A ESCRITA DOS POVOS


Fenícios e Persas

Os Fenícios descendiam dos Cananeus do Norte que viviam nas costas orientais do Mar Mediterrâneo. Os Cananeus inventaram um novo alfabeto com apenas 27 caracteres fonéticos, sendo por isso muito menos complicado que a escrita egípcia ou suméria, composta por centenas de simbolos.
Já os Fenícios inventaram um alfabeto simples com apenas 22 letras. Esse alfabeto foi-se desenvolvendo até chegar ao sistema que usamos hoje.
Por volta de 1.200 a.C., os Fenícios tornaram-se os maiores mercadores do mundo antigo. Eram experientes marinheiros, seus navios navegavam por todo o Mediterrâneo, onde instalaram postos comerciais e colônias. A mais famosa foi Cartago, que foi destruída pelos Romanos em 146 d.C.

Pérsia é o nome antigo do atual Irã. Por volta de 1.300 a.C., o território foi invadido por duas tribos, os Medos e os Persas, criando dois reinos: a Média, no Norte, e a Pérsia, no Sul. Em 550 a.C., o rei Ciro II da Pérsia derrotou os Medos, apoderou-se das terras e construiu um vasto império. Uma das obras do rei Dario foi mandar construir estradas reais pelo império. Uma delas quase ligava o Golfo Périco ao encontro do Mar Negro com o Mar Mediterrâneo.



Volta ao início da página