EMEF Vila Monte Cristo

PROJETO DE COORDENAÇÃO CULTURAL ESPORTIVA E ARTÍSTICA - CCEART/2014/2015
Professora Neusa Rocha


METODOLOGIA

A metodologia do trabalho constitui-se como uma tecnologia sociocultural que se construirá, a partir da experiência acumulada no decorrer dos anos da implantação e do desenvolvimento da EMEFV Monte Cristo, incluindo a avaliação da realidade atual nos aspectos pedagógicos, culturais e desportivos. A tecnologia do Projeto de Coordenação Cultural baseia-se nos seguintes objetivos.


OBJETIVOS

- Construir para a Coordenação Cultural uma identidade baseada em um Projeto Pedagógico, Cultural e Desportivo, que passaria a chamar-se CCEART, Coordenação de Cultura, Esporte e Artes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Monte Cristo;

- Gerenciar uma ação cultural focalizada dos talentos ativos locais traduzidos na riqueza a ser identificada, tanto no Ensino Fundamental, quanto na EJA;

- Implementar projetos pedagógico-culturais e desportivos, desenvolvendo a  ideia da Cultura do Esporte em nossa escola;

- Promover o protagonismo dos professores, funcionários, pais e alunos, bem como apoiar a autoria individual e coletiva, buscando o estímulo, a organização e a articulação solidária de uma rede de parceiros públicos e privados;

- Produzir e apoiar os projetos já existentes na Escola, por exemplo: Feira do Livro, Semana pedagógica, Mostra de audiovisual, Sarau Musical, Robótica, etc.

- Propiciar mais visibilidade aos trabalhos pedagógicos realizados em sala de aula, apoiando irrestritamente todas as iniciativas;

- Criar um Clube dos Professores para lembrar os aniversários, o dia dos Professores e eventos culturais da cidade que possam enriquecer a prática docente;

- Criar e implementar a médio e longo prazo um Núcleo de Cinema Escolar e produzir ao longo da gestão um documentário em vídeo sobre a EMEF Vila Monte Cristo;

- Organizar um espaço permanente para implementar um Memorial de Imagens da Escola;

- Trabalhar na construção cultural sobre o consumo de alimentos saudáveis e a reciclagem do lixo numa perspectiva sustentável;

- Instituir ao longo do Ano letivo um Fórum de diálogo sobre as questões das relações etnicorraciais no espaço escolar.

APLICAÇÃO

A aplicação desta tecnologia sociocultural apontada na metodologia é realizada levando em consideração as especificidades da localidade escolar a partir de:

- Organização de uma Comissão Voluntária de professores, alunos, funcionários e pais para trabalhar as questões culturais, artísticas e desportivas, no intuito de construir um processo permanente de prática cultural e participação nos eventos da Escola;

- Realização de diagnóstico da situação cultural atual, com instrumentos próprios a ser desenvolvido pelo grupo de trabalho;

- Elaboração de um plano pedagógico-cultural a longo prazo que atenda às características específicas do grupo e da localidade escolar;

- Implementação do plano de trabalho com a presença da Coordenação Cultural nas reuniões pedagógicas gerais e/ou por Ano-Ciclo, compreendendo, dentre outras, as seguintes etapas:

a) ouvindo as demandas dos professores e dos projetos a serem colocados em prática;
b) mobilizando a comunidade e consolidando parcerias locais;
c) promovendo oficinas de capacitação e conscientização sobre a importância da cultura e dos desportos na educação;
d) promovendo melhoria no espaço de produção;
e) aplicabdo estratégias de divulgação dos trabalhos pedagógicos;
f) promovendo formações pedagógico-culturais com certificados de participação para os professores;
g) cooperando na construção de infraestrutura adequada para desenvolver espaços de integração e bem-estar em todos os ambientes da Escola;
h) apoiando integralmente as professores da EJA, implementando ações culturais e oficinas específicas para os alunos da noite.

AVALIAÇÃO

- A avaliação das ações e projetos realizados será permanente.

CARGA HORÁRIA

- A Carga Horária de 20h será dividida e distribuída nos três turnos de funcionamento da Escola.

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