JESUÍTAS

 Os jesuítas eram padres da ordem religiosa da Companhia de Jesus, que foi fundada por Ignácio de Loyola em 134, com o objetivo de propagar a fé católica a partir da evangelização, difundir a cultura e generalizar o ensino em decorrência do fenômeno urbano.

Em suma os jesuítas vieram para a América para catequizar os índios.

Nas reduções do Guairá destaca-se o trabalho dos padres José Cataldino e Simão Masseta, como pioneiros, Martim Urtasum, Cristóbal de Mendoza, Francisco de Diaz Taño e Antonio Ruiz de Montoya como difusores da obra reducional. Montoya constitui-se no grande defensor dos índios missioneiros defendendo-os nas cortes e conduzindo-os para um espaço novo quando dos ataques destrutivos dos bandeirantes.

Na obra missioneira do atual Rio Grande do Sul, houve resistência e em 1628 uma sublevação de índios do Carão levou o P Roque, O P. Rodrigues e o P. Castilhos ao martírio. Muitos jesuítas eram arquitetos como João Batista Primoli e Antonio Grimau. A igreja de São Miguel, foi projetada por Primoli. Antonio Forcada, e Juan Antonio de laR ibera, responsáveis pelas obras mais imponentes. Outro nome importante foi o padre Antonio Sepp Von Rechegg. Fundador de São Miguel em 1697. Os padres eram encarregados da administração em conjunto com os caciques bem como da educação e evangelização dos índios.

Voltar