APOIO PEDAGÓGICO



LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM

    É um espaço da escola que investiga e contribui no processo de superação das dificuldades de aprendizagem dos alunos na sua interação com os conhecimentos escolares e com os instrumentos cult urais de mediação (já existentes ou novos, de origem filogenética ou social, histórica e cult ural) no desenvolvimento do pensamento, do conhecimento, da socialização e do processo comunicativo construído historicamente.
    Espaço de ressignificações que detém um ritmo e um tempo diferenciado
dos da sala de aula. É um fazer em que o educador busca conhecer as interferências na aprendizagem, apostando nas possibilidades de superação das dificuldades impostas por tais entraves.
    Trabalho: médio a longo prazo, dependendo do processo de cada aluno.

    Atribuições do Laboratório de Aprendizagem

   - Investigativa: Investigar o processo de conhecimento do aluno encaminhado e garantir as intervenções necessárias para que ocorra a aprendizagem.

     - Articuladora: Integrar as atividades desenvolvidas no LA com o trabalho da t urma, do coletivo do ciclo e do SOP.

*Ações do Laboratório de Aprendizagem

a) Investigar o processo de construção do conhecimento e possí veis causas de insucesso dos alunos que apresentarem dificuldades e limitações no seu processo de aprendizagem.

b) Criar estratégias de atendimento educacional complementar, grupal ou até mesmo individual (excepcionalmente), a esses alunos.

c) Buscar a integração das atividades desenvolvidas no Laboratório de Aprendizagem com o trabalho da turma e do ciclo.

d) Proporcionar diferentes vivências, visando ao resgate do aluno em todas as dimensões de modo que se contribua para o real avanço e superação de suas dificuldades.

e) Estabelecer parcerias com as famílias dos alunos, visando ao comprometimento das mesmas com o trabalho realizado no Laboratório de Aprendizagem.

f) Encaminhar ao coletivo do ciclo um relatório que retrate o processo de desenvolvimento do aluno.

g) Cumprir as demais atribuições apontadas pelo Plano Político-Administrativo-Pedagógico da escola. oO trabalho do LA busca garantir a aprendizagem, propiciar um maior número de espaços e vivências significativos para a construção do conheciment o , capacitando, assim, um aluno que apresenta múltiplas lacunas (afetiva, social, psicomotora, cognitiva etc). Nessa perspectiva, precisam ser disponibilizados vários espaços para além da sala de aula.


LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA


    As grandes invenções sempre foram aliadas à construção do conhecimento. A invenção da imprensa foi a primeira grande invenção para a apropriação e a difusão do conhecimento. A informática, do mesmo modo, mudou paradigmas na educação, principalmente com o advento da I nternet e de todas as suas possibilidades, tanto na informação, na interação e na construção do conhecimento, seja de caráter pessoal, seja de caráter grupal.
    A utilização dessas tecnologias, como mediadoras do processo ensino- aprendizagem, envolve o professor e o aluno, isto quer dizer que quem ensina e quem aprende interagem nesse processo.
  Essa nova tecnologia permite novas modalidades na construção do conhecimento e na superação de barreiras de aprendizagem de nat ureza diferente daqueles recursos tradicionalmente utilizados na escola.
     O Projeto de Informática da E.M.E.F. Gabriel Obino se propõe a evidenciar a
importância do computador na construção do conhecimento e na mudança positiva da auto-estima, das atitudes e do interesse para o aprendizado, tornando o Laboratório de Informática da escola um espaço favorável nesse processo, através da utilização da tecnologia computacional como mediadora.
   A utilização do computador na construção do conhecimento permite ao aluno poder se “ver”, através da imagem refletida nos materiais por ele construídos, bem como através da tela do computador. Ele interage com os seus colegas, com o professor e com a máquina: nessa construção, reconhece suas potencialidades, nas trocas com o “outro” no processo ensino-aprendizagem, elevando a sua estima. Os recursos computacionais permitem uma nova forma de realizar as atividades escolares, tornando-as mais atrativas.
    Nesse processo, a presença do professor age como facilitadora, interagindo com os alunos e utilizando o computador como mediador na construção do aprendizado. As diversas possibilidades oferecidas pela tecnologia da informação e da comunicação, seja no processo de alfabetização, seja na pesquisa, seja na leit ura não linear através da Internet (que a torna mais dinâmica e rápida), seja através de informações instantâneas, permitem a construção de saberes, nas trocas com o professor, com os próprios colegas de sala e com a própria máquina, tornando o aprendizado mais significativo
    A possibilidade de interação e de construção al uno/máquina, sem a interferência do professor, corrigindo o trabalho realizado com maior autonomia, faz que o aluno se sinta mais participante na construção da sua subjetividade. e isso melhora o seu desempenho e auto-estima.
    Dessa forma, busca-se evidenciar a importância da utilização do Laboratório de Informática como um espaço importante no processo ensino-aprendizagem, envolvendo aluno e professor e utilizando os recursos tecnológicos disponíveis como mediadores.


SIR - SALA DE INTEGRAÇÃO E RECURSOS
   
    A SIR - Sala de Integração e Recursos, constitui-se num espaço pedagógico complementar ao da sala de aula regular, com a função de apoiar o desenvolvimento do aluno com necessidades educativas especiais contribuindo para sua inclusão. Em outra modalidade de atendimento a SIR/PTE ( Programa de Trabalho Educativo) prepara e inicia a inclusão destes alunos, maiores de 15 anos de idade , no mundo do trabalho, por meio de cursos de qualificação profissional e estágios remunerados.
    Os alunos que apresentem necessidades educacionais especiais e requeiram atenção individualizada nas atividades da vida autônoma e social, recursos, ajudas e apoios intensos e contínuos, bem como adaptações curriculares tão significativas que a escola comum não consiga prover, podem ser atendidos, em caráter extraordinário, em escolas especiais, públicas ou privadas, atendimento esse complementado, sempre que necessário e de maneira articulada, por serviços das áreas de Saúde, Trabalho e Assistência Social.

BIBLIOTECA

   
    A biblioteca da escola, denominada Carlos Urbim, se destina prioritariamente a incentivar a leit ura, a dar acesso à informação e à cult ura, estimulando novas idéias. Em busca disso, esse espaço se propõe a realizar atividades variadas, desde o auxí lio à pesquisa, ajuda ao professor, atualização e empréstimo de acervo, disponibilização de meios e recursos bibliográficos diversos (DVD, CD, folhetos, revistas, mapas, atlas e outros) até a organização do ambiente com vistas a alcançar seu objetivo maior, que é o incent ivo à leit ura. A biblioteca é organizada por temáticas/datas comemorativas e disponibiliza materiais referentes às mesmas. Além disso, a biblioteca organiza os concursos do Dia dos Namorados e da Semana Gabriel Obino, participa do Projeto Adote um Escritor e realiza o Projeto Hora do Conto no período da tarde e manhã onde as t urmas da escola são agendadas para esse momento. Além disso, organiza o brechó para arrecadação de fundos e atualização do acervo da escola e realiza a aquisição de livros.

Projetos:

- Projeto Hora do Conto – Proposta de incentivo à leitura.

- Projeto Turmas Diferenciadas – Atendimento de turmas com dificuldade de aprendizagem, prevendo carga horária diferenciada para os professores.

- Projeto Antirracismo – Proposta de trabalho cujo objetivo é desenvolver uma cultura antirracista.