RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS


CANDOMBLÉ


Candomblé é uma das religiões afro-brasileiras praticada principalmente no Brasil mas também em países adjacentes como Uruguai, Argentina e Venezuela.

A religião foi desenvolvida no Brasil com o conhecimento dos sacerdotes africanos que foram escravizados e trazidos da África para o Brasil, juntamente com seus Orixás, sua cultura, e seus dialetos, entre 1549 e 1888.

Embora confinado originalmente à população de escravos, proibido pela igreja Católica, e criminalizado por alguns governos, o Candomblé prosperou nos quatro séculos, e expandiu consideravelmente desde o fim da escravatura em 1888. É agora uma das religiões principais estabelecidas, conseguidores de todas as classes sociais e dezenas de milhares de templos.

Na cidade de Salvador existem 2230 terreiros registrados na federação Baiana de Cultos Afro-brasileiros. Entretanto, na cultura brasileira as religiões não são vistas mutuamente como exclusivas, e muitos povos de outras crenças religiosas participam em rituais do Candomblé, regularmente ou ocasionalmente. Orixás do Candomblé, os rituais, e as festas são agora uma parte integrante da cultura e uma parte do folclore brasileiro.

Crenças: Candomblé pode ser considerada uma religião monoteista, onde a palavra de Deus é traduzida nas várias línguas utilizadas em seus rituais. Os Orixás, Voduns e Inkices não são considerados deuses e nem são comparados à Deus, também é considerado uma forma de espiritualismo por cultuarem outros espiritos, derivados das religiões africanos.

Os Orixás da Mitologia Yorubá, foram criados por um Deus supremo, Olorun(Olorum) dos Yorubá;

Os Voduns da Mitologia Fon ou Mitologia Ewe, foram criados por Mawu o Deus supremo dos Fon;

Os Inkices da Mitilogia Bantu, foram criados por Zambi, Zanbiapongo Deus supremo e criador.



QUIMBANDA


É um culto afro-brasileiro, derivado da Umbanda, que tem como linha principal a devoção aos Exus e Pomba-Giras, consideradas entidades inferiores pelos umbandistas. Adota suas próprias práticas, como o sacrifício rituais de animais e a utilização de voduns.



UMBANDA


Uma aproximação entre o espiritismo, o cristianismo, as religiões indígenas e as religiões afro-brasileiras.
Na umbanda, os orixás do candomblé são cultuadas. Os guias, entidades espirituais, se apresentam na forma de espírito indígena, pretos velhos ou pomba-gira que dão conselhos e passes. Surgida no Rio de Janeiro na década de 1920 é uma mistura de elementos religiosos afro-brasileiros e do espiritismo - um sincretismo religioso.



TAMBOE DE MINA


Mina é a denominação de uma religião afro-brasileira ocorrente principalmente no Maranhão,onde se cultuam voduns (entidades da religião de Mina, tidas como anscestrais da família real do reino de Daomé), Orixás (entidades dos cultos afro-brasileiros de origem Iorubana) e Cablocos (entidades que não são íncluidas nas categorias Vodum e Orixá).



           III ciclo
Volta para Escola       
Volta para index    Volta ao início da página