APRESENTAÇÃO

       " Como dois e dois são quatro,
         sei que a vida vale a pena
         Mesmo que o pão seja caro
         E a liberdade pequena"
          (Ferreira Gullar)


    Esta publicação pretende apresentar m breve panorama do que foi o nosso trabalho na Oficina de Leitura e Produção Textual ao longo de 2004.
    A grande novidade neste caderno é a inclusão de um trabalho intitulado "O autor na escola", desenvolvido nas turmas do Ciclo C como reasultado de uma parceria da Equipe da Biblioteca com os professores de Português. Este trabalho está inserido em um projeto mais amplo da Secretaria Municipal da Educação em parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro, denominado "Adote um escritor", cujo principal objetivo é despertar o hábito e o gosto pela leitura, somando-se ao dessa oficina.
    É preciso destacar que além de trabalhar as competências da leitura e da escrita, buscamos valorizar a auto-estima dos alunos, entendendo-os como sujeitos que têm suas opiniões, experiências a srem respeitadas e socializadas com o sue grupo. Tudo isto é possível perceber nos textos produzidos, desde as vitórias conquistadas, reflexão deflagrada por uma música do Rappa e a entrevista ao Diário Gaúcho com o pessoal da Oficina, até a idealização dos nossos maiores tesouros, resultado do nosso debate sobre o filme  "Piratas do Caribe".
    Amigo leitor, tenha nesta singela publicação um pouco do que vivenciamos nos nossos encontros  semanais, às quintas-feiras, reunindo alunos do  Ciclo B e C . Este tem sido, certamente, um encontro de liberdade que tem valido a pena, "mesmo o pão sendo caro", como já disse o poeta Ferreira Gullar.


                                                                                               Cátia Castilho Simon,
                                                                              Porto Alegre, dezembro de 2004