A ESCRITA DOS POVOS


Povos Indígenas da América do Norte / Sul / Central

As primeiras civilizações se desenvolveram primeiro nos Andes centrais (hoje Peru e Bolívia), no México e no Norte da América Central.
Entre 2.000 e 1.400 a.C., caçadores e pescadores começaram a morar em aldias e arar a terra e explorar o mar. Nas aldeias desenvolveram a arquitetura, a religião, as cidades, os exércitos, a cerâmica e a arte.
Muitos alimentos produzidos são conhecidos no mundo todo como o milho, o tomate, a batata, o tabaco, o cacau, o abacaxi e o abacate, a mandioca, entre outros.

Existiram várias culturas andinas, algumas já não existem mais. Algumas da América do Sul são: Chavín (850-200 a.C.), os Paracas (600-200 a.C.) que falavam quíchua que hoje é a segunda língua oficial do Peru,os Nazcas (100-1000 d.C.) - o povo artista do deserto que fizeram desenhos enormes nas pedras e que só podem ser vistos do ar.

No México e na América central os povos não eram tão isolados como nos Andes. As diferentes comunidades tinham muita coisa em comum, como grandes cidades, pirâmides, muitos deuses, sacrifícios humanos, calendário de 365 dias e hieróglifos.As principais são: Olmecas (1200-400 a.C.)famosos pelas cabeças que esculpiam em enormes pedras maciças, algumas atingindo três metros de altura e também pelo jogo sagrado em que os jogadores utilizavam uma bola de borracha dura e capacetes, os Zapotecas (800-500 a.C.)que utilizavam um sistema de irrigação muito avançado. Os Maias (+ou- 300-900 d.C.), que inventaram um sistema de escrita com símbolos pictográficos, utilizavam essa escrita em folhas feitas de casca de árvores. Eles utilizavam três símbolos para escrever todos os números e utilizavam o número zero séculos antes de outros povos. O calendário Maia era mais preciso do que o europeu da mesma época, dividia o ano em 18 meses de 20 dias. No final do ano, havia cinco dias de festas e a cada quatro anos contava-se um dia extra, que marcava o ano bissexto.
Ainda encontramos os Incas e os Astecas, que seus impérios não fazem parte desta linha de tempo da história antiga, mas que devemos dar uma "olhadinha". Da mesma forma, os povos indígenas do Brasil, principalmente o grupo da família lingüística Guarani.
Na América do Norte encontramos o povo Inuit que construiam suas casas com gelo e usavam trenós como meio de transporte.



Volta ao início da página