo. a mulher o levou para comprar roupas novas e viu as marcas no corpo dele. Ela perguntou para o Chico o que era aquilo. ele falou que era o irmão dele que lhe batia. A mulher o levou até o Deca para denunciar seu irmão que foi preso e nunca mais bateu em Chico.
A mulher então perguntou ao menino o que ele mais desejava, ele falou que queria que a mãe ficasse boa, pois ela estava doente, também queria comer uma cuca coberta com goiabada.
    A mulher pagou a consulta da mãe de Chico e comprou a cuca que ele tanto queria. Esse foi o Natal mais feliz da vida de Chico.

P. 57

 
CHICO

Fabiane, C12

    Chico chegou em casa louco para ver se os seus pedidos tinham sido "realmente realizados".
    Então, ele entrou bem de fininho em casa, pé por pé, seu irmão o pegou na tampinha,  lhe deu umas "porradas". Tadinho do Chico!
      Então Chico resolveu conversar com o irmão sobre essas "porradas", disse para seu irmão que com essas brigas eles só iam entristecer mais ainda a sua pobre mãezinha.
    O irmão de Chico comoveu-se, viu que o irmão tinha razão!
    No outro dia, Chico acordou para ir trabalhar e foi dar um beijo em sua mãe. A mãe o viu entrar e disse a ele:
    - Meu filho, parabéns por ter falado com seu irmão, estou muito orgulhosa de você! Chico todo feliz pensou, "ganhei um presente, melhor do que pensei, ganhei a felicidade da mãezinha!" e olhando para ela sorriu.
  
P. 58