ATIVIDADES
DIVERSIFICADAS
Reflexões
sobre desenvolvimento
“O
único bom ensino é aquele que se
adianta ao desenvolvimento”.
Vygostky
Nosso
fazer pedagógico nas atividades diversificadas para as turmas
A23, A24 e A25 fundamenta-se nos trabalhos de Vygotsky.
Ao
refletir sobre o desenvolvimento
de uma criança, o que buscamos
compreender é
“até onde a criança já chegou”. Pensamos no que
ela já faz sozinha, sem ajuda
de um adulto. Para Vygostky esta capacidade de realizar uma tarefa de
forma
independente é denominada de nível de desenvolvimento
real. Além desse, existe
o desenvolvimento potencial, ou seja, aquilo que a criança
consegue realizar
com a ajuda do adulto ou de outra criança mais capaz. A partir
destes dois níveis,
Vygostky define a zona denominada de desenvolvimento proximal. Ela se
refere ao
“caminho que o indivíduo vai percorrer para desenvolver
funções que estão em
processo de amadurecimento e que se tornarão
funções consolidadas,
estabelecidas no seu nível de desenvolvimento real”. (Oliveira,
Marta Kohl). É neste cenário que
trabalhamos com nossos alunos, realizando inúmeras
intervenções, provocando
avanços que não aconteceriam espontaneamente. As
crianças são
organizadas, semanalmente, em três grupos de acordo com o seu
desenvolvimento real
(alfabético,
silábico e pré-silábico), promovendo os
avanços no desenvolvimento de cada uma
delas em seu respectivo processo de alfabetização.
Iniciamos
a atividade com a contação da Lenda do Negrinho do
Pastoreio para as turmas
A23, A24 e A25. Após a exploração do tema e
das personagens,
as crianças foram
divididas nos três grupos citados acima.
Estas
foram as atividades realizadas em cada grupo no
decorrer
do segundo trimestre de 2007:
|
GRUPO
PRÉ-SILÁBICO
- Escrita
espontânea; relacionar letras, palavras e
desenhos.
- Alfabeto
e vogais: junção, escrita e desenho.
- Confecção
de um personagem do Folclore com massinha de
modelar.
- Escrita
dos nomes dos personagens que cada aluno (a)
modelou.
- Pintura
das sílabas iniciais: junção das letras e
sílabas,
formando palavras e desenho no quadro.
- Leitura
das palavras escritas individualmente, usando
fonemas (sons das letras).
- Bingo
de sílabas: palavras escritas e lidas após cada
sílaba encontrada e marcada na cartela, história com as
cartelas.
GRUPO
SILÁBICO
- Estudo
de uma personagem do nosso Folclore, número de
sílabas, sílaba inicial, recorte e colagem de
sílabas formando palavras.
- Bingo
das cores com as letras da palavra MADRINHA, leitura
e escrita de outras palavras que iniciem por M, alfabeto e vogais,
junção, famílias
silábicas.
- Recorte
e colagem de letras formando palavras.
- Leitura
das palavras escritas.
- Escrita
espontânea de palavras.
GRUPO
ALFABÉTICO
- Leitura
de frases. Recorte e colagem na seqüência
correta.
- Lenda
do Umbu: reescrita.
- Leitura
e escrita de palavras com dificuldades
ortográficas.
-
Trabalho
com rimas a partir da leitura das poesias de
Elias José.
Setembro
de 2007
Professoras
Analice, Arlete e Cláudia
|