A ESCRITA DOS POVOS
Índia
Por volta de 1.500 a.C., tribos de povos conhecida como Arianos começaram a chegar ao vale do rio Indo (atual Paquistão), e, aos poucos foram se instalando no Norte da Índia.
Os sacerdotes arianos cantavam hinos em honra dos deuses. Este povo não conhecia a escrita e os hinos iam passando verbalmente de geração em geração. Tempos depois, foram registrados em livros sagrados chamados Vedas. Estes textos tornaram-se muito importantes na religião hindu.
Eles dividiam as pessoas em classes, de acordo com as profissões. Mais tarde, os filhos pertenceriam à mesma classe dos pais. Essa forma de agrupamento social chama-se de sistema de castas.
Siddhartha Gautama, um príncipe indiano que viveu por volta de 560-480 a.C. dá início a religião budista. Após ter-se deparado com a doença, a velhice e a morte pela primeira vez, abandona toda sua riqueza e torna-se um homem santo. Ele fica conhecido como Buda - o esclarecido.
Em 321 a.C. os pequenos reinos existentes no Norte da Índia, bem como o restante do território indiano, foram conquistados por Chandragupta Mauria. Foi criado, assim, o império Mauria. Durante o governo de Asoka, neto de Chandragupta, foram construídos inúmeros mosteiros e monumentos budistas. Após a morte de Asoka, o império enfraqueceu e acabou por desaparecer. A Índia só viria a se recuperar em 320 d.C., com a dinastia dos Guptas.