A bola dever ser esférica, recoberta de
couro ou outro material aprovado, que não represente perigo
à integridade dos atletas. Sua circunferência
máxima será de 69,5 cm, e a mínima 68,5 cm; o peso
dever estar entre 420 e 445 g no início da partida, e depois de
cheia ela deve ter a pressão de 0,8 bar. Sem
autorização do árbitro, não pode ser
trocada no transcorrer do jogo.
NÚMERO
DE JOGADORES
O jogo será disputado por dois times,
cada um deles formado por no máximo 11 jogadores, um dos quais
atuará como goleiro
ÁRBITROS
Será designado um juiz para dirigir cada
partida, com as seguintes atribuições: cuidar da
aplicação das regras e resolver todos os casos
duvidosos, com decisões inapeláveis, mas evitando
punições que beneficiem o infrator; anotar as
ocorrências, cumprindo funções de cronometrista;
interromper o jogo quando houver motivo válido; cuidar da
disciplina dos atletas em campo; impedir a entrada de quaisquer
elementos estranhos; expulsar definitivamente, sem advertência
prévia, todo jogador culpado de falta violenta; decidir se a
bola corresponde às exigências da regra II.
ÁRBITROS ASSISTENTES
Serão designados dois juizes de linha,
com a missão de indicar quando a bola estiver fora de jogo e a
que equipe caberá o arremesso lateral, o tiro de meta e o
escanteio - sempre sujeitos à decisão do árbitro.
Em caso de intervenção indevida ou conduta incorreta,
serão substituídos. Os juizes de linha usarão
bandeirinhas fornecidas pelo dono do campo.
DURAÇÃO DA PARTIDA
As partidas terão dois tempos iguais de
45 minutos, exceto acordo em contrário, e o árbitro
poderá acrescentar o tempo que tenha sido perdido em
conseqüência de acidente ou outro motivo. A
duração de cada período será prolongada
para a execução de um pênalti, e o descanso no
intervalo - a menos que assim o autorize o árbitro - não
poderá exceder 15 minutos.
O INÍCIO DO JOGO
Antes do início de cada partida se escolherá, com o
auxílio de uma moeda, o lado do campo ou o chute inicial,
cabendo a opção à equipe vencedora do sorteio. A
um
sinal do juiz, o jogo começará com um chute na bola
parada e colocada no centro do gramado, em direção ao
campo contrário.
BOLA EM JOGO
A bola está fora de jogo quando:
1° - tiver atravessado inteiramente uma linha
lateral
ou de fundo, seja por terra ou pelo ar;
2° - quando a partida tiver sido interrompida pelo
árbitro.
A bola
estará em jogo:
1° - se permanecer em campo depois de chocar-se com
as traves, ou as bandeirinhas de córner, o juiz ou os fiscais de
linha;
2° - enquanto não se toma uma decisão
sobre uma suposta infração às regras.
O GOL
Ressalvadas as exceções previstas
nas regras, se considerará gol quando a bola ultrapassar
totalmente a linha de fundo, entre as traves e por baixo do
travessão, sem que tenha sido lançada, levada ou golpeada
com a mão ou o braço de um jogador da equipe atacante -
exceto o goleiro, quando dentro de sua própria área de
pênalti. A equipe que marcar maior número de gols
ganhará o jogo. Se não houver gols, a partida
terminará empatada.
IMPEDIMENTO
Todo jogador é considerado impedido se estiver mais perto da linha de fundo adversária do que a bola - exceto se:
1° - estiver em seu próprio campo;
2° - houver pelo menos dois adversários entre ele e a linha de fundo, mesmo que estejam na mesma linha;
3° - estiver recebendo a bola de um tiro de meta, um escanteio, um arremesso lateral ou bola ao chão.
Por toda infração a esta regra se concederá um tiro livre indireto à equipe adversária, no local onde se cometeu a falta. Nenhum jogador impedido, porém, será punido se o juiz considerar que ele não influiu no jogo, perturbou um adversário ou tentou obter vantagem da posição.
FALTAS E INCORREÇÕES
Um jogador que cometa intencionalmente uma das
nove faltas seguintes será punido com tiro livre direto, cobrado
do local onde ocorreu:
1° - chutar ou tentar chutar um adversário;
2° - derrubar ou tentar derrubá-lo, usando a
perna ou agachando-se atrás ou à sua frente;
3° - saltar sobre um adversário;
4° - atacar violenta ou perigosamente um
adversário;
5° - atacar por trás um adversário que
não lhe fez obstrução;
6° - atingir ou tentar atingir um adversário;
7° - segurá-lo com a mão ou o
braço;
8° - empurrá-lo;
9° - carregar, golpear ou arremessar a bola com a
mão ou o braço. Se qualquer dessas faltas for cometida
por um defensor dentro de sua grande área, será punido
com um pênalti.