A ESCRITA DOS POVOS


Egito

O antigo Egito tinha a forma estreita e comprida, rodeado pelo desrto e se estendia ao longo do Vale do rio Nilo.
Com o tempo, as aldeias do vale do Nilo foram-se juntando, formando grandes comunidades. Por volta de 3.100 a.C. existiam dois reinos: o Baixo Egito (no delta do rio Nilo) e o Alto Egito.
Esses dois reinos lutaram entre si e Menés, rei do Alto Egito, venceu. Os dois reinos se juntaram e Menés fundou Mênfis, a nova capital do reino unido.
Os estudiosos do Egito dividem sua história em três partes: o Império Antigo (2.660-2.180 a.C.), o Império Médio (2.040-1.720 a.C.) e o Império Novo (1.560-1.170 a.C.).

Os egípcios acreditavam que a preservação do corpo depois da morte - mumificação - lhes permitiria continuar a vida no Além.
No Império Antigo e no Império Médio, os egípcios construíram enormes pirâmides como túmulos para seus reis. No Império Novo, os faraós foram sepultados em túmulos cavados em rochas no Vale dos Reis.

Existiam poucas estradas, a maneira mais prática de viajar era de barco, ao longo do rio Nilo e, alguns navios mercantes navegavam também no Mar Vermelho e no Mar Mediterrâneo.

A escrita egípcia consistia em figuras e signos: os hieroglifos. Os escribas utilizavam um papel especial, feito do caule do papiro. A tinta era uma pasta que se misturava com água.

Os egípcios elaboraram o primeiro calendário de 365 dias e desenvolveram a aritmética.

O último faraó foi Ramsés III. Após a morte dele, o império foi desmoronando. O Egito foi invadido pelos Assírios (671 a.C.) e pelos Persas (525 a.C.). Em 332 a.C. o Egito foi conquistado por Alexandre, o Grande. Em 32 a.C., estourou a guerra entre Roma e Egito, que foi derrotado. A rainha Cleópatra, última governante da família dos Ptolomeus, suicidou-se e o Egito tornou-se parte do Império Romano.



Volta ao início da página