ATIVIDADES |
Na
música no Tabuleiro
da
Baiana, vários itens da cultura afro-brasileira
estão
presentes. Estes itens serão objeto de atividades que
serão realizadas em grupos, cada um desenvolvendo um destes
itens.
|
Grupo 1
O grupo deverá pesquisar quais as principais etnias africanas que foram trazidas ao Brasil e a localização dos países no mapa atual da África, sua população e economia. Características que o grupo achar importantes. |
|
Grupo 2: Nesta
música estão presentes vários itens da
culinária baiana.
O grupo deverá elaborar um texto sobre
a influência africana na culinária brasileira como
início do mesmo. Após deverá pesquisar as receitas
dos pratos da culinária africana presentes na música e
acrescentá-las ao trabalho. Também pesquisar e salvar
imagens dos pratos mencionados. Também poderão pesquisar
outros itens da culinária com as respectivas receitas e
acrescentar ao texto da atividade.
|
|
Grupo 3 A
música também refere-se ao Candomblé,
religião africana trazida pelos seus descendentes ao Brasil.
Pesquisar os principais aspectos desta religião. quais as
principais divindades do Candomblé. Também
pesquisar imagens referentes ao este tema. Elaborar um texto.
|
|
Grupo 4
O samba também foi
introduzido na cultura brasileira pelos
afro-descentes. O grupo deverá pesquisar as origens do samba.
Pesquisar o nome de compositores e cantores que foram os pioneiros,
e pelo menos a letra e a música de 10 sambas que fizeram a
história desta arte no país. Elaborar o texto.
|
|
Grupo 5 A
capoeira Outro item
da cultura africana que se incorporou ao
cotidiano brasileiro é a capoeira. O grupo deverá
pesquisar os instrumentos utilizados, as roupas, a música e suas
origens. Também pesquisar imagens de cada um dos itens
desenvolvidos.Entrevistar dois participantes da ofiina de capoeira
desenvolvida na escola, fotografar para anexar ao trabalho. Elaborar o
texto.
|
|
Grupo 6 Muitas palavras da música
também são africanas. Este grupo
deverá pesquisar palavras incorporadas ao nosso idioma que
são de origem africana, elaborando um mini dicionário das
mesmas. Também deverá selecionar pelo menos dez
provérbios
africanos incorporados ao nosso dia-a-dia.
Pesquisar três lendas de origem africana. |
|
Além dos textos elaborados sobre o assunto pesquisado, cada
grupo deverá elaborar cartazes
que serão expostos na
escola no dia 20 de novembro, dia da conciência negra. |