ETNIA JAPONESA


Cultura

    A cultura japonesa gerou um complexo único nas artes, dança, música e tradições, além de apresentar uma culinária ímpar.

    O Japão atual é um dos maiores exportadores do mundo de cultura popular. Os desenhos animados, filmes e literatura japoneses conquistaram popularidade em todo o mundo. Além da filosofia de conteúdo ético e espiritual, no culto do Budismo, nas reuniões do Seicho No Iê (filosofia criada por Masaharo Taniguchi e que chegou a Porto Alegre por volta de 1972), os japoneses tornaram-nos herdeiros, na cultura artística, da pintura abstrata, nas artes das bonecas e cerâmicas, e nos ensinamentos do origami, técnica de dobrar papéis e da criação de arranjos florais, a Ikebana.

    No uso diário a influência está nos tatamis, nas esteiras, tigelas, hashis (palitos talheres) e nos quimonos. Além disso, foram os japoneses que introduziram o hábito do consumo cotidiano de hortifrutigranjeiros.

Culinária

    Textura é palavra-chave da cozinha japonesa, tão importante quanto o gosto e a forma.

    A culinária tradicional japonesa é dominada pelo arroz branco. O restante, servido durante a refeição, como peixe, carne e vegetais é considerado um prato à parte, conhecido como okazu.

    A culinária japonesa contém bastante frutos do mar. Os pratos mais famosos são o Sushi e Sashimi. Sushi é um arroz avinagrado coberto ou misturado com vários ingredientes frescos, geralmente peixe ou frutos do mar. Sashimi é uma comida contendo pedaços de alimento cru servido com molho e guarnição simples. O sashimi pode ser feito com peixe, carne e frango.

Disponível em<http://www.fearg.com.br/site/?n_link=etnia_japoneses>Acesso setembro 2009