FILOSOFIA PARA CRIANÇAS E JOVENS NA  MONTE CRISTO
Ano 2006 - Turmas  C14 – C15 – C21 – C22

PROF. MARIA INAJARA RAMOS DA SILVEIRA

 OBJETIVOS:

* Que os alunos aprendam a pensar e a pensar sobre o pensar, através de princípios práticos que propiciem o raciocínio estruturado,
 oferecendo aos alunos a familiaridade com a sequência de idéias lógicas. dando ênfase à lógica formal, à lógica das boas razões e à lógica do agir;

* problematizando temas de: antropologia, teoria do conhecimento, ética, estética, política, cidadania, linguagem, cultura e educação;

*discutir sobre a origem e a realidade dos pensamentos, discussão ética sobre os padrões culturais, relações de poder e conflito entre os diversos padrões éticos;

*compreender as influências de várias teorias do conhecimento e a relação “sujeito-objeto” para vários modos de conhecimento através da história, estabelecendo, portanto, a construção de uma ética compatível com as evoluções e descobertas e do conhecimento no campo científico.

 

TEMAS ABORDADOS:

- O que é ser humano? A construção de humanidade – um processo de educação.
- Sentimentos – uma atitude humana?
- Direitos da criança e do adolescente.
- O que é ser herói? construção do héroi – o herói ontem e hoje.
- A riqueza do conhecimento – o conhecimento através dos tempos e culturas.
- Violência urbana e outras violências – qualquer tipo de discriminação é um ato de violência?
- O trabalho – exploração do trabalho infantil
- Ética e cidadania.

REFERENCIAL TEÓRICO:

LIPMAN, Mattew. A Filosofia vai à escola. São Paulo: Summus Editorial 1990.

KOHAN, Walter Omar. WAKSMAN, Vera. Organizadores. Filosofia para crianças na prática escolar. Vol. II. 3ª ed. Editora Vozes 2000.

MATERIAL DE APOIO DIDÁTICO:

TEMAS DE FILOSOFIA: Maria Lúcia A Aranha e Maria Helena P Martins. Ed. Moderna

O Cidadão de Papel: Gilberto Dimenstein. Ed. Ática

Fundamento de Filosofia: Gilberto Cotrim. Ed. Ática

Home