A ESCRITA DOS POVOS


China e Japão

A China, rodeada por desertos, montanhas e mares, ficou isolada do resto do mundo durante milhares de anos. Os costumes que aí se desenvolveram na antigüidade foram muito diferentes.
Por volta de 1.650 a.C., uma grande parte da China era governada por uma dinastia, os Chang (ou Shang). Construiram palácios, túmulos reais e oficinas para fabricar armas e belos objetos de bronze.
A escrita começou por volta de 1.400 a.C.. Para prever o futuro, os sacerdotes gravavam perguntas em ossos-oráculos. Esses eram aquecidos até rachar, então os sacerdotes "liam" os desenhos feitos pelas rachaduras.

Por volta de 1.000 a.C., os reis Chang foram derrotados pelos Zhou. Os novos reis (+ou- 1.100-221 a.C.) permitiam que as famílias nobres pudessem ter suas terras em troca de lealdade e auxílio em caso de guerra. Mas os nobres ficaram mais poderosos que os reis e criaram os seus próprios reinos, passando a lutar entresi constantemente.
Os primeiros pensadores chineses reagiram a essa situação criando novas maneiras de pensar sobre o mundo - novas filosofias.
Kung Fu-Tzu, ou Confúcio (551-479 a.C.) era um deles e tentou restaurar os velhos costumes e cerimônias. Seus alunos anotavam seus ensinamentos, que depois se tornaram a religião oficial do governo chinês.Existiram outros pensadores como Láo-Tsé (+ou- 604-531 a.C.), fundador da religião Taoísta.

Por volta de 221 a.C., o reino de Quin,no Noroeste da China, conseguiu unir o território, criando um grande império. O rei de Quin intitulava-se Quin Shhuandi, que significa "Primeiro Imperador da China".
Quin Shhuandi mandou construir uma enorme muralha para proteger o seu império de ataques das tribos do norte. A Grande Muralha foi construída unindo várias pequenas muralhas deixadas por reis anteriores. Ainda hoje é a maior estrutura construída pelo ser humano em todo o mundo.
Para fortalecer seu império,Quin Shhuandi ordenou que todas as obras de literatura e filosofia fossem queimadas e os letrados que protestavam foram enterrados vivos.
Quin Shhuandi morreu em 210 a.C. e foi enterrado em um enorme túmulo, com um exército de mais de 7.500 soldados feitos em terracota e em tamanho real.
Depois veio a dinastia Han, que governou a China por 400 anos. Em 220d.C., o último imperador foi destronado e terminou a dinastia Han.

A Rota da Seda era muito importante pois deslocava comerciantes chineses para fora da Ásia, até o mar Mediterrâneo. A seda e pedras preciosas eram os produtos mais importantes.

Os chineses foram os primeiros a fazer o papel. E inventaram também outras coisas que ainda utilizamos, como o compasso, o carrinho de mão, o leme de barcos, o guarda-chuva, a porcelana, entre outras.

O Japão é um arquipélago com quatro ilhas principais e mais de quatro mil ilhas pequenas. A maioria do território é montanhosa.
A língua japonesa é diferente de qualquer outra língua. Antes de entrarem em contato com a China, os japoneses não tinham nenhuma maneira de escrever seu idioma. Adotaram, então, a maneira chinesa de escrever com caracteres (kanji), e também desenvolveram mais dois sistemas baseados nas sílabas (kana), pois o chinês e o japonês são línguas muito diferentes.
Por volta de 500 a.C., instalaram-se no Japão povos vindos da península Coreana, que trouxe consigo o cultivo de arroz e a metalurgia. Estes povos viviam em tribos, cada uma governada por um chefe.
A tribo Yamato foi tornando-se mais poderosa e seus chefes foram os primeiros imperadores do Japão. Durante o seu reinado, foram trazidas da China novas idéias, como a escrita(+ou- 450 d.C.).



Volta ao início da página