A
escola oferece o Ensino Fundamental estruturado da seguinte forma:
*EDUCAÇÃO INFANTIL
A E.M.E.F Gabriel Obino desenvolve suas
ações pedagógicas de forma globalizada,
considerando os aspectos físicos, emocionais, afetivos,
cognitivos e sociais da criança. Enfatiza-se o comprometimento
com a construção de valores, como o respeito à
pluralidade e à diversidade ét nica, social e cult ural
de nossos educandos.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação I nfantil, apr ovadas em 17 de dezembro de 1998,
coloca-nos que é importante que as propostas pedagógicas
de Educação I nfantil tenham qualidade e definam-se a
respeito dos seguintes fundamentos norteadores:
Princípios Éticos da Autonomia, da
Responsabi lidade, da Solidariedade e do Respei to ao Bem Comum;
Princípios Políticos dos Direitos e
Deveres de Cidadania, do Exercício da
Criticidade e
do Respeito à Ordem Democrática;
Princípios Estéticos da Sensibi lidade,
da Criati vidade, da Ludicidade, da Qualidade e da Di versidade de
manifestações Artísticas e Culturais. (p.10).
Dentre esses princípios trazidos
pelas Diretrizes Nacionais da Educação Infantil, pode-se
dizer que o processo de aprendizagem está baseado em momentos de
atividades recreativas, livres ou dirigidas, a fim de favorecer o
desenvolvimento no que se refere aos aspectos físicos,
emocionais, afetivos, cognitivos e sociais do aluno.
A escola tem, como finalidade específica para
a última etapa da Educação
Infantil,(Jardim B) a idéia de auxiliar a criança na
caminhada em busca de sua identidade, possibilitando sua
interação social, respeitando-a como ser único e
integral, proporcionando-lhe sit uações em que possa
criar, expressar seu pensamento e construir conhecimentos de forma
lúdica e prazerosa.
-OBJETIVO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
A escola tem como objetivo oferecer subsídios
para o pleno desenvolvimento da criança de quatro anos e onze
meses a cinco anos e onze meses de idade em integração
com a família e a comunidade, respeitando as diferenças,
os anseios individuais e as necessidades físicas,
psicológicas, intelectuais e sociais.
*ENSINO FUNDAMENTAL - CICLOS DE FORMAÇÃO
O Ensino Fundamental tem
duração de nove anos, atendendo a alunos de seis (06) a
quatorze (14) anos de idade.
Os nove anos estão organizados em três
Ciclos de três anos cada. O I Ciclo corresponde à
infância, o II Ciclo corresponde à
pré-adolescência e, o III, à adolescência. A
organização dos Ciclos é feita pelas fases da
vida, ou seja, pelo tempo de existência do indivíduo e
não necessariamente dividindo o tempo por anos.
- I Ciclo
Composto por três anos, atende a
crianças dos seis aos oito anos e tem carga horária
semanal regular de 20 horas. Neste Ciclo, os alunos têm um
professor - referência que ministra as aulas de Língua
Portuguesa, Ciências, Sócio-históricas e
Matemática e um professor itinerante (volante), a cada
três turmas, que auxilia alunos com dificuldades nesses
conteúdos. A Educação Física e as Artes
são disciplinas dadas por professores especializados.
A escolha dessas disciplinas está vinculada
às características da etapa de desenvolvimento do ser
humano. É nessa fase que aparecem mudanças significativas
nas relações sociais, especialmente para aqueles que
nunca freqüentaram a escola, configurando-se, assim, um importante
passo para que a criança sinta-se à
vontade na escola e não adquira nenhuma rejeição
ao novo espaço.
- II Ciclo
O II Ciclo recebe alunos dos nove (09) aos
onze (11) anos de idade. As bases do currículo são as
grandes áreas do conhecimento. Através da
Matemática, da História, das Ciências, das
noções de Economia e de diferentes formas de
expressão, os alunos aprendem a interpretar o mundo que os cerca
e o seu papel
na sociedade e na História. Nesses três anos, é,
pouco a pouco, intensificado o
1 Texto na íntegra do
Caderno Pedagógico nº 9. Edições da SMED.
Porto
Alegre, maio de 2003.
ensino de lí nguas e cult ura estrangeiras, bem como o
estudo da Geografia e das questões sociais de ordem municipal,
estadual, nacional e internacional. A equipe de professores deste Ciclo
é composta por dois professores generalistas por turma, um
professor itinerante (volante) a cada quatro turmas, um professor de
Lí ngua Estrangeira, um de Educação Física
e um de Arte-Educação. A informática é
utilizada como apoio à aprendizagem.
Essa é a fase em que surgem os sonhos
ambiciosos, a identificação com certos personagens
fictícios ou não e a expansão do raciocínio
crítico. As crianças e pré- adolescentes, nesse
período, apresentam uma maior resistência às
opiniões dos adultos e aumenta a ident ificação
emocional com os amigos, principalmente com os do mesmo sexo, formam-se
as “turminhas” e o sentimento de competição.
- III Ciclo
Este Ciclo atende a alunos dos
doze (12) aos quatorze (14) anos. É a etapa de culminância
do Ensino Fundamental, ao mesmo tempo em que é passagem para o
Ensino Médio. Assim como nos Ciclos anteriores, desenvolve-se e
aprof unda-se os conceitos e, nas diferentes áreas, são
estudadas as dimensões históricas e as
manifestações na sociedade tecnológica moderna. A
informática proporciona maior compreensão das novas
tecnologias e da organização at ual do trabalho.
O grupo de professores deste Ciclo é formado
por um professor itinerante (volante) para cada cinco t urmas, um
professor de Língua Estrangeira (Francês, Inglês ou
Espanhol), um de Arte-Educação (Artes Plásticas,
Artes Cênicas, ou Música), um professor de Língua
Portuguesa, um de Ciências, um de História, um de
Geografia, um de Filosofia, um de Matemática e um de
Educação Física.
- TURMAS DE PROGRESSÃO
O funcionamento de Turmas de
Progressão nesta escola visa a contemplar os princípios
educacionais, nos quais se fundamenta o trabalho que trata da
inclusão escolar. Faz-se coerente, desse modo, a abertura de um
espaço pedagógico que propicie um incremento no
desenvolvimento da aprendizagem daqueles alunos que apresentam
necessidades educativas especiais, sejam estas decorrentes de
dificuldades, sejam essas decorrentes de defasagens em sua
aprendizagem. Nas Turmas de Progressão, o destaque às
habilidades dos educandos é colocado em primazia, a fim de que o
desejo de aprender e a auto- confiança sejam resgatados e o
desenvolvimento cognitivo adquira características de uma
gradativa complexidade.
Para a efetivação de seus objetivos,
há, na Turma de Progressão, uma
reorganização dos tempos e espaços curriculares,
que serão criados a partir de temáticas
contemporâneas, pertinentes à idade e às
necessidades educativas do grupo. A at uação dos
professores, nesse contexto, deverá desenvolver uma
docência compartilhada e constituir um projeto de trabalho
coletivo, utilizando-se de todos os setores, recursos e ambientes
educativos da escola e da comunidade. Deverão ser considerados,
na elaboração dos projetos de cada Turma de
Progressão, as especificidades e parâmetros curriculares
de cada ciclo.
Igualmente necessário é oferecer
instrumentos a quem deve constituir a principal rede de apoio ao aluno:
a família. As famílias dos alunos deverão ser
incluídas nas estratégias de resgate de aprendizagens,
posto que fazem parte da sua realidade existencial e
simbólico-afetiva e exercem, como tal, influências tanto
positivas como interdições à
formação de uma auto-imagem positiva no que se refere
às suas capacidades.
O espaço pedagógico da Turma de
Progressão deve caracterizar-se como um espaço
“não engessado”, oferecido àqueles alunos que
estão com defasagem na relação
faixa-etária/escolaridade, que assume as características
do ciclo no qual estão inseridos tais discentes. A Turma de
Progressão deve prever uma organização tempo-ano
diferente da organização ano-ciclo, representando a
possibilidade de os alunos avançarem para níveis mais
complexos de escolaridade em qualquer momento do ano letivo.
- OBJETIVOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – CICLOS DE
FORMAÇÃO
O Ensino Fundamental tem por objetivo
proporcionar ao educando a formação necessária ao
desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de
auto-realização, desenvolvendo novas habilidades e
competências para o exercício da cidadania, segundo o
ano-ciclo, através das seguintes ações:
a) Brincar, expressando emoções, sentimentos,
pensamentos, desejos e necessidades.
b) Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical,
plástica, oral e escrita), ajustadas às diferentes
intenções e sit uações de
comunicação, de forma a compreender e ser compreendido,
expressar idéias e sentimentos, enriquecendo cada vez mais a
capacidade expressiva.
c) Conhecer manifestações cult urais, demonstrando atit
udes de interesse,
respeito e participação, valorizando a diversidade.
d) Compreender o ambiente natural e social, o sistema político,
a tecnologia, as artes e os valores cult urais de forma participativa,
observando e analisando a nat ureza, os seres e os fenômenos do
meio ambiente e estabelecendo relações nesse contexto.
f) Desenvolver a autonomia e o posicionamento críticos frente
à realidade,
propondo alternativas de mudança.
g) Crescer nos aspectos afetivos, sociais, culturais, cognitivos e
psicomotores.
h) Desenvolver a capacidade de aprender, tendo, como meios
básicos, o
pleno domí nio da leit ura e a compreensão da escrita e
do cálculo.
i) Saber utilizar diferentes fontes de informação e
recursos tecnológicos para a construção e a
reconstrução de novos conhecimentos.
*EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
A Educação de Jovens e
Adultos – EJA – é uma modalidade do Ensino Fundamental da
Educação Básica, plenamente inserida no PPP da
escola. Essa modalidade concebe a construção do
conhecimento a partir da relação com o outro e com o
objeto a ser conhecido. O processo de ensino e aprendizagem, nesse
contexto, se dá através do conhecimento da realidade dos
alunos e da problematização do conhecimento acumulado,
recriando-o e reelaborando-o.
A idade mí nima para ingresso de alunos da
EJA, no Ensino Fundamental, é aquela estabelecida na lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN – (idade
mínima de 15 anos).
Conforme a Resolução 9 de janeiro de 2009, que estabelece
diretrizes para a modalidade EJA, é permitida a possibilidade de
afastamento combinados por meio de acordo firmado entre o aluno e a
escola, preservada a frequência mí nima exigida em lei.
A escola poderá oferecer atividades
complementares para os casos de infrequência aos alunos que
tenham ultrapassado o limite legal de 25%(vinte e cinco por cento) de
faltas ao longo do ano letivo. As atividades complementares devem estar
de acordo com o planejamento do professor e tem por objetivo a
compensação de est udos, oferecidos de forma presencial
realizadas dentro do mesmo ano letivo.
A possibilidade de oferta de até 20/ (vinte
por cento) da carga horária anual com estudos não
presenciais planejados, avaliados e registrados pelo professor.
A EJA abarca os educandos jovens e adultos com
defasagem em suas escolaridades, reconhecendo suas diversidades
culturais: o que representa um esforço de
reparação de uma dí vida social, segundo o Parecer
CNE/CEB (11/2000). Nesse sentido, se pauta nos seguintes objetivos:
● Desenvolver um currículo
integrado através de um trabalho interdisciplinar, em que esteja
envolvida toda a comunidade escolar, com atividades culturais e de
lazer, na busca da elaboração e da
reelaboração dos saberes.
● Oportunizar aos alunos a apreensão de conhecimentos
que lhes possibilite a vivência de ações
participativas e democráticas, e lhes permita a autonomia moral
formadora de cidadãos críticos e conscientes de seus
direitos e deveres, capazes de interagir e transformar a realidade.
*EDUCAÇÃO INCLUSIVA
A educação inclusiva é
um processo educacional vivenciado na escola, que abrange todos os
alunos, independente de suas condições. Em nossa escola,
esse processo visa contribuir para o desenvolvimento cognitivo e
social, bem como a aquisição de habilidades, dentro de
seu potencial individual.
A educação inclusiva é
fundamentada em princípios filosóficos, políticos
e legais dos direitos humanos para a efetivação do
direito de todos à educação.
O desenvolvimento inclusivo da escola assume a
centralidade das políticas públicas para assegurar as
condições de acesso, participação e
aprendizagem de todos os alunos em igualdade de condições.
Na perspectiva da educação inclusiva,
a educação especial é definida como
uma modalidade de ensino transversal a todos os níveis, etapas e
modalidades, que disponibiliza recursos e serviços e realiza o
atendimento educacional especializado – AEE, que na RME corresponde
nomenclatura SIR (Sala de recursos e Atendimento)de forma complementar
ou suplementar à formação dos alunos
público alvo da educação especial. Na
organização dessa modalidade na educação
básica, devem ser observados os objetivos e as diretrizes da
política educacional e da SMED, atendendo o disposto na
legislação que assegura o acesso de todos a um sistema
educacional inclusivo.
A Educação Especial se realiza em
todos os ní veis, etapas e modalidades de ensino, tendo a SIR
como parte integrante do processo educacional.
A SIR - Sala de Integração e Recursos,
constitui-se num espaço pedagógico complementar ao da
sala de aula regular, com a função de apoiar o
desenvolvimento do aluno com necessidades educativas especiais
contribuindo para sua inclusão. Em outra modalidade de
atendimento a SIR/PTE ( Programa de Trabalho Educativo) prepara e
inicia a inclusão destes alunos, maiores de 15 anos de idade ,
no mundo do trabalho, por meio de cursos de qualificação
profissional e estágios remunerados.
Os alunos que apresentem necessidades educacionais
especiais e
requeiram atenção individualizada nas atividades da vida
autônoma e social, recursos, ajudas e apoios intensos e
contínuos, bem como adaptações curriculares
tão significativas que a escola comum não consiga prover,
podem ser atendidos, em caráter extraordinário, em
escolas especiais, públicas ou privadas, atendimento esse
complementado, sempre que necessário e de maneira articulada,
por serviços das áreas de Saúde, Trabalho e
Assistência Social.
|