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Apresentação
            

             "Às vezes tenho a impressão que escrevo por simples curiosidade intensa. É que, ao
        escrever, eu me dou as mais inesperadas surpresas. É na hora de escrever que muitas
       vezes fico consciente de coisas, das quais, sendo inconsciente, eu não sabia que sabia".

                                                                                                                             Clarice Lispector

        Esta publicação pretende apresentar à comunidade escolar do Gabriel Obino alguns dos nossos percursos nas três diferentes turmas da oficina de Leitura  e Produção Textual, para a maioria, aula de Leitura, desenvolvidos ao longo de 2002.
    As idades dos alunos são variadas, uma vez que foram atendidas crianças  e adolescentes dos ciclos B e C.
     Neste trabalho, procurei propiciar espaços de leitura, reflexão e expressão oral e escrita, acreditando, como Clarice Lispector na epígrafe desta apresentação, que é desta forma que também nos damos conta da realidade externa e interna, bem como dos desafios a serem superados.
     É necessário colocarmos um contraponto à cultura imposta pela mídia às classes populares. Para tanto, é através da escola, e para muitos, só através dela, que será possível ter acesso às várias culturas representativas de qualidade.
        Na oficina, procuramos "criar uma cultura de opinião" sobre o trabalho do outro, com o sentido construtivo. Para isso, os textos, leituras foram, muitas vezes, compartilhados e analisados, diferenciando da crítica pessoal.
        No segundo ano da oficina, muitas novidades se colocaram também para a professora, como o de trabalhar com esta proposta para um grupinho de oito, nove e dez anos. Foi um desafio interessante, permitiu-me abrir mais este espaço para o lúdico, para a expressão também através do desenho, para a fantasia escancarada.
      Isto é o legal da oficina. Todos os que quiseram frequentá-la, puderam fazer, até mesmo alguns aluninhos tímidos do ciclo A. Nem todos acompanharam sempre e ao mesmo tempo seu grupo da oficina, o que provavelmente teria sido muito melhor para todos.
   Encontraremos nas páginas que seguem muitos pensamentos, inquietações, sonhos, fantasias, indagações, contrariedades, apelos, enfim tudo o que é palpável e faz ter sentido a vida de uma escola.
     É muito bom ter  parceiros nesta difícil tarefa de fazermos dos nossos alunos leitores de fato, por isso é importante destacar o apoio a este projeto da Equipe Diretiva, dos professores do Ciclo B e C e do pessoal da Biblioteca.

                                                                                                                                     Cátia Simon


                                                                                                    Porto Alegre, dezembro de 2002.

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