E a educação física tenta entender a sociedade...
 Professora Dirlene Marimon – coordenadora da educação física - 2007

Na EMEF Vila Monte Cristo, a educação física recebe a mesma consideração dada aos componentes curriculares mais tradicionais e isto acontece por uma série de fatores tais como a competência e dedicação de seus professores (que acham a educação física “tudo de bom”) e a capacidade de reconhecimento do valor da educação física pelos demais colegas. Juntos, estes fatores acabam por resultar na ótima qualidade do ensino nesta área em nossa escola e, apesar de cada professor ter sua própria maneira de fazer as coisas, o entendimento do que é a educação física bem como de sua grande importância para os alunos, é comum a todos.

Dito isto, imagina um monte de professores que “se acham”, num ano com eventos de grande destaque na área como o PARAPAN-AMERICANO e o PAN-AMERICANO, ainda por cima no Brasil!!? Cada um “enlouqueceu” a sua maneira, querendo mostrar aos seus alunos a importância dos mais diversos esportes com todas as suas características, às vezes belas, em outras nem tanto. Certamente o evento conquistou muitos novos praticantes para as diversas modalidades esportivas, algumas antes quase desconhecidas do grande público - a saúde agradece.

Na equipe de educação física, os professores trabalharam sobre o tema da maneira e com a abordagem que acreditaram ser adequada para seus alunos mas, com certeza, todos enfocaram aspectos do evento que fizeram os alunos pensarem e entenderem mais a nossa sociedade.

Posso contar como foi para as turmas do terceiro ano do terceiro ciclo (e foram pedidos cinco trabalhos diferentes!!). Cada turma foi dividida de modo a dar conta de todos os temas, onde cada grupo era responsável por um deles. Receberam, então, um roteiro como os expostos abaixo, todos com o cabeçalho igual (sublinhado) bem como um item igual a este no final:  “curiosidades, comentários sobre o que achou de fazer este trabalho ( papo de C30, heim?!) e ilustrações, anexos, figuras, etc.” Em itálico, logo abaixo de cada um, o resultado resumido das descobertas dos grupos na realização da atividade.

 

ROTEIRO DE TRABALHO SOBRE O PAN-AMERICANO 2007

Todo trabalho deve apresentar capa com identificação do trabalho e do grupo (nome e turma) que o realizou,
em folha de ofício (não pode ser em folha de caderno).

 
O PAN-AMERICANO

1. O que é o Pan, quando e onde acontece. (breve histórico)

2.   Modalidades e países participantes

3. Atletas participantes: quantos são, de onde.

4. Maiores países medalhistas (em que modalidades), maiores medalhistas do Brasil (e em que modalidades).

5. Mascote


Este trabalho foi incluído a partir do momento que os alunos perceberam que não há nada registrado sobre a participação das diferentes etnias no esporte, o que gerou um questionamento interessante para debate nas turmas que relacionaram isto
com a possibilidade de preconceitos étnicos.

 

AS MULHERES NO PAN:

            1. Quantas são no total e quantas são por país (algum não traz nenhuma?).

2. Quantas são brasileiras

3. Qual país traz mais mulheres

4. Modalidades em que participam, mais participam e não participam.


A falta de material com dados específicos sobre as mulheres também chamou a atenção dos grupos responsáveis pelo tema, o que não se repetia em relação aos homens. Por isto os alunos consideraram esta falta um dado significativo que remete às questões de gênero de nossa sociedade.

 
PARAPAN-AMERICANO 

1. O que é e a data em que ocorre.

2. Quais são as modalidades (são as mesmas do PAN? Qual a diferença?)

3. Como são divididas as categorias? - quais são os critérios para esta divisão?

4. Quantos atletas (e em quais modalidades) os países trarão.

5 . Quem são os atletas brasileiros e em quais modalidades competirão.

             O estudo deste tema nos permitiu conhecer um universo quase sempre restrito aos portadores de deficiências e às pessoas de suas relações, promovendo uma análise entre os alunos sobre as competências de cada um, o espaço na mídia para os deficientes e a própria auto-estima dos alunos frente aos atletas que não desistem com as dificuldades enfrentadas.


ETNIAS NO PAN-AMERICANO:

1. Quais etnias se destacam em quais modalidades? Por quê? (negros, asiáticos...)

2. Quem são os atletas brasileiros e em quais modalidades competirão.

             Como foi exposto acima, este trabalho não foi realizado por falta de material de pesquisa.

 
  A VINDA DO PAN PARA O BRASIL:

1. Vantagens de receber o PAN (porque é bom, o que fica depois...).

2. Desvantagens de receber o PAN (porque pode não ser tão bom, o que acontece de errado ou ruim, o que não é falado na imprensa).


                  Partindo de dados e comentários lidos em diversos artigos, houve um amplo debate sobre políticas públicas em geral e para o esporte e os alunos ficaram perplexos com o que pesquisaram, constatando o quanto
 a mídia pode ser tendenciosa e a informação é valiosa.

                    

OS GAÚCHOS NO PAN:

1. Quem são os atletas gaúchos que vão participar do PAN: homens, mulheres, deficientes (PARAPAN).

2. Quais as modalidades em que os gaúchos participarão e em quais não.

                   Muitas descobertas sobre os gaúchos, tanto por muitos serem desconhecidos do grande público quanto pelos diferentes tipos de modalidades e a “geografia” do esporte de competição, que é praticado somente nos grandes centros,
segundo percepção dos alunos.

             Aos alunos foi dada a oportunidade de pesquisar em sites e materiais impressos diversos nas aulas de educação física para depois, então, ser apresentado para o restante da turma. O registro escrito foi entregue e feito em cartazes que colamos pela escola e deixamos expostos durante o Pan.

            O principal objetivo na realização desta tarefa era levar as turmas para além da discussão sobre modalidades esportivas, onde outras questões inerentes a este evento pudessem ser debatidas e compreendidas, desvendando um pouco mais sobre as diferentes dimensões e importâncias para a sociedade como um todo e para cada um, em particular. Aparentemente, foi atingido com louvor!

Referências

1.   Site oficial dos Jogos Pan e Para-Pan americanos Rio 2007

 

       2. Legado                        3. Histórico

Home