Textos coletivos da turma B24

O livro Um gauchinho nas Missões de Iria Muller Poças

Grupo: Sandro, Douglas, jonathan , Yngrid, Yuri, Hadassa, Jhodynis, Maycon, Daniela, Liz, Marcely, Brenda e Guilherme


Era uma vez um gauchinho que desceu do seu cavalo. Então, ele fechou seus  olhos, quando abriu  estava nas Missões e lembrou da história que índios e guaranis viveram ali.

Ele viu que uma das ocas tinha uma entrada para os homens e outra para as mulheres, mas lá dentro tudo era igual e comum, tanto  para os homens como para as mulheres. Eles tinham o costuma de queimar a grama e virar a terra, para nascer de novo. Na pesca usavam uma erva que deixava os peixes tontos. por isso  ficava mais fácil pescar  com as mãos. Também usavam a pele dos animais para se vestirem no frio e para enganar os animais quando iam caçar. Também usavam lanças para ferir e até matar os animais.

Depois que os jesuitas chegaram os adultos recebiam um kit completo de roupas, um por ano, As crianças recebiam  dois kits porque se sujavam mais que os adultos. Os indígenas tinham dois tipos de horta, a "tupambaé" horta individual, e o "apambaé"  horta  da família e para a família.

Com o tempo, os espanhóis queriam trocar as Missões ,dos índios guaranis,  por Buenos Aires com os portugueses, pela Colônia de Sacramento. E esse foi o motivo da guerra. Durante alguns anos a  guerra continuou, até que a troca das terras foi anulada. Muitos morreram e os sobreviventes  fugiram. E até hoje estam espalhados pelo mundo.





Grupo: João Pedro, Luis Felipe, Leonardo,Carlos Matheus, Matheus B., Radha, Liziane Laís, Valmir, João Vítor, Liziane  e Sérgio

Era uma vez um gauchinho que desceu do cavalo, fechou os olhos e quando abriu, estava nas Missões. Ele caminhou até a cidade  dos Sete Povos das Missões e viu os índios guaranis construindo suas casas de palha.

Soube que quando os jesuitas estiveram lá, ensinaram os índios a cultivar hortas, a construir igreja e a viver com as normas dadas. Reunidos em grupos os jesuitas tentavam fazer eles aprenderem a obedecer.

Passado  algum tempo, os espanhóis resolveram fazer uma troca  de terras com os portugueses. As terras eram: o sete Povos das Missões pela Colônia de Sacramento. Então, em 1754 começou a guerra guaranítica, que durou muitos anos.

Em 1768 os jesuitas foram expulsos da  América pela Coroa   Espanhola. Alguns guaranis foram trabalhar em  estâncias  e outros foram para  cidades  portuguesas  e  espanholas.  Isso facilitou que estando abandonado,  a terra das  Missões  foi muitas vezes saqueada,  o restante  fora   invadido pelo mato,  sobrando   apenas   algumas  ruinas.

Muitas lágrimas escorriam pelo rosto do menino, sem que ele notasse, uma pessoa se aproximou e indagou:  - Por que você esta ai , há tanto, tempo olhando as ruinas?  Sem responder, o gauchinho  secou as lágrimas e  saiu galopando em seu cavalo.
Página principal