ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES



ESCOLA ABERTA



    O programa Escola Aberta foi criado a partir de um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Educação e a Unesco e tem por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade da educação, a inclusão social e a construção de uma cultura de paz, por meio da ampliação das relações entre escola e comunidade e do aumento das oportunidades de acesso à formação para a cidadania, de maneira a reduzir a violência na comunidade escolar.

    Visa a proporcionar aos alunos da educação básica das escolas públicas e às suas comunidades espaços alternativos, nos finais de semana, para o desenvolvimento de atividades de cultura, esporte, lazer, geração de renda, formação para a cidadania e ações educativas complementares.

    Na E.M.E.F. Gabriel Obino, o Projeto Escola Aberta também se constitui em uma proposta que oportuniza lazer, cultura e recreação. Esse projeto envolve a participação da comunidade escolar nos finais de semana e oferece fut-sal masculino/ feminino, dança, grafite, recreações diversas, dança de rua e voleibol, enriquecendo o espaço escolar e contribuindo para a construção da cidadania


OFICINAS


    As oficinas consistem em um espaço de apoio educativo aos alunos que apresentam defasagem de aprendizagem no decorrer do ano letivo. Os professores incentivam tais discentes a participarem desse espaço na busca da superação de suas dificuldades.


* OFICINA DE LEITURA E DE PRODUÇÃO TEXTUAL

A proposta da Oficina de Leitura e de Produção Textual proporciona um espaço que privilegia a leitura, oportuniza a reflexão e o trabalho com a língua escrita. Esse trabalho é destinado aos alunos dos ciclos B, C e EJA. 

A reflexão, a discussão e escrita são realizadas sobre temáticas significativas, atuais, oriundas de textos narrativos, poéticos, informativos, bem como de músicas, filmes, vídeos, passeios, de pesquisas à Internet.

* OFICINA DE MATEMÁTICA

 
Tem como objetivo reforçar os conteúdos trabalhados em sala de aula, tirar dúvidas, através de atividades de revisão. É destinada aos alunos dos ciclos B, C e EJA.

* OFICINA DE LINGUA ESTRANGEIRA – Oferecer vivências para a aprendizagem de diferentes idiomas.

* OFICINA DE GINÁSTICA ARTÍSTICA – Em parceria com a SME.

* OFICINA DE ATLETISMO - Em parceria com a SME.

* OFICINA DE INFORMÁTICA/EJA e Ciclo C – Oficina voltada para a inclusão digital.

* LIAU – Em consonância com o projeto da mantenedora.

* ROBÓTICA -
Em consonância com o projeto da mantenedora

* ENTRELAÇAMENTOS
- Em consonância com o projeto da mantenedora, consta em anexo.

* MAIS EDUCAÇÃO – Em consonância com a proposta da mantenedora.