Objetivos geral e
por Ciclo da
área de
conhecimento das Ciências
Físicas e Biológicas |
||
ESCOLA |
CICLO |
ANO
CICLO |
A área de Ciências deverá desenvolver atitudes que favoreçam a conscientização de ações voltadas para a vivência das ecologias social, ambiental e pessoal, estendendo-a da esfera local para a global. |
I Ciclo - Vivenciar práticas de cuidado com o corpo, o espaço, os colegas, através de atividades lúdicas, que estimulem a curiosidade, a observação do seu cotidiano, da natureza, desenvolvendo uma consciência de pertencimento. |
2º ano – vivenciar atitudes de cuidado com o espaço escolar, explorando o ambiente fortalecendo a consciência ecológica e as relações grupais. 3º ano – aprofundar conhecimentos e atitudes relativas ao corpo, ao espaço e aos colegas, despertando uma conscientização ecológica mais ampla nos âmbitos social, pessoal e ambiental. |
II Ciclo
- Explorar o ambiente,
registrando e sistematizando o
conhecimento obtido, aprofundado com pesquisas e relacionando com seu
cotidiano, desde o funcionamento do seu corpo até suas
interações com o
ambiente. |
1º
ano –
reconhecer-se como
indivíduo
inserido em um ambiente, entendendo a influencia da sua
interação com os
diversos componentes do meio e consigo mesmo. 2º
ano –
adquirir
noções sobre anatomia e
fisiologia humanas, compreendendo a importância dos cuidados com
o seu corpo e
da manutanção de um ambiente saudável. |
|
III Ciclo - Apropriar-se da linguagem científica na descrição e interpretação dos fenômenos naturais, incluindo seus aspectos físicos, químicos e biológicos, reconhecendo as consequências ambientais da ação humana. |
1º
ano – explorar a
biodiversidade,
identificando os fatores bióticos e abióticos e a forma
como interagem,
reconhecendo a importância de todos os elementos na
manutenção de um equilíbrio
global. 2º
ano –
aprofundar o
conhecimento sobre o
corpo, incluindo a fisiologia, a anatomia, junto com os cuidados
relativos à
saúde, alimentação e sexualidade, buscando a
valorização do indivíduo em suas
relações. |