ATIVIDADES
    Na música no Tabuleiro da Baiana, vários itens da cultura afro-brasileira estão presentes. Estes itens serão objeto de atividades  que serão realizadas em grupos, cada um desenvolvendo um destes itens.



Grupo 1

    O grupo deverá pesquisar quais as principais etnias africanas que foram trazidas ao Brasil e a localização dos países no mapa atual da África, sua população e economia. Características que o grupo achar importantes.



Grupo 2:

    Nesta música estão presentes vários itens da culinária baiana. O grupo deverá elaborar um texto sobre a influência africana na culinária brasileira como início do mesmo. Após deverá pesquisar as receitas dos pratos da culinária africana presentes na música e acrescentá-las ao trabalho. Também pesquisar e salvar imagens dos pratos mencionados. Também poderão pesquisar outros itens da culinária com as respectivas receitas e acrescentar ao texto da atividade.
Grupo 3

    A música também refere-se ao Candomblé, religião africana trazida pelos seus descendentes ao Brasil. Pesquisar os principais aspectos desta religião. quais as principais divindades do  Candomblé.  Também pesquisar imagens referentes ao este tema. Elaborar um texto.




Grupo 4

      O samba também foi introduzido na cultura brasileira pelos afro-descentes. O grupo deverá pesquisar as origens do samba. Pesquisar o nome de compositores e cantores que foram os pioneiros, e  pelo menos a letra e a música de 10 sambas que fizeram a história desta arte no país. Elaborar o texto.

Grupo 5

    A capoeira  Outro item da cultura africana que se incorporou ao cotidiano brasileiro é a capoeira. O grupo deverá pesquisar os instrumentos utilizados, as roupas, a música e suas origens. Também pesquisar imagens de cada um dos itens desenvolvidos.Entrevistar dois participantes da ofiina de capoeira desenvolvida na escola, fotografar para anexar ao trabalho. Elaborar o texto.



Grupo 6

    Muitas palavras da música também são africanas. Este grupo deverá pesquisar palavras incorporadas ao nosso idioma que são de origem africana, elaborando um mini dicionário das mesmas. Também deverá selecionar pelo menos dez  provérbios africanos incorporados ao nosso dia-a-dia.

    Pesquisar três lendas de origem africana.
     Além dos textos elaborados sobre o assunto pesquisado, cada grupo deverá elaborar cartazes que serão expostos na escola no dia 20 de novembro, dia  da conciência negra.