Histórico da alimentação escolar

A cultura de um povo, da qual a alimentação faz parte, perpetua-se através dos tempos caracterizando seus hábitos e qualidades de vida. A alimentação Escolar também contribui para esta história.

No Brasil pesquisas realizadas na área da alimentação escolar, por volta da década de 40, alcançaram seu apogeu em 1954 quando surgiu o Programa de Merenda Escolar com a distribuição de leite. A partir de 1972 várias indústrias passaram a produzir alimentos com o propósito de atender ao perfil nutricional dos alunos. Este mercado expandiu-se em 15 anos colocando à disposição do então Programa Estadual de Alimentação Escolar (PEAES) uma grande variedade de produtos. Desde então, houve muitos avanços, até que em 1994 a lei n° 8913 datada de 12 de julho repassa aos municípios os recursos para que gerenciem o Programa de Merenda Escolar. Em 2001 Porto Alegre conta com 80 escolas municipais e 2890 professores para atender a um contigente em torno de 37.0000 alunos.

         

Nos dias de hoje, temos uma estrutura adequada tanto física quanto de recursos humanos técnicos na área e podemos dizer, com tranqüilidade, que nosso município oferece aos seus 57.000 alunos uma refeição completa em suas 93 escolas. Mas nosso trabalho não pára. Visando qualificar o atendimento, o setor de nutrição/SMED conta com 9 nutricionistas, 39 técnicos em nutrição, 20  estagiários em nutrição divididos em  grupos de trabalho que mantêm estudos sistemáticos na área de alimentação.


É com satisfação que o Setor de Nutrição da SMED trabalha em parceria com o Setor de Nutrição da Escola e com a Comunidade Escolar, também nos aspectos pedagógicos, explorando o espaço educativo do refeitório, bem como a educação alimentar de nossos alunos, o que destaca Porto Alegre,
ainda mais, no que diz respeito à alimentação Escolar no Brasil: em 2005, o município de Porto Alegre recebeu o prêmio "Gestor Eficiente na Merenda Escolar".