MÉTODOS   ANTICONCEPCIONAIS
        
Antes de falar sobre os métodos anticoncepcionais, um alerta. Muita gente acha que a menina não fica grávida se não houver  penetração. Mesmo numa  relação  em  que o  pênis  nao penetra na vagina, e o himen não tenha sido rompido, há risco de gravidez, pois os espermatozóides que  forem depositados na vulva  podem "nadar" no meio líquido e se deslocar  para o interior da vagina, indo ao interior do óvulo. Lembre-se: óvulo + espermatozóide = gravidez.
Outro aviso: durante a menstruação também é possível engravidar, apesar das chances serem mínimas.Vamos aos métodos.

COITO INTERROMPIDO:
Retira o pênis da vagina antes que ocorra a ejaculação. Trata-se de  um método não confiável. Primeiro, porque na lubrificação natural que o homem tem, aquele líquido viscoso que sai do pênis quando ele está excitado, pode conter espermatozóide. Segundo, porque é difcil controlar o momento da ejaculação e uma certa quantidade de esperma pode ficar na vagina. Diante disso, o risco de gravidez é grande.

TABELINHA:
É baseado no ciclo menstrual da mulher e consiste em evitar a penetração com ejaculação  no período de ovulação. Como você já sabe, a mulher produz óvulos. Quando eles não são fecundados, ocorre um sangramemto do útero denomenado menstruação. O período que vai do início de uma menstruaçao ao início da outra é chamado de ciclo menstrual. Ele dura em média 28 dias, mas pode variar entre 21 e 42 dias.

Como  descbrir o periodo de ovulação? Normalmente a ovulação acontece 14 dias antes da proxima menstruação. Em ciclos regulaeres de 28 dias, por exemplo, a ovulação acontece no  14° dia do ciclo. Isso significa  que, se a pessoa quiser evitar a gravidez, não deve ter penetração nesse dia e, deixando uma margem de segurança, não transar 4 dias antes e nem 4 dias depois.
Esse método só funciona em mulheres com ciclos menstruais absolutamente regulares, o que é muito raro. Como o ciclo pode sofrer alterações em função do estresse, mudanças ambientais e distúrbios orgânicos, esse método é bem pouco confiavel.
Quando os ciclos menstruais não são regulares, deve-se deixar uma margem ainda maior de segurança, pois nunca se sabe quando a ovulação está acontecendo. No caso das adolescentes, cujo ciclo costuma  demorar  a se definir, o uso desse método é ainda mais ariscado! 

DIU




Inserir imagens escaneadas aqui...