A ESCRITA DOS POVOS


Mesopotâmia– Sumérios/ Babilônicos/ Assírios

Por volta de 5.000 a.C., os agricultores começaram a instalar-se na região situada entre os rios Tigre e Eufrates. Esta área ficou conhecida como Mesopotâmia, que significa "Terra entre dois rios".
Foi na Suméria, no Sul da Mesopotâmia, que nasceu uma das primeiras civilizações.
Viviam em Cidades-Estados fortificadas e cada uma tinha um governante, que controlava os campos em redor das muralhas.
Inventaram, por volta de 3.300, um tipo de escrita: a escrita cuneiforme, que significa "em forma de cunha".
Uma das cidades principais era Ur.
Após várias guerras, a Suméria passou a fazer parte do Império Babilônico.

Por volta de 1.792 a.C., Hammurabi tornou-se rei da Babilônia. Com o tempo, conquistou toda a região da Suméria e Acádia, criando um poderoso império.
Hammurabi escreveu uma série de leis para os habitantes de seu império. Essas regras foram gravadas num pilar de pedra para que todos as vissem.

Os Assírios viviam na parte Norte da Mesopotâmia e por volta de 2.000a.C., depois de várias invasões inimigas, tornaram-se um reino e posteriormente, um império.
A primeira capital da Assíria foi a cidade de Assur e, na época de Assurbanípal, o último rei assírio, a capital era a cidade de Nínive.
A certa altura, o Império Assírio tornou-se muito extenso para poder ser controlado, e começou a desmoronar-se devido a rebeliões populares. Em 614 a.C. os povos da Babilônia e os Medos juntaram-se e atacaram a Assíria. As cidades de Assur e de Nínive foram completamente destruídas e a Assíria desapareceu.

Entre 605-652 a.C., a cidade da Babilônia foi reconstruída e tornou-se uma das cidades mais ricas do mundo.O rei Nabucodonossor construiu os famosos Jardins Suspensos da Babilônia.
Houveram inúmeras batalhas, as mais famosas foram contra o Reino de Judá. Quando os judeus se revoltaram, Nabucodonossor destruiu a sua capital, Jerusalém e levou milhares de cativos para a Babilônia.

Em 539 a.C., a Babilônia foi capturada por um exército Persa (atual Irã) e torna-se parte do Império Persa.



Volta ao início da página