A ESCRITA DOS POVOS


Impérios Africanos

O deserto do Saara - maior deserto do mundo - dividiu o Continente Africano em dois, desenvolvendo-se estilos de vida diferentes a norte a ao sul do Saara.

O reino de Kush (ou Kuch)
Durante centenas de anos, o reino de Kush, no vale do rio Nilo - região da Núbia, foi governada pelos egípcios, até que, por volta de 1.000 a.C., os núbios, ou koshitas se revoltaram e formaram seu próprio reino, que se chamou Kush.
Outro povo que se destacou nesta época foi o Pvo Nok, no noroeste da África.

O comércio transaariano
Este comércio era realizado principalmente pelos povos bérberes do norte da África, eles cruzavam o deserto do Saara e transportavam sal e cobre. As minas de sal do deserto davam aos povos condições para cozinhar e conservar a carne no clima quente. As pessoas que viviam nos dois extremos das rotas de comércio transaarianas participavam desse comércio e enriqueciam. Começaram a escolher governates e se tranformar em Estados. Com o enriquecimento, os Estados foram ficando fortes e passaram a dominar os povos mais fracos. Surgem daí grandes impérios, como Gana e Mali.

Gana foi o primeiro grande império da África Ocidental. Começou como um pequeno Estado, por volta de 300 d.C., e durou quase mil anos.

Mali começou como um pequeno Estado chamado Kangaba. Em 1.235 (idade média),um guerreiro chamado Sundiata tornou-se soberano e fundou o império Mali. Nesta mesma época teve início a fundação da Grande Zimbábue.

Por volta de 400 d.C., alguns povos migravam para diferentes partes da África. Esses povos falavam várias línguas chamadas banto. Esses povos começaram a comerciar com os povos árabes, persas e hindus.
Por volta de 100 d.C. crescia um reino na costa do Mar Vermelho, o reino de Aksum. Os reis de Aksun gastaram parte de suas riquezas na construção de magníficos palácios e de grandes torres de pedra. Cada torre indicava o túmulo de um rei.



Volta ao início da página