ESPAÇO DOS TEXTOS DE OPINIÃO OU ARGUMENTATIVOS

    

Adolescência

Eu acho que a adolescência é uma fase muito especial em nossas vidas, porque nós conhecemos mais pessoas, nos divertimos e vivemos muitas aventuras.

Mas a adolescência também é uma fase em que temos de tomar mais cuidado com as amizades. Nessa idade já temos cabeça suficiente para saber o que é certo e errado, mas muitas vezes somos influenciados pelos outros, ou nos revoltamos e escolhemos caminhos errados como o caminho das drogas, das armas e muitas outras coisas erradas. Não vêem esses jovens que a sua família sofre também, os amigos e outras pessoas que os amam, pois muitas vezes eles escolhem caminhos que os levam à morte.

Mas isso só acontece se deixarmos nos influenciar pelos outros, por pessoas que dizem nossas amigas, mas no fundo no fundo não são, pois amigo que é amigo não nos leva para o perigo. Acho que nós os jovens devemos ter amigos, sair e nos divertir, mas devemos ter cuidado com falsas promessas e saber dizer não para as coisas erradas.

Pensem nisso, também sou jovem gosto de sair me divertir, mas sei dizer não para o que eu acho errado, penso antes, tenho certeza que nunca decepcionarei minha família, pois eles me ensinaram o que é certo e o que é errado, agora tenho que fazer minha parte.

 
Pâmela F. Nogueira C22 - da equipe do JV6



Adolescência

Para mim a adolescência é um período muito importante em nossa vida porque conhecemos pessoas, fazemos coisas escondidas, e aproveitamos os prazeres da vida.

Mas muitas vezes nós entramos em coisas pesadas e graves tipo drogas, bebida e roubo. No meu ver a maioria são os meninos que entram nessa porque querem ou porque são influenciados. Já com as meninas os problemas maiores são daquelas que se prostituem para ganhar dinheiro, ou roubam para se sustentar. Outro problema na adolescência é engravidar antes dos 15 anos. Isso é muito grave. Por que nós vamos colocar filhos no mundo se quem vai embalar e criar vão ser nossos pais ou avós?

Por isso devemos aprender desde cedo com nossos pais ou com quem nos dá educação a não fazer coisas erradas porque nós vamos sofrer e eles também..

Deborah Sanches C34 da Equipe do JV6


Quando e como se inicia a adolescência?

Constitui lugar-comum reconhecer que a adolescência começa na biologia e termina na cultura. A Organização Mundial da Saúde (Friedman, 1985) delimita essa fase entre os 10 e os 19 anos. Considerando a extensão desse período - quase uma década -, compreende-se porque as grandes variações no conteúdo, extensão ou época da passagem da infância para a adolescência, podem se converter em fatores protetivos ou de risco, cujos efeitos não se limitam apenas a essa fase do ciclo de vida. Embora os fatores protetivos quase nunca sejam discutidos, mesmo fazendo parte do trabalho de vários pesquisadores, como por exemplo Rutter (1989) e Werner & Smith (1992), os fatores de risco - decorrentes de comportamento - e suas incidências são constantemente propagados. Assim, uso de álcool, de drogas ilícitas, dificuldades na aprendizagem ou evasão escolar, sexo sem proteção, gravidez, paternidade ou maternidade adolescentes, delinqüência, violência e criminalidade são sempre relatados, mas as boas ações nunca aparecem. Isso como que corresponde a uma regra invertida do escotismo, em que os elogios devem ser tornados públicos e as críticas, privadas. No caso do adolescente, ao contrário, os elogios quase nunca vêm a público.

Há autores que salientam um aspecto muito relevante para a estrutura social brasileira: como os processos básicos da adolescência envolvem as relações entre os indivíduos e os vários níveis do contexto no qual o mesmo está inserido; a pobreza, por exemplo, pode exacerbar, em alguns indivíduos, tais riscos (Bronfenbrenner, 1998).

Pesquisa feita por Jardel C - da equipe do JV6
Fonte:...


O conceito de adolescência

Embora o conceito de adolescência seja relativamente recente na história da civilização (Ariès, 1962), a noção de adolescência tem suas raízes na Grécia Antiga. Aristóteles considerou os adolescentes como:

"Apaixonados, irascíveis, capazes de serem arrebatados por seus impulsos, ...[ainda que tenham] altas aspirações...Se o jovem comete uma falta é sempre no lado do excesso e do exagero, uma vez que eles levam todas as coisas longe demais"(Kiell, 1964, pp. 18-19).

A partir dessas observações, pode-se afirmar que vinculada à idéia adolescente encontramos o estilo adolescente, que pode ser resumido em: preparação, vir a ser, crescimento e dor.

Pesquisa feita por Marcos Josué C - da equipe do JV6
Fonte:...


A impunidade política em nosso país

    A impunidade virou algo típico em nosso país. Esse mal social atinge quem devia ser o exemplo bom para o povo, ou seja, os políticos. As conseqüências  desse fato  são uma reação em cadeia de desequílibrio social e de viôlencia. As  soluções para esse problema são trabalhosas e que exigem o auxílio de todos, principalmente do povo.
    Com raras exceções, um político comete crimes e sabe que não será punido, pois possui privilégios distintos dos demais cidadãos. Eles possuem o foro privilegiado. Palavra desconhecida para a maioria da população. Esse direito que os altos políticos possuem, é o conforto de somente serem julgados pelo Supremo Tribunal Federal, e nos últimos vinte anos todos os julgados pelo STF foram inocentados, alguns até comprando a sentença do juiz .
    As conseqüências dessa vergonha nacional da impunidade, são sérias e já atingem todos nós. Exemplos disso são as viôlencias de pessoas com estatus social e econômico que agridem as pessoas de classes inferiores, como aquele grupo de jovens de classe média que espancou uma doméstica na cidade do Rio.
    As soluções desse mal devem começar pelo povo, denunciando e pensando racionalmente na hora de votar e fiscalizar seus candidatos eleitos, depois pela reação dos políticos honestos, mesmo que sejam poucos, já estão agindo. Cabe aos nossos governantes a medida de criar novas formas de combate à corrupção. Essas mediadas são trabalhosas e sofrem às vezes reação do próprio povo que já se acomodou com essa situação. Mas nosso país só tomará o rumo do crescimento e da paz no dia em que acabar com a impunidade.
    Por isso se você quer um país melhor para seu filho, escolha com sensatez seus políticos e lute pelo fim da impunidade em nosso país. O Brasil só terá o verdadeiro desenvolvimento o dia que acabar com esse mal.
Autor: Daniel G. - ex-aluno

O AMOR E A PAIXÃO
Anderline Braga dos Santos - T43

    Ah! o amor é maravilhoso, principalmente quando somos correspondidos. Quando podemos ter quem a gente ama, sempre por perrto, de nós, dando carinho, cuidando de nós, sabendo que um simples sorriso que agente dá para o outro, deixa a pessoa amada feliz.
    E quando a paixão vem acompanhada, fica melhor ainda, pois mistura o desejo com loucura
 e muita sedução.



JORNAL VIRTUAL DA EVMC - VI EDIÇÃO
Home

Editorial Equipe
Notícias
Entrevista
Produções da
Comunidade Escola
r
Dicas de Leitura
Meio Ambiente
Protagonismo
Juvenil

Recadinhos
Numerologia
Sites legais