EMEF Vila Monte Cristo
PROJETO DE COORDENAÇÃO CULTURAL ESPORTIVA E ARTÍSTICA - CCEART/2014/2015 Professora Neusa Rocha
|
METODOLOGIA A
metodologia do trabalho constitui-se como uma tecnologia sociocultural
que se construirá, a partir da experiência acumulada no
decorrer dos anos da implantação e do desenvolvimento da
EMEFV Monte Cristo, incluindo a avaliação da realidade
atual nos aspectos pedagógicos, culturais e desportivos. A
tecnologia do Projeto de Coordenação Cultural baseia-se
nos seguintes objetivos. OBJETIVOS - Construir para a Coordenação Cultural uma identidade baseada em um Projeto Pedagógico, Cultural e Desportivo, que passaria a chamar-se CCEART, Coordenação de Cultura, Esporte e Artes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Monte Cristo; - Gerenciar uma ação cultural focalizada dos talentos ativos locais traduzidos na riqueza a ser identificada, tanto no Ensino Fundamental, quanto na EJA; - Implementar projetos pedagógico-culturais e desportivos, desenvolvendo a ideia da Cultura do Esporte em nossa escola; - Promover o protagonismo dos professores, funcionários, pais e alunos, bem como apoiar a autoria individual e coletiva, buscando o estímulo, a organização e a articulação solidária de uma rede de parceiros públicos e privados; - Produzir e apoiar os projetos já existentes na Escola, por exemplo: Feira do Livro, Semana pedagógica, Mostra de audiovisual, Sarau Musical, Robótica, etc. - Propiciar mais visibilidade aos trabalhos pedagógicos realizados em sala de aula, apoiando irrestritamente todas as iniciativas; - Criar um Clube dos Professores para lembrar os aniversários, o dia dos Professores e eventos culturais da cidade que possam enriquecer a prática docente; - Criar e implementar a médio e longo prazo um Núcleo de Cinema Escolar e produzir ao longo da gestão um documentário em vídeo sobre a EMEF Vila Monte Cristo; - Organizar um espaço permanente para implementar um Memorial de Imagens da Escola; - Trabalhar na construção cultural sobre o consumo de alimentos saudáveis e a reciclagem do lixo numa perspectiva sustentável; - Instituir ao longo do Ano letivo um Fórum de diálogo sobre as questões das relações etnicorraciais no espaço escolar. APLICAÇÃO
A aplicação desta tecnologia sociocultural apontada na metodologia é realizada levando em consideração as especificidades da localidade escolar a partir de: - Organização de uma Comissão Voluntária de professores, alunos, funcionários e pais para trabalhar as questões culturais, artísticas e desportivas, no intuito de construir um processo permanente de prática cultural e participação nos eventos da Escola; - Realização de diagnóstico da situação cultural atual, com instrumentos próprios a ser desenvolvido pelo grupo de trabalho; - Elaboração de um plano pedagógico-cultural a longo prazo que atenda às características específicas do grupo e da localidade escolar; -
Implementação do plano de trabalho com a presença
da
Coordenação Cultural nas reuniões
pedagógicas gerais e/ou por Ano-Ciclo, compreendendo, dentre
outras, as seguintes etapas: a) ouvindo as demandas dos professores e dos
projetos a serem colocados em prática; AVALIAÇÃO -
A avaliação das ações e projetos realizados
será
permanente. CARGA
HORÁRIA - A Carga Horária de 20h será dividida e distribuída nos três turnos de funcionamento da Escola. |
Atividades culturais destacadas -
Outros links |