PRETEXTOS Nº 1 - APRESENTAÇÃO

"Dizer a sua palavra". A expressãode Paulo Freire estabelece uma condição indispensável para a constituição do sujeito, entendido como a pessoa que constrói sua cidadania com participação social e política no ambiente em que vive. Em sua intenção, a proposição desta revista é encontrar e expressar a palavra dos professores sobre o seu fazer pedagógico, as perspectivas, sonhos e angústias que dele são alicerce.

A Escola já foi objeto de escritos de diversos formatos (teses, dissertações, monografias, etc.), inclusive de autoria de seus professores que ocupam o lugar de pesquisadores. O que propomos no primeiro número desta revista é uma viagem aos interiores diferenciados, visitas orgânicas do sujeito que escreve falando do centro dos acontecimentos, dos lugares de vivência e reflexão. Por uisso não fizemos convites a autores externos à Escola, mas focamos na provocação a todos os colegas de diferentes atuações em seu interior para que, ao escrever, ampliassem os espaços de possibilidades reflexivas. De fato, acreditamos que a Escola pode e precisa enxergar-se mais nas suas potencialidades, valorizar a autoria de seus sujeitos e ampliar o diálogo intelectual imprescindível ao crescimento profissional e pessoal. Esta revista pretende dar um passo nessa direção.

Nessa perspectiva, a revista está constituída de artigos sobre temas pedagógicos, rtelatos de experiência e a seção patchwork, em que escritos mais pessoais tomam a cena. Autorizamo-nos, assim, cada vez mais a dizer a nossa palavra em interlocução e diálogo, a ser ampliado nos próximos números, com "outras" palavras.


Gilse Helena Magalhães Fortes