OFICINA
                         de Leitura e Produção Textual

                             E.M.E.F. Gabriel Obino 5º caderno - 2005

10 - Rivalidades e disputas
Discussão a partir do jogo Brasil x Argentina

 


A Disputa

Jenifer, C22

    A disputa entre o Brasil e a Argentina agora virou rotina. Sempre que ligo a tv vejo só disputa entre vários países que para vencer vão à luta. É Brasil pra cá, é Argentina pra lá. O que posso fazer para essa disputa parar?
     O que importa para eles é a vitória, ir além da sua glória.
    O país que não vence sempre quer vingança, aí dá aquela briga que todos guardam na lembrança.
    Disputa é o que mais se vê hoje em dia, mas quando o Brasil vence. todos sentem muita alegria.
    A Copa, então? É 10, 100, 1000, é melhor ainda se o país vencedor for o  Brasil.

P. 29

A rivalidade dentro e fora de campo

Rafael, C32

    A rivalidade em Porto Alegre é dos dois times: Grêmio e Internacional, para ver quem é o melhor.
    Os torcedores, quando vão ao estádio, ofendem a torcida do outro, jogam objetos que podem causar morte. Isso tudo só para ver quem é o melhor. Essa rivalidade não tem porque continuar, pois mancha a reputação dos times e mancha o futebol porto-alegrense.
     O futebol é um esporte que deve ser jogado com classe. É no clássico Grenal onde ocorrem mais brigas, até acontece de um torcedor entrar no campo para agredir o jogador do time adversário. Isso também mancha a reputação do próprio time, pois pode perder o mando de campo  e ter que jogar em outros estádios, sem a sua torcida.
    Mas não é só dentro do estádio que pode acontecer a rivalidade de gremistas e colorados. Se um colorado está caminhando com a camiseta de seu clube e encontrar  com um grupo gremista é, muito provável, que vá acontecer uma briga.Isso também acontece com outros clubes, não só com esses dois times.
    Quando os times jogam numa final, por exemplo, Grêmio e Inter, vai ser um jogo muito nervoso, pois o  Grêmio quer perder e o Inter também não. Até briga entre os jogadores pode acontecer.
    Eu acho que isso não precisava acontecer, mas será que se não houvesse essa rivalidade os jogos seriam tão espetaculares?

P. 30