ATIVIDADES DIVERSIFICADAS
Reflexões sobre desenvolvimento

“O único bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento”.
Vygostky

Nosso fazer pedagógico nas atividades diversificadas para as turmas A23, A24 e A25 fundamenta-se nos trabalhos de Vygotsky.
  
Ao refletir sobre o desenvolvimento de uma criança, o que buscamos compreender é “até onde a criança já chegou”. Pensamos no que ela já faz sozinha, sem ajuda de um adulto. Para Vygostky esta capacidade de realizar uma tarefa de forma independente é denominada de nível de desenvolvimento real. Além desse, existe o desenvolvimento potencial, ou seja, aquilo que a criança consegue realizar com a ajuda do adulto ou de outra criança mais capaz. A partir destes dois níveis, Vygostky define a zona denominada de desenvolvimento proximal. Ela se refere ao “caminho que o indivíduo vai percorrer para desenvolver funções que estão em processo de amadurecimento e que se tornarão funções consolidadas, estabelecidas no seu nível de desenvolvimento real”. (Oliveira, Marta Kohl). É neste cenário que trabalhamos com nossos alunos, realizando inúmeras intervenções, provocando avanços que não aconteceriam espontaneamente. As crianças são organizadas, semanalmente, em três grupos de acordo com o seu desenvolvimento real (alfabético, silábico e pré-silábico), promovendo os avanços no desenvolvimento de cada uma delas em seu respectivo processo de alfabetização.

Iniciamos a atividade com a contação da Lenda do Negrinho do Pastoreio para as turmas A23, A24 e A25.  Após a exploração do tema e das personagens, as crianças foram divididas nos três grupos citados acima.



Estas foram as atividades realizadas em cada grupo no decorrer
do segundo trimestre de 2007:
GRUPO PRÉ-SILÁBICO
  1. Escrita espontânea; relacionar letras, palavras e desenhos.
  2. Alfabeto e vogais: junção, escrita e desenho.
  3. Confecção de um personagem do Folclore com massinha de modelar.
  4. Escrita dos nomes dos personagens que cada aluno (a) modelou.
  5. Pintura das sílabas iniciais: junção das letras e sílabas, formando palavras e desenho no quadro.
  6. Leitura das palavras escritas individualmente, usando fonemas (sons das letras).
  7. Bingo de sílabas: palavras escritas e lidas após cada sílaba encontrada e marcada na cartela, história com as cartelas.

GRUPO SILÁBICO
  1. Estudo de uma personagem do nosso Folclore, número de sílabas, sílaba inicial, recorte e colagem de sílabas formando palavras.
  2. Bingo das cores com as letras da palavra MADRINHA, leitura e escrita de outras palavras que iniciem por M, alfabeto e vogais, junção, famílias silábicas.
  3. Recorte e colagem de letras formando palavras.
  4. Leitura das palavras escritas.
  5. Escrita espontânea de palavras.

GRUPO ALFABÉTICO
  1. Leitura de frases. Recorte e colagem na seqüência correta.
  2. Lenda do Umbu: reescrita.
  3. Leitura e escrita de palavras com dificuldades ortográficas.
  4. Trabalho com rimas a partir da leitura das poesias de Elias José.


Setembro de 2007
Professoras Analice, Arlete e Cláudia

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