A ESCRITA DOS POVOS


Hebreus

Podemos assinalar como limites geográficos da Palestina ao Norte a Fenícia, a Oeste o Mar Mediterrâneo, a Leste o Desérto Arábico e ao Sul a Península do Sinai. Apenas o vale do rio Jordão era propício para a agricultura.

Antes da chegada dos hebreus, a Palestina (onde hoje está Israel) era habitada pelos Cananeus, Filisteus, entre outros.Os hebreusviviam nas proximidades da cidade de Ur, na Mesopotâmia, de onde saíram em direção à Terra Prometida liderados por Abraão, por volta de 1.790 a.C.
As secas obrigaram os hebreus a emigrar para o Egito, onde permaneceram vários séculos(+ou- 1.800-1.230 a.C.), onde teriam chegado sob a chefia de Jacó.
Após um período de atividades recompensadas no Egito, a situação ficou grave, o povo egípcio estva se reforçando e começou a desvalorizar os hebreu e muitos foram humilhados e escravizados.
Após três séculos de sofrimento, abandonaram o Egito, lidarados por Maomé, retornaram à Palestina. Essa fuga é chamada de Êxodo (+ou-1.220-1.180 a.C.).Reorganizaram-se e combateram outros povos da região e centralizaram o poder. O primeiro rei foi Saul, que foi sucedido por Davi.
Depois da morte de Davi, o trono foi ocupado pelo rei Salomão. Foi uma época de riquezas. A Bíblia conta que Salomão era famoso por sua sabedoria e senso de justiça e, também construiu o Templo de Jerusalém. Mas para esta construção, os impostos aumentaram muito e, após a morte de Salomão o povo hebreu, revoltado, se dividiu em dois reinos: o de Israel e o de Judá (935 a.C.).
Houve um enfraquecimento dos reinos que, ao longo dos séculos foram dominados pelos assírios, egípcios, babilônicos, persas, macedônios e romanos.
Foi no tempo do domínio romano da Palestina que nasceu Jesus Cristo, um judeu.



Volta ao início da página